terça-feira, 15 de maio de 2018

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 15 Maio, 2018 
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

ONU condena violência desporporcional das forças israelitas ontem em Gaza. Esta terça-feira, prosseguem os protestos nos territórios palestinianos. PIB desacelera no primeiro trimestre de 2018. Médicos prometem não abrandar contestação ao Governo. Jorge Jesus deve sair do Sporting em breve. Ministério Público confirma investigação a um alegado esquema de corrupção no andebol envolvendo o clube de Alvalade.


ONU condena Israel por violência desporporcional em Gaza


ONU condena Israel por violência desporporcional em Gaza

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos das Nações Unidas condena o uso de “terrível violência mortal” pelas forças israelitas sobre os palestinianosem Gaza e assume-se extremamente preocupado pelo que poderá acontecer esta terça-feira. Ontem, perto de 60 pessoas moreram na sequência de manifestações palestinianas reprimidas a tiro pelas forças israelitas. O porta-voz do ACNUR Rupert Colville apelou também a uma investigação independente sobre a atuação de Israel, mas os Estados Unidos já avisaram  que vão bloquear qualquer eventual inquirição junto das Nações Unidas.

Último dia da "Marcha do Retorno"


Último dia da

Esta terça-feira, continuam os protestos nos territórios palestinianos e é provável um novo dia de violência que, por enquanto, não se confirmareporta-nos o enviado especial José Manuel Rosendo. Após cerca de um mês, termina hoje a “Marcha do Retorno”, que simboliza a exigência palestiniana de restituição das terras ocupadas pela constituição do Estado israelita.

Augusto Santos Silva "muito alarmado"


Augusto Santos Silva

A segunda-feira sangrenta que ontem se viveu em Gaza causou grande alarme ao ministro português dos Negócios Estrangeiros. Entrevistado na RTP3, Augusto Santos Silva afirmou que a decisão de Donald Trump transferir para Jerusalém a embaixada dos Estados Unidos em Israel está a enfraquecer ainda mais os laços históricos entre a Europa e os EUA e a contribuir para a escalada da violência no Médio Oriente, como ontem se viu em Gaza, onde tropas israelitas responderam com balas às pedras lançadas por palestinianos, causando quase 60 mortos e ferindo cerca de 3000 pessoas.

Crescimento do PIB desacelera


Crescimento do PIB desacelera

Produto Interno Bruto aumentou 2,1 por cento no primeiro trimestre do ano, o que representa uma desaceleração do crescimento da economia em relação ao trimestre anterior (2,4%). Uma ligeira diminuição nas exportações e no consumo privado contribuiram para esse resultado, informa o Instituto Nacional de Estatística.

"O estado da Saúde já não permite atitude expectante", diz a Ordem dos Médicos



É uma promessa de continuação da luta contra as políticas do Governo no setor da Saúde. Os médicos “não vão ficar de braços cruzados perante uma injustiça sem precedentes que está a afetar de forma insidiosa os portugueses e os profissionais de Saúde”, refere um documento aprovado pela Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos, no qual se expressa “frustração e revolta” por muitas vezes não se conseguir responder às necessidades das pessoas. Falta de pessoal, equipamentos “fora de prazo” e sem manutenção e falhas de material clínico adequados são os principais problemas apontados pelos profissionais.

GIPS: António Costa reconhece atrasos na aquisição de equipamento


GIPS: António Costa reconhece atrasos na aquisição de equipamento

O primeiro-ministro anunciou o alargamento da área de responsabilidade do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro, da GNR, a todo o território continental e à Madeira. António Costa reconheceu atrasos no processo de aquisição de equipamentos e meios e garantiu que o Governo está a fazer “todos os esforços” para os resolver.

Sporting em bolandas no futebol...


Sporting em bolandas no futebol...

O Sporting vive, de novo, dias de grande ebulição. Ontem, na sequência de uma reunião pedida em cima da hora por Bruno de Carvalho, circularam informações que apontavam para a suspensão da equipa técnica. Após o encontro entre o presidente do Sporting e o grupo chefiado por Jorge Jesus, o líder verde-e-branco, com palavras não totalmente claras, negou essa hipotética suspensão, mas não se alongou em declarações que permitam esclarecer o futuro do seu treinador. No entanto, a poucos dias da final da Taça de Portugal, é praticamente assente que Jorge Jesus não vai continuar de leão ao peito na próxima época futebolística.

... e no andebol


... e no andebol

Mas há mais: esta terça-feira, o Sporting aparece associado por um jornal a um esquema de corrupção e viciação de resultados no Campeonato de andebol do ano passado. Em cima da hora, surgiu a informação de que o Ministério Público já abriu uma investigação a este caso.



A NÃO PERDER
Monday, bloody Monday

Monday, bloody Monday

Donald Trump não estava presente, mas é um dos grandes responsáveis pelo que aconteceu ontem em Gaza. A sua decisão de transferir a embaixada americana em Israel para Jerusalém, concretizada ontem no meio de jorros de champanhe e da reprovação geral da comunidade internacional, foi o rastilho para um massacre em que quase 60 palestinianos morreram e cerca de 3000, na sequência de uma luta desigual com as tropas israelitas, pedras contra balas. As imagens que aqui se passam retratam acontecimentos quase em simultâneo, separados por apenas 60 km de distância. As diferenças apontadas pelo New York Times são chocantes.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue