terça-feira, 7 de agosto de 2018

 7 Agosto, 2018 
Partilhar Subscrever
Ana Sofia Rodrigues
Coordenadora Multimédia
Ana Sofia Rodrigues

Bem-vindo

Ouro para Portugal. Inês Henriques é campeã europeia de 50 km marcha, ao vencer em Berlim. Ao quinto dia, as chamas continuam a lavrar com intensidade na serra de Monchique. Houve reforço de meios no terreno e enquanto o combate às chamas prossegue, levantam-se já interrogações sobre o que poderá ter falhado, com a associação dos produtores florestais do barlavento algarvio a dizer que aguarda há meses a aprovação de um plano de prevenção, exatamente para a zona onde o incêndio deflagrou.


Monchique sem tréguas


Monchique sem tréguas

Sem dar tréguas, as chamas continuam a lavrar em Monchique. Ao final da tarde de ontem, o incêndio ganhou nova força e foram entretanto mobilizados mais meios para o combate ao fogo. Em relação às queixas das populações sobre a falta de comunicações móveis, o comandante distrital Vaz Pinto afirmou que “a rede SIRESP foi reforçada”, mas admitiu que “há falhas, mas não houve falhas que tivessem comprometido a operação”.

As interrogações sobre Monchique


As interrogações sobre Monchique

Enquanto as chamas ainda lavram em Monchique e o perigo ainda não está afastado, levantam-se as primeiras interrogações sobre o que pode ter corrido mal em Monchique. Na prevenção e no combate.  A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais quer saber o que está a falhar no combate, quando o incêndio já lavra há praticamente cinco dias com um elevado número de meios no terreno. O investigador Xavier Viegas adianta que em 2012 foi criado um plano para criar faixas de contenção do incêndio, mas que o trabalho não ficou concluído. Os produtores florestais do Barlavento Algarvio dizem que esperam há meses a aprovação do plano de prevenção e combate a incêndios. “O concelho de Monchique estava identificado como um barril de pólvora e caracterizado como o próximo grande incêndio”, disse à RTP o presidente da associação.

Drone da RTP mostra destruição em Monchique


Drone da RTP mostra destruição em Monchique

A perspetiva é sempre outra quando vemos a realidade do alto. Três dias depois do início do incêndio de Monchique, era já visível a destruição no concelho. As imagens recolhidas pelo drone RTP mostram casas queimadas e carros carbonizados, árvores derrubadas pela força do fogo e estruturas completamente destruídas.

Califórnia enfrenta maior incêndio de sempre


Califórnia enfrenta maior incêndio de sempre

Na Califórnia, EUA, as chamas também teimam em não ceder. O incêndio florestal que lavra desde 27 de julho no norte do Estado, alimentado por vegetação seca, vento e altas temperaturas, já é o mais grave da história daquele estado norte-americano.

Sanções ao Irão: Trump volta a pressionar parceiros


Sanções ao Irão: Trump volta a pressionar parceiros

presidente dos Estados Unidos voltou à retórica agressiva e lançou um aviso aos parceiros internacionais: a partir de novembro, ou fazem negócios com os Estados Unidos ou com o Irão. O aumento da pressão é uma estratégia já antecipada pelo presidente iraniano, que acusa os Estados Unidos de estarem a fazer “guerra psicológica”.

Indonésia. Prosseguem operações de salvamento


Indonésia. Prosseguem operações de salvamento

Subiu o número de mortos na Indonésia, provocados pelo sismo de domingo. Dois dias depois do tremor de terra, as equipas de socorro continuam a resgatar dos escombros pessoas com vida. Entretanto, prosseguem as operações de retirada de pessoas retidas na zona. Pelo menos sete mil turistas foram retirados das ilhas Gili, perto de Lombok.

Inês Henriques de ouro


Inês Henriques de ouro

Inês Henriques é campeã europeia de 50km marcha. Foi a primeira a terminar os 50 km marcha femininos, com o tempo de 4h09m20s, no segundo dia de competições dos Europeus de atletismo de Berlim. A atual campeã mundial junta assim o título europeu ao do mundo, conquistado em 2017.

Benfica no caminho da Champions


Benfica no caminho da Champions

Terminada a pré-época, o Benfica tem esta terça-feira o primeiro jogo “a doer” da época. Os encarnados recebem hoje os turcos do Fenerbahçe, no primeiro obstáculo na corrida à fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, na terceira pré-eliminatória. Jonas é baixa na equipa portuguesa. Rui Vitória diz que Jonas “não reúne condições para ser convocado”.

 
A NÃO PERDER
O mundo em macro

O mundo em macro

São pormenores que nos escapam à vista. O Macro Art Photo Project, especializado em imagens criativas em close-up, anunciou os vencedores de 2018. Este ano, o vencedor foi Peter Sabol, da Croácia, com esta foto “Mayflies”. Vale a pena espreitar as fotos a concurso.

 

 



 
    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue