Gustave Eiffel
Gustave Eiffel | |
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Nascimento | 15 de dezembro de 1832 Dijon, Côte-d'Or, França |
Morte | 27 de dezembro de 1923 (91 anos) Paris |
Nacionalidade | Francês |
Assinatura | |
Gustave Eiffel signature.svg | |
Campo(s) | Engenharia |
Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de dezembro de 1832 — Paris, 27 de dezembrode 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade, que fica em Nova Iorque, e da Torre Eiffel, de Paris.[1] Está sepultado no Cemitério de Levallois-Perret.[2]
Índice
Primeiros anos[editar | editar código-fonte]
O pai de Eiffel construiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852, entrou na Escola Central de Paris, uma escola prestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufacturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenharia química.
Iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordéus. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez, a técnica de fundação de ar comprimido na execução de estacaria de fundação.
Gustave Eiffel chegou a viver em Portugal, em Barcelinhos, de onde projectou as construções em Portugal que lhe estão associadas.
Projetos[editar | editar código-fonte]
Já experiente, resolveu fundar a sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica, próximo de Paris.
Destacam-se os projectos:
- Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).
- Viaduto de Garabit, sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120 m de altura e o maior vão tem 165 m.
- Cúpula do Observatório de Nice.
Em Portugal, entre 1877 e 1881, foram construídas:
- Ponte de D. Maria Pia na cidade do Porto, em Portugal (1876).
- Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal (1877).
- Mercado Municipal em Olhão, Portugal.
- Ponte Ferroviária em Barcelos, Portugal.
- Ponte Rodoviária em Pinhão, Portugal.
- Ponte de Fão,Portugal.
- Ponte sobre o Cávado na Linha Ferroviária do Minho
- Ponte sobre o Rio Neiva
- Ponte sobre o Rio Âncora
- Ponte Vila Meã na Linha Ferroviária do Douro
- Ponte sobre o Rio Tâmega em Marco de Canavezes
- Ponte sobre o Rio Coura em Caminha[3]
Em Portugal, entre 1880 e 1881, entre o Luso e Santa Comba Dão na Linha Ferroviária da Beira Alta, em Portugal, foram construídas:
E ainda, em Portugal:
- Ponte de Niza
- Ponte de Castelo de Vide no Ramal de Cáceres[5]
- Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
- Palácio de Ferro em Luanda, Angola.
- Farol de Salinópolis, Brasil
- Reservatório de São Brás, Belém, Brasil
- Farol de São Tomé em Campos dos Goytacazes, Brasil.
- Catedral de São Marcos de Arica, Chile.
Das suas construções mais conhecidas, salienta-se a estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (1886) e a Torre Eiffel.
Estátua da Liberdade[editar | editar código-fonte]
A Estátua da Liberdade foi um presente da França aos Estados Unidos para comemorar o centenário de sua independência. Inaugurada em 1886, foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a assistência de Gustave Eiffel.[1] Tem 307 pés (46 m) de altura e tem na sua composição 63 000 toneladas de ferro forjado.
Torre Eiffel[editar | editar código-fonte]
A Torre Eiffel foi construída entre 1887 e 1889, em Paris, para a Exposição Universal de 1889. Converteu-se no símbolo da capital francesa. Atualmente possui 325 metros (adicionada a altura das antenas). Na época da sua construção tinha aproximadamente 7 300 toneladas de ferro e atualmente tem aproximadamente 10 000 toneladas.[1]
Foi oficialmente inaugurada em 31 de março de 1889. Só perdeu o status da mais alta construção do mundo em 1930 para a construção do prédio da Chrysler em Nova Iorque.
A torre possui três andares. Na base foram usados cimento e aço. Os quatro pilares possuem quatro metros de cimento. Possui arcos ligando os quatro pilares instalados a 39 metros acima do solo. O primeiro andar fica a 57 metros acima do solo e pode suportar a presença de 3 000 pessoas ao mesmo tempo. O segundo andar fica a 115 metros acima do solo e suporta a presença de 1 600 pessoas.[1] O terceiro andar fica a 276 metros acima do solo e suporta 400 pessoas.
Em Portugal[editar | editar código-fonte]
Gustave Eiffel viveu em Barcelinhos, entre 1875 e 1877 e deixou várias obras no país, de Viana a Olhão, passando por Barcelos, Esposende, Alijó e, entre outros concelhos, o Porto, onde a sua firma concebeu e construiu a Ponte Maria Pia, que em 1876 permitiu a ligação ferroviária entre Lisboa e o Porto. A travessia que ficou nas bocas do mundo por ostentar o maior arco em ferro até então construído, foi projectada por um dos melhores engenheiros da sua firma, Théophile Seyrig. Que pouco tempo depois estava a trabalhar por conta própria e a disputar mercado ao próprio Eiffel.[6]
Referências
- ↑ ab c d «Gustave Eiffel». Klick Educação. UOL - Educação. Consultado em 27 de dezembro de 2012
- ↑ Gustave Eiffel (em inglês) no Find a Grave
- ↑ https://web.fe.up.pt/~azr/pontes/eiffel.htm#PontesPortugal
- ↑ https://web.fe.up.pt/~azr/pontes/eiffel.htm#PontesPortugal
- ↑ https://web.fe.up.pt/~azr/pontes/eiffel.htm#PontesPortugal
- ↑ «Eiffel, o engenheiro do ferro no Palácio da Bolsa»
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