terça-feira, 26 de junho de 2018

OBSERVADOR

 PAULO LUÍS DE CASTRO
 
O dérbi quente deste sábado em Lisboa: Sporting vs. Sporting
Quando os leões jogam em Alvalade com Benfica ou FC Porto, a PSP toma medidas de segurança especiais – são os chamados “jogos de alto de risco”, onde a paixão e a rivalidade às vezes dão para o torto. Este sábado, na assembleia geral destitutiva que se vai realizar no antigo Pavilhão Atlântico para decidir o futuro no clube do presidente Bruno de Carvalho, a reunião de sócios será de alto risco e terá segurança musculada. Tal como nos jogos em Alvalade, as portas do pavilhão abrem duas horas antes do arranque da AG, ao meio-dia. O fim da votação está agendado para as 20h e os membros do conselho diretivo, entretanto suspenso, podem comparecer… na condição de associados. Este sábado, na edição impressa, publicamos uma sondagem com o resultado previsível da escolha dos associados leoninos.
Ainda o Aquarius: “Isto é algo que nunca mais se deve repetir”
Há uma semana, uma parte do mundo comoveu-se e outra rejeitou nas suas fronteiras um barco com 629 pessoas bordo, que viriam a ser 630 após um nascimento. Mas porque esta história não é igual às outras, há quem tenha dois pedidos a fazer: não se esqueçam e que isto não se torne a repetir. Esta é a história do Aquarius, onde alguém cuja vida foi salva disse isto ao salvador: “É o melhor abraço que recebi desde há muito tempo”. Leia neste Diário a reportagem que uma equipa do Expresso foi fazer a Valência.
Quer ganhar até mais 45%? Mude de emprego 
Quem procura melhores salários não deve esperar por um aumento, ganha mais se mudar de emprego. É a conclusão a tirar numa análise não só aos números oficiais do Gabinete de Estatística e Planeamento do Ministério do Trabalho, mas também das consultoras de recrutamento que lideram processos de contratação para as empresas. Para as consultoras, o potencial de valorização salarial de um profissional numa situação de transição de carreira pode traduzir-se em aumentos de 45%, em funções muito específicas da área tecnológica.
Fernando Meira: “Critica-se até quando a seleção vence. O que é preciso é ganhar”
Titular na vitória contra o Irão (2-0) em 2006, Fernando Meira antecipa um jogo complicado da seleção nacional com o próximo adversário no Mundial da Rússia, na segunda-feira, embora sem dificuldades acrescidas pelo facto de no banco iraniano estar um treinador que nos conhece de cor. O antigo defesa-central acredita ainda que a picardia de Ronaldo no Mundial de 2010 – “Perguntem a Carlos Queiroz...” – está esquecida. Leias ainda as duas crónicas dos jogos já realizados esta sexta-feira: Nigéria-Islândia (2-0) e Brasil-Costa Rica (2-0).
Fenprof garante que greve já fez adiar 15 mil reuniões de avaliação
A federação sindical de professores fala em “números extraordinários” de adesão à greve às reuniões de avaliação e apresentou esta sexta-feira os dados que recolheu junto dos seus vários sindicatos: de um total de 15.587 reuniões previstas para esta semana, não se realizaram 14.964. Ou seja, apenas se efetuaram 623 conselhos de turma, o equivalente a 4% dos que foram agendados. Significa isto que milhares de alunos continuam à espera de conhecer as suas notas.
Maria Antónia Almeida Santos: “Não me cortam a cabeça, nem tenho duas cabeças”
Eleita porta-voz do Partido Socialista no último Congresso do partido, em substituição de João Galamba, Maria Antónia Almeida Santos quer fazer uma distinção clara entre si e a “voz” do partido. Mas não abdica da sua identidade: “Não me podem amputar”.
Pode a instabilildade de governos do Sul da Europa levar os investidores a penalizar Portugal?
Peter Praet, economista-chefe do Banco Central Europeu, avisa que, mesmo com o chapéu protetor do programa de compra de ativos, na trajetória da dívida pública portuguesa o mais importante é a confiança dos mercados. Em entrevista ao Expresso, que será publicada na íntegra na edição do semanário, esta sábado, Praet diz ainda que, no caso da crise política em Itália, é preferível “esperar por mais informação sobre os planos orçamentais do novo Governo” antes de embarcar nos temores sobre um contágio na zona euro.
Boas leituras e bom fim de semana.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
MERCADO DE TRABALHO
Mudança de emprego pode render mais 45% no salário
REMUNERAÇÕES Quem procura melhores salários não deve esperar por um aumento. Ganha mais se mudar de emprego
ENTREVISTA | MARIA ANTÓNIA ALMEIDA SANTOS, PORTA-VOZ DO PS “Não me cortam a cabeça, nem tenho duas cabeças”
Eleita porta-voz do Partido Socialista no último Congresso do partido, Maria Antónia quer fazer uma distinção clara entre si e a “voz” do partido. Mas não abdica da sua identidade: “Não me podem amputar”
ASSEMBLEIA GERAL Segurança reforçada para o dia mais importante da vida recente do Sporting
ASSEMBLEIA GERAL Segurança reforçada para o dia mais importante da vida recente do Sporting
Bernardo Ferrão
Quantas temporadas tem a série “O PSD de Rui Rio”?
 
Lídia Paralta Gomes, enviada ao Mundial 2018
As mulheres e o futebol
 
Daniel Oliveira
Paulo Pedroso, um dano colateral
 
Henrique Raposo
A facilidade do mal
 
EDUCAÇÃO
São “números extraordinários”: Fenprof garante que greve já fez adiar 15 mil reuniões de avaliação
2 ANOS APÓS O REFERENDO
“A minha geração, que será profundamente afetada pelo Brexit, tem de fazer alguma coisa”
ELEIÇÕES NA TURQUIA
Uma coligação de estranhos
ENTREVISTA
Pode a instabilidade de governos do Sul da Europa levar os investidores a penalizar Portugal?

HASHTAG
#sporting. Sonhei que o Bruno de Carvalho ainda ia ganhar isto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue