quinta-feira, 17 de maio de 2018

OBSERVADOR - AUTO

Foto do autor

Auto

Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Boa noite!
A semana tem sido marcada por “estranhos” episódios no futebol, mas a área automóvel também revelou que está perfeitamente à vontade para entrar em campo e marcar pontos. Afinal, é ou não esquisito que o maior construtor mundial de automóveis seja batido em casa por uma produção de… salsichas?
Mas pode continuar a agitar o ketchup – que a Volkswagen também produz –, pois a ementa de hoje não ficaria devidamente temperada sem mais uma dose de estranhas proezas. Já pensou, por exemplo, se o seu carro seria ou não capaz de rebocar um avião ou um comboio? Se nunca lhe ocorreu semelhante pensamento, saiba que há quem se atreva a desafiar os limites. E os gloriosos na arte do reboque estão todos aqui, com uma recente surpresa eléctrica.
Surpreendente não deixa de ser a capacidade de os chineses copiarem (literalmente) tudo o que mexe. Já lhe demos conta da escandalosa imitação do Range Rover Evoque, da “miniaturização” do F-Pace, mas esta tendência está longe de se ficar por aqui. Para ter uma ideia, o Macan não escapou, o Range Rover Sport vai pelo mesmo caminho e (até) o inacessível Bugatti Chiron tem agora direito a uma versão low-cost
Baixar nas despesas foi o propósito da Porsche, que agora se vê envolvida numa nova polémica no Reino Unido, o mesmo sucedendo a outras marcas do universo Volkswagen: a Audi está a braços com alegadas manipulações do software do AdBlue, enquanto o próprio conglomerado germânico se prepara para uma prova de fogo, dentro de portas. A Alemanha alterou a lei, passando a abrigar a figura de acção colectiva, pelo que a Volkswagen tem de se preparar para, potencialmente, ter de responder a 2 milhões de clientes que se sentem lesados pelo Dieselgate.
Até para a semana, sempre aqui.

A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS

FotografiaMERCEDES-BENZ

Mercedes adiciona mais um descapotável à sua gama

Chega já em Julho, bem a tempo de aproveitar uns tão desejados dias de sol de cabelos ao vento, o novo Mercedes-AMG GT S Roadster, que junta o melhor de dois mundos: é desportivo e é descapotável.
FotografiaVOLKSWAGEN

Vem aí o Golf GTI mais potente de sempre

A VW chama-lhe TCR, em homenagem à Touring Car Racing, disciplina em que o Golf é dos modelos mais competitivos. Mas este será o GTI mais potente da gama, com 290 cv e uma velocidade de 264 km/h.
FotografiaROLLS-ROYCE

Cullinan. Tudo sobre o mais luxuoso SUV

O primeiro SUV da Rolls-Royce é luxo de uma ponta à outra. “Quadradão” por fora, lindo por dentro, exala potência e performance. Promete conforto máximo em qualquer piso e “mimos” que só tem quem pode
FotografiaFORD

Um “SUVezinho” com preços a partir de 18.000€

A Ford está a apostar as fichas todas nos SUV. Já tinha na sua gama o Ecosport, com 4 metros de comprimento. Agora junta-lhe a versão Active do Fiesta, com a mesma bitola, mais ágil e menos volumoso.

EM MODO ELÉTRICO

FotografiaELÉTRICOS

Panasonic queixa-se, mas (ainda) não largou Tesla

Além de apreciarem pouco o peculiar estilo de Elon Musk, os japoneses dizem-se prejudicados com a relação de longa data com a Tesla. Estão cada vez mais relutantes em avançar com novas parcerias.
FotografiaVOLKSWAGEN

VW compra mais baterias do que o que vale a Tesla

Com a guerra dos veículos eléctricos ao rubro, é possível comparar o investimento dos grandes construtores com os da Tesla, que ainda lidera o mercado dos EV. E há surpresas.
FotografiaTECH AUTO

A união faz a força. Nas baterias sólidas também

Ninguém duvida que as baterias sólidas vêm aí, com ganhos na capacidade, peso e rapidez na recarga face às actuais de iões de lítio. Os fabricantes nipónicos juntaram-se para apressar o processo.

MUITO À FRENTE

FotografiaMINI

Ganhámos à Alemanha e Holanda: vamos ser invadidos

Arranca amanhã o 40º Encontro Internacional Mini, evento que se estreia em Portugal. Mais de 1.100 Mini e cerca de 2.000 participantes, vindos de 30 países, vão invadir as praias de Mira e Vagueira.
FotografiaPSA

PSA (e Opel) recorrem a caixa mágica. E híbrida

Há a caixa de Pandora, que ninguém quer abrir, e há a caixa da Punch Powertrain, que parece ser milagrosa e que resolve todos os problemas. Ou, pelo menos, os maiores. Vai estar ao serviço da PSA.
FotografiaAUDI

Audi não perde uma e manda recado à Mercedes

Radiante por ver que um dos seus modelos foi escolhido para “as cenas mais exigentes” de um anúncio que a Mercedes esteve a gravar em Portugal, a Audi não deixou passar a oportunidade em claro.

PONHA OS OLHOS NISTO

FotografiaVOLKSWAGEN

Nem todos os gatos são pardos. Touareg vê à noite

A terceira geração do maior dos SUV da Volkswagen vai iniciar a sua comercialização entre nós em Junho. Vem repleta de ajudas à condução, e uma até finta o escuro. Saiba como funciona a Night Vision.
FotografiaTOYOTA

Toyota está farta de fazer carros "sem piada"

Lembra-se do filme "Do Cabaré para o Convento"? É mais ou menos isso que vai acontecer à Toyota, em termos de design e por decisão do presidente da marca. Acabou-se o design entediante e ultrapassado.
FotografiaMINI

Mini faz modelo único para Harry e Meghan Markle

Para celebrar o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, a marca britânica concebeu um Mini único. Mas não é suposto que, depois da boda, o casal passe a deslocar-se neste presente. Saiba porquê.
MAIS SOBRE AUTO
Mais pessoas vão gostar da Aut

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue