quarta-feira, 18 de julho de 2018

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups
Ricardo, João e Guilherme quiseram resolver o dilema de quem não está disposto a passar o dia trancado num quarto — café de um lado, apontamentos do outro –, só porque tem de estudar para um exame. Ou dois. Ou três. Vai daí, agarraram nos 9 mil euros que resultaram da soma das suas poupanças e lançaram a Uniphi. Assim. Sem hesitar muito e arriscando mais. E hoje unem os estudantes-aventureiros e freelancers desalojados numa aplicação que é “uma espécie de TripAdvisor dos locais de estudo e trabalho”.
Entre cafés, esplanadas, bibliotecas e salas de estudo, a Uniphi reúne mais de 220 espaços em três cidades: Lisboa, Coimbra e Porto. Sobre eles, a app diz em que horário estão abertos, como se chega lá, se têm ou não Wi-Fi e até o nível de silêncio (shiuuu, a malta está a estudar). Fiquei a editar o texto da Catarina Peixoto com um desabafo a ecoar-me cá dentro — “Ai, o jeito que isto me tinha dado…” Agora, para conseguirem adicionar-lhe novas funcionalidades, como a lotação dos espaços, estes três estudantes andam à procura de quem lhes empreste 5 mil euros.
Estamos no nosso tão saudoso verão, mas estudo é coisa que não falta no Estoril: nas próximas três semanas, há 500 jovens de todo o mundo a participar na European Innovation Academy. E, diz quem manda, há “grandes unicórnios” que podem sair daquele brainstorming coletivo, conta o Manuel Pestana Machado. Eu não sei, porque não estou lá e não vejo, mas acho que não há problema nenhum, porque sonhar com unicórnios nunca fez mal a ninguém. Eu, por exemplo, tenho um unicórnio mealheiro na minha secretária com o único intuito de guardar os desejos de quem por aqui passa. Basta escrever num post-it e esperar que se realize. [inserir emoji com duas mãos juntas, em sinal de oração]
Ainda não sonho com unicórnios, mas confesso que o cenário idílico das férias não me sai da cabeça — as manhãs, o sol, o mar e o cheiro de uma qualquer ilha grega no verão.
Tenham uma ótima semana. Até terça!

PITCH

FotografiaSTARTUPS

HiJiffy capta investimento de 300 mil euros

Startup portuguesa fornece um serviço de chat incluído no website dos hotéis para dar apoio aos clientes. A ronda de investimento vai servir para permitir a entrada em Espanha, França e Itália.
FotografiaINOVAÇÃO

500 estudantes atrás de "unicórnios" no Estoril

Nas próximas três semanas, 500 estudantes de todo o mundo, maioritariamente de Portugal e de Universidade de Berkeley, vão criar startups disruptivas, no European Innovation Academy, no Estoril.
FotografiaSTARTUPS

Factory abre no verão de 2019. Terá 700 pessoas

O campus para startups alemão vai ter 12 mil metros quadrados. Só "rooftop" terá o comprimento de dois campos de futebol e será o maior da Europa do Sul. Veja as imagens.
FotografiaBOLSA

Raize na bolsa. Ninguém investe menos de mil euros

A oferta pública de venda da Raize adicionou 1.419 acionistas à dona da plataforma de financiamento colaborativo. Procura foi 3,7 vezes superior à oferta.
FotografiaTIVE UMA IDEIA

5 mil euros para pôr salas de estudo em telemóveis

A Uniphi nasceu das dificuldades dos estudantes em encontrar informação sobre onde estudar ou trabalhar. Agora, há uma campanha de crowdfunding para fazer da app cada vez mais uma realidade .
FotografiaUBER

Diretora de Recursos Humanos da Uber demitiu-se

A chefe de recursos humanos da Uber apresentou a sua demissão esta quarta-feira. A saída surge depois de denúncias anónimas contra Liane Hornsey por alegada discriminação racial interna.
FotografiaUBER

Uber vai avaliar "implicações" da nova regulação

Depois do veto de Marcelo, o Parlamento aprovou a proposta de regulamentação dos TVDE. Taxistas vão poder prestar serviços para estas plataformas. Empresas vão pagar taxa de 5% ao Estado.
FotografiaPREÇOS

Preços praticados pela Airbnb violam lei europeia

A Comissão Europeia acusou o Airbnb de violar as leis europeias e "esquecer as suas responsabilidades". Empresa tem até final de agosto para explicar preços que pratica. Airbnb diz ter tudo em ordem.
FotografiaBELEZA E BEM ESTAR

Lady Gaga vai lançar uma marca de beleza

Chama-se Haus Beauty e captou a atenção (e o dinheiro) de investidores de Silicon Valley. Não é a primeira vez que Lady Gaga se aventura no mundo das startups. Esperamos que agora lhe corra melhor.
Já vi medo nos olhos de homens e mulheres que só querem ser vistos, amados e protegidos. Ainda há ódio. Ainda há violência. E cabe a todos, LGBTQI+ ou não, a defesa e celebração da máxima “Eu sou tu.”

RADAR GLOBAL

AGENDA

MAIS SOBRE STARTUPS
Mais pessoas vão gostar da Sta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue