quinta-feira, 10 de maio de 2018

EXPRESSO

Publicidade
1169
09 MAI 2018
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
O António foi ao Parlamento sentar-se no lugar do PM. Alertas de catástrofe por SMS. Um simulador de reformas. E um 2:59 pelo correio
Boa tarde,

Esta quarta-feira houve debate quinzenal no Parlamento. E foi também o dia em que o António se sentou no lugar do primeiro-ministro. O Vítor Matos conta como foi o debate na Assembleia.

Comissão de Proteção de Dados autorizou a emissão de alertas por SMS em caso de catástrofe. O que estava em causa e como vai funcionar é o que a Christiana Martins explica nesta edição.

Os Estados Unidos desligaram-se do acordo sobre energia nuclear que vários países ocidentais tinham firmado há anos com o Irão. E agora? Especialistas ouvidos pela Ana França dizem que “agora a Europa tem é de agarrar o Irão”.

desemprego jovem está no valor mais baixo desde 2011. Esta é uma das conclusões do mais recente relatório trimestral do Instituto Nacional de Estatísticas, que a Cátia Mateus passou em revista.

Segurança Social tem disponível desde esta quarta-feira um novo simulador de pensões de reforma. A Sónia M. Lourenço fez várias simulações e pediu a outros camaradas da redação que o fizessem. A conclusão é que os trabalhadores com carreiras longas podem contar com uma pensão de reforma superior a 80% do último salário.

Um explicador de Viana do Castelo, de 55 anos, foi julgado por mais de 80 crimes de abuso sexual, sobre 11 crianças. Foi condenado a 5 anos de prisão, com pena suspensa. Porquê? A Marta Gonçalves falou com juristas, para tentar dar a resposta.

Quem viaja por desporto não cansa – e o meu camarada Marco Grieco fê-lo, e não se cansou. Nesta edição, publicamos a primeira de três reportagens sobre três desportos diferentes, em três locais bem diferentes dos Estados Unidos, onde não é o futebol ao estilo europeu a arrastar multidõesA primeira reportagem é sobre o campeonato Nascar. Na quinta e na sexta-feira publicaremos as outras duas.

A Eurovisão é música e canções? É. E também é política? É. Sempre o foi, como o mostra o artigo do Luís M. Faria.

No 2:59 Para Explicar o Mundo desta quarta-feira, a Anabela Campos conta, nos habituais 2 minutos e 59 segundos, a história da ascensão e queda de uma empresa portuguesa com 500 anos.

Na opinião, o João Vieira Pereira diz que há “Zero accountability ou o elogio da desculpa”, o Henrique Monteiro discorre sobre “Trump, e não o sexo dos anjos”, o Daniel Oliveira escreve sobre “Incêndios: o efeito perverso da pressão pública” e o Henrique Raposo assegura que “Israel foi formado por migrantes”.

Boas leituras e um bom resto de dia, com dados protegidos, reformas condignas e agarrando o Irão, sem elogios da desculpa
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SEGURANÇA SOCIAL
Trabalhadores com carreiras longas podem contar com pensão superior a 80% do último salário
O Expresso experimentou o novo simulador de pensões da Segurança Social. Nas simulações efetuadas, o valor previsto para a pensão de reforma ultrapassa os 80% do último salário. Tudo por causa das bonificações de carreiras longas
ANÁLISE - DEBATE QUINZENALO dia em que o António se sentou no lugar do primeiro-ministro
Para responder sobre Sócrates, António Costa disse que não podia falar como Chefe do Governo nem como líder socialista - mas só como cidadão. O caso chegou ao Parlamento pela primeira vez pela voz do PSD: Rio vai começar a dar um banho de ética?
11 crianças, mais de 80 crimes de abuso sexual. Condenado a 5 anos com pena suspensa. Porquê?
11 crianças, mais de 80 crimes de abuso sexual. Condenado a 5 anos com pena suspensa. Porquê?
João Vieira Pereira
Zero accountability ou o elogio da desculpa
 
Daniel Oliveira
Incêndios: o efeito perverso da pressão pública
 
Henrique Raposo
Israel foi formado por migrantes
 
Henrique Monteiro
Trump, e não o sexo dos anjos
 
INCÊNDIOS
Comissão de Proteção de Dados autoriza alertas por SMS em caso de catástrofes
ACORDO NUCLEAR
“Até aqui estávamos a lutar para os EUA não saírem, agora a Europa tem é de agarrar o Irão”
INE
Desemprego jovem está no valor mais baixo desde 2011
QUEM VIAJA POR DESPORTO NÃO CANSA - PARTE I
40 monstros numa pista oval
2:59 PARA EXPLICAR O MUNDO
CTT: o declínio de uma empresa com 500 anos de história
FESTIVAL
A Eurovisão é música e canções? É. E também é política? É. Sempre o foi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue