sábado, 15 de dezembro de 2018

POLIGRAFO

View this email in your browser

Olá, viva!

Sexta-feira chega e com ela carrega a Pinóquio, a newsletter portuguesa com mais verdades escritas por mm2. (Spoiler alert!: a imodéstia gritante segue mais abaixo...). Felizmente as verdades não pesam, por isso, é também sem peso na consciência que lhe faço chegar o que de melhor fizemos na redação do Polígrafo durante a semana que agora termina. Leia os fact-checks, assista aos video-checks e continue a seguir-nos em polígrafo.sapo.pt e em todas as redes em que estamos presentes.
#emnomedaverdade

1
Transitou em julgado a decisão de condenação de Armando Vara. O ex-ministro socialista vai mesmo cumprir pena de prisão e este foi um motivo mais  do que suficiente para que tenhamos decidido republicar o capítulo do livro "Cercado - Os Dias Fatais de José Sócrates" que é exclusivamente dedicado ao caso Face Oculta. Nele, Armando Vara, Sócrates e outros políticos conspiram para controlar a TVI e para condicionar decisões em empresas públicas. Num exercício de lamentável imodéstia (adivinhou: sou eu o autor da obra), não consigo deixar de lhe dizer que agora que já se sabe tão mais do processo, reler o que na altura foi escrito é muito revelador.
2
O bastonário da Ordem dos Médicos lançou o alerta e os leitores do Polígrafo ficaram preocupados: afinal é ou não possível que morram pessoas por causa da greve dos enfermeiros que se prolonga até ao final de Dezembro? Fizemos o fact-check no maior hospital do país (o Hospital de Santa Maria) e concluímos que até agora nada há a registar.
3
Semana de debate quinzenal é semana de referência aqui no Polígrafo - os 230 deputados eleitos têm de ser escrutinados  e nós estamos cá para isso. Checámos as intervenções do mais relevante dos presentes - António Costa, claro está - e identificámos muitas verdades, algumas incoerências e uma gafe com muitos milhares de km2...
4
A final da Taça dos Libertadores da América realizou-se no último fim-de-semana no estádio do Real Madrid, depois das cenas de violência registadas na Argentina, de onde os dois candidatos (River Plate e Boca Juniors) são originários. No final, o River Plate venceu, mas antes disso foi muita a desinformação que circulou...
1
Depois de o movimento dos "Coletes Amarelos" franceses ter colocado um país inteiro em estado de alerta, surgem agora os seus congéneres portugueses. Já há manifestação nacional marcada a partir do Facebook - e a extrema-direita está envolvida na organização. Mas isso quer dizer que se trata de um movimento fascistaVeja o video-check. E, já agora, leia o fact-check.
2
Foram muitos os leitores do Polígrafo que solicitaram a verificação de um meme colocado a circular nas redes sociais e partilhado milhares de vezes, em que se insinua que o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, tem um salário de luxo. Fomos ver e afinal não é bem assim..
3
Os deputados "podem abusar, violar as regras e prevaricar, pois não têm sanções", como afirmou Marques Mendes no seu programa semanal de comentário na SIC? Parece estranho, eu sei, mas a resposta é sim.
Em 2008, em 'homenagem' a uma conhecida cena de um filme, um grupo de mafiosos deixou uma cabeça de burro à porta de um padeiro de Villafranca Padovana, Itália, como aviso por este não lhes pagar uma verba acordada para protecção da padaria. De que filme tão inspirador estamos a falar? De "O Padrinho", como é evidente. O nosso cine-checker de eleição, Pedro Marta Santos, foi verificar uma das películas mais épicas da história do cinema.

Sete coisas que não sabe sobre diabetes, a "doença do século". 
Leu, viu ou ouviu uma informação duvidosa? Envie-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp (968213823) ou pelo Telegram (968213936) e nós fazemos o fact-check, que prometemos enviar-lhe 15 minutos antes de este ser posto em linha. Encontre o fact-checker que há em si e junte-se a nós. Consigo na equipa, será muito mais difícil sermos enganados.
#emnomedaverdade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue