Auto
Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Boa noite!
Apesar de já andar há alguns anos nisto, há coisas que têm o condão de (ainda) me surpreender. É o caso, por exemplo, de uma pequena de 5 anos que mal tem pernas para chegar aos pedais, mas já carrega no acelerador como gente grande. E gente grande que não se importa de explorar os mais pequenos, para extrair o cobalto que é necessário para fabricar as baterias de iões de lítio. Parece estranho, mas é mesmo assim, como explicamos aqui.
Mas concentremo-nos nas boas e não nas más surpresas: a Jaguar surpreende com o I-Pace. É o primeiro fabricante “convencional” a propor um eléctrico capaz de se bater com os Tesla e, mais do que isso, a dar uma lição de antecipação a construtores de maior envergadura, como o são a BMW, a Mercedes e a Audi – todos eles nativos da Alemanha, o país europeu que ultrapassou a Noruega, no que respeita à comercialização de veículos com algum tipo de electrificação…
Voltando ao I-Pace: já o vi, por ocasião do início da celebração dos 70 anos da Land Rover, e gostei. A Tesla que se cuide, pois apesar de ser uma referência no que toca às prestações e autonomia dos seus modelos, está longe de constituir um exemplo em matéria de acabamentos. E a Jaguar capitalizou (e bem) o seu know-how neste domínio, como fará questão de demonstrar cá, na apresentação do seu primeiro SUV eléctrico. Portugal foi escolhido como palco para o primeiro contacto da imprensa mundial com o I-Pace, e é também um mercado que acusa uma óptima receptividade a este novo modelo. Aqui revelo-lhe não só o número de encomendas que já foram colocadas pelos portugueses, mas avanço também os atributos que prometem fazer do I-Pace um dos melhores SUV eléctricos do mundo.
As surpresas não se ficam por aqui: um Mini de 1967 estacionado há 35 anos está agora à venda; o mesmo acontece com o Maybach de Lewis Hamilton; e os chineses estão apostados em vender uma cópia do F-Pace. Entretanto, a Ford imaginou um carro com moto integrada e um belga recebeu uma multa por o seu Opel Astra ter sido apanhado a 696 km/h. Surpreendido?
Até para a semana, sempre aqui.
A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS
ROLLS-ROYCE
Luxo e portas suicidas. Eis o Rolls-Royce Cullinan
Guardar segredo é, hoje em dia, uma tarefa hercúlea. Contrariando a agenda, o primeiro SUV da Rolls-Royce – que só deveria ser conhecido amanhã – já tem fotografias a circular nas redes sociais.
DACIA
Duster chega em Junho com Classe 1 e bom preço
O SUV “low cost” está de volta a partir de Junho. Seis meses depois de estar disponível nos mercados europeus, o Duster vai (finalmente) chegar a Portugal numa versão mais baixa, para pagar Classe 1.
VOLKSWAGEN
Surpresa! VW Tiguan Coupé chega já para o ano
Informações avançadas pela Auto Plus indicam que, ainda no segundo semestre deste ano, a Volkswagen deverá apresentar a variante coupé do Tiguan. Nos concessionários em 2019, por mais cerca de 1.500€.
SUPERCARROS
Ferrari, McLaren e Lamborghini, vem aí o Brabham
A Brabham é um dos construtores que estará ligado para sempre à história da F1 e o seu fundador, Jack Brabham, foi o único campeão do mundo ao volante de um dos seus carros. Agora regressa com o BT62.
EM MODO ELÉTRICO
TESLA
SUV barato da Tesla vai avançar em 2020. Mas onde?
Elon Musk anunciou que a produção do Model Y, o SUV barato com base no Model 3, se iniciará em 2020. A Tesla não tem tradição em cumprir prazos, mas este pode ser o seu modelo mais importante.
MERCEDES-BENZ
Baterias. Mão-de-obra infantil assusta fabricantes
Perante a confirmação da suspeita há muito conhecida, que os minérios necessários para fabricar baterias dependem de trabalho escravo e infantil, a Mercedes veio a público garantir que vai investigar.
VENDAS
Vendas de eléctricos. Alemanha ultrapassa Noruega
As estatísticas da Associação de Construtores Europeus de Automóveis, relativas ao 1º trimestre de 2018, revelam que a Alemanha é agora o país europeu onde se vendem mais veículos electrificados.
MUITO À FRENTE
TECH AUTO
Preparado para a loucura? Eis um carro com moto
Uma moto eléctrica que faz parte do automóvel, mas que se pode extrair, permitindo ao condutor estacionar o carro e seguir viagem em duas rodas. Faz sentido ou é uma ideia louca, condenada à nascença?
ATUALIDADE
Putin investiu 165 milhões numa limusina. Porquê?
Depois de muito se ter especulado acerca da nova “besta” de Putin, eis que a limusina já fez a sua estreia, com toda a pompa e circunstância. O chamado projecto Cortege está (literalmente) em marcha.
ASTON MARTIN
Aston Martin vai ao fundo do oceano. E regressa
Não há fabricantes de automóveis cujos produtos possam ir ao fundo do mar e voltar, sem uma beliscadura. Ou melhor, não havia, pois a Aston Martin prepara-se para fazer isso mesmo. Com classe.
PONHA OS OLHOS NISTO
OPEL
Opel Astra foi apanhado a 696 km/h (isso mesmo!)
O sonho de qualquer construtor de automóveis é ir ao circuito de Nürburgring e conquistar um recorde de velocidade. Inesperadamente, um pacato condutor foi apanhado a 696 km/h, num Astra de série.
CURIOSIDADES AUTO
Lava havaiana ataca Ford Mustang. E ganha
O Havai é conhecido pela sua beleza, praias fabulosas e… vulcões activos. A lava que expelem destrói tudo o que apanha pela frente, de casas a carros. Veja o que aconteceu a este Ford Mustang.
MERCEDES-BENZ
Mercedes-Maybach de Hamilton por uma “pechincha”
O Mercedes-Maybach S600 do quatro vezes campeão do mundo de Fórmula 1 está à venda. O melhor é que Lewis Hamilton nem deu uma “esfrega” ao dito: o carro está como novo e o preço pedido até é razoável.
LEITURA AUTÓNOMA
CONDUÇÃO AUTÓNOMA
Afinal, o Uber viu o peão. Mas passou-lhe por cima
Já há explicação para o atropelamento mortal que envolveu o Volvo XC90 da Uber, em condução autónoma, que vitimou um peão que atravessava uma avenida, empurrando a sua bicicleta. E não é boa…
WAYMO
Mais um acidente com um veículo autónomo
Tal como os veículos em que é um condutor de carne e osso que assume o volante, também os autónomos se envolvem em acidentes. O mais recente foi com um carro da Google. Decida você de quem é a culpa.
Mais pessoas vão gostar da Auto. P
Sem comentários:
Enviar um comentário