Os adolescentes têm muitas manias, esta é apenas uma: há ali um período da nossa existência em que quase não gostamos de nenhuma peça de roupa que temos no armário. Porque estamos numa fase de transição e, de repente, já não lidamos bem com a possibilidade de ter alguém a escolher por nós o que vamos vestir. E dos trapos guardados nas gavetas já pouco queremos aproveitar. Nessa altura em que o bom senso é escasso (e ainda bem), costumamos ter uma ou duas peças favoritas e, em estando lavadas, é certinho que vão sair à rua.
No meu caso era aquele par de calças. Nem sequer eram de marca (isto ainda se diz?), mas o modelito era aproximado ao que era usado pela maior parte dos tipos cool da escola. E todos temos direito a ceder à pressão social, certo? Ora nem mais. Agora imaginem a dimensão da desgraça que é chegar à janela que tem o estendal e descobrir que aquelas bonitas calças já não está lá penduradas. E não estão porque alguém que ia a passar na rua as levou. Uma sacanice tremenda.
Isto até podia ter sido tudo completamente inventado. Só para bater certo com o artigo que o Mauro Gonçalves assina esta semana. Ele escreve sobre o nosso vício em relação aos jeans e como há quem lute contra a poluição que o fabrico desta iguaria do guarda-roupa representa. Como quem diz “roubaram-te as calças e devias ter aproveitado para começar a vestir outra coisa e ajudar o planeta”. Repetindo: podia ter sido tudo inventado mas não foi. Nem a minha história nem o mal que os malvados dos jeans nos fazem.
Enfim, que esta newsletter deixe pelo menos dois ensinamentos: há poluição em tudo o que há, um pouco de atenção não faz mal a ninguém; e cuidado para quem vive no rés-do-chão — “estendal” e “larápio” só não rimam quando há pelo menos uns três ou quatro metros a separá-los.
Até para a semana.
PARA FAZER
CINEMA
Quatro filmes para ver esta semana
Um drama judicial inglês com Emma Thompson, um filme francês, uma fita americana sobre jornalismo e "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
VHILS
Como Vhils vai mudar o Panorâmico de Monsanto
Festival Iminente, dedicado a expressões artísticas periféricas, faz renascer edifício histórico de Lisboa. Novidades foram conhecidas nesta quarta. Evento começa na sexta, com Bonga e Conan Osiris.
EXPOSIÇÕES
Marcelo Brodsky e um mundo de "boas ideias"
Revolução, idealismo e amor livre. O artista argentino encontrou imagens de vários países que contam o fim dos anos 60 e a partir delas criou obras novas. Para ver no Museu Berardo a partir de quinta.
CUIDADO: ESTÁ QUENTE
Duas novidades para provar este fim-de-semana
O Erva acaba de abrir portas e o Ōkah tem um novo serviço de almoço. Fique a conhecer melhor estes recentes projetos e escolha qual deles quer visitar primeiro.
PARA COMPRAR
VIMOS E GOSTÁMOS
Última hora: Britney, Karl e a festa na banheira
Setembro é o mês dos grandes ícones da cultura pop. Britney celebra "Baby One More Time", Super Mario dedica-se à escrita e Karl Lagerfeld desenha uma coleção com Kaia Gerber. Quer mais?
DECORAÇÃO
The Pitch Market: o design português chega a Belém
À quarta edição, o The Pitch Market trocou os famosos contentores por casinhas brancas. Durante quatro dias, Belém transforma-se na aldeia do design português, com 50 marcas de decoração.
PARA SABER
VINHO
Estas duas regiões de vinho fazem 110 anos
O Dão e os Vinhos Verdes celebram esta terça-feira 110 anos de vida, resultado da Carta de Lei que D. Manuel II assinou em 1908. Mais de um século depois, as regiões prosperam. No enoturismo também.
VINHO
O vinho madeirense nascido da casta amaldiçoada
Três vinhos irmãos, nascidos da mesma colheita e da mesma casta, foram batizados em homenagem à Madeira. Os Ilha são criação da produtora autodidata Diana Silva e fruto de uma uva desamada.
PRÉMIOS EMMY
O melhor e o pior da red carpet dos Emmy
A indústria do entretenimento retomou a ronda de prémios com os Emmy Awards. O amarelo predominou, as plumas deram um ar da sua graça e até houve quem reciclasse o vestido de noiva.
DECORAÇÃO
Guia para cuidar de plantas em casa
Acha que é um serial killer de plantas? Mete água a mais? Ou a menos? Não sabe que plantas se adaptam ao seu espaço? E à luz? Este é o guia para quem quer criar uma selva urbana dentro de casa.
OBJETO DA SEMANA
Mais pessoas vão gostar da newsletter de
Sem comentários:
Enviar um comentário