Auto
Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Boa noite!
Só o leitor mais distraído não terá presente que a fiscalidade portuguesa agrava severamente o preço final dos automóveis que adquirimos. Ora se isso já era mau, pode vir a ser bem pior. E não se trata aqui de criar alarmismos, trata-se sim de antecipar uma realidade que nos vai bater à porta muito em breve, com a implementação da nova norma de medição de consumos e de emissões WLTP, o que vai acontecer já a partir de Setembro.
Para ter uma ideia, se a legislação se mantiver tal como está, como o novo protocolo de medição resulta, em termos médios, num aumento das emissões de CO2 na ordem dos 30%, o resultado só pode ser um: a factura aumenta e alguém tem de pagá-la. Comprar um carro novo pode vir a custar mais 3.000€. Saiba aqui o que está a ser feito para evitar uma subida drástica dos preços e até que ponto essa subida pode vir a “aliviar-lhe” o bolso.
A propósito, relembro que não deixa de ser curioso o alerta feito por Carlos Tavares, o português à frente da PSA, que defende que as multas que estão previstas para os construtores que excederem os limites de CO2 vão favorecer os chineses. Nada de estranho, não fosse a chinesa Dongfeng uma das maiores accionistas da PSA… E, por falar em chineses, parece que a Mercedes já está de boas relações com Li Shufu.
Entretanto, a Alemanha continua às voltas com as emissões dos diesel, que se libertam menos C02 que os gasolina, em matéria de NOx são bem mais graves para a saúde. Soube-se agora que, em cima da mesa está a hipótese de vir a obrigar os construtores a contribuírem para um fundo comum, destinado a tornar os sistemas de exaustão dos veículos em causa mais limpos. A conta a pagar pelos construtores é de 5 mil milhões de euros, caso a medida avance.
Para desanuviar, note que ainda há esperança: as miúdas vão voltar à Fórmula 1 (bem-haja!) e o Lidl pode vender-lhe um BMW usado com um graaaande desconto. Se quiser mais do que um, também há solução à vista por 1.635€/mês.
Até para a semana, sempre aqui.
A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS
FORD
De Portugal para o mundo, eis o novo Ford Focus
As fotos e vídeos da quarta geração do Focus que estão a correr mundo mostram o modelo em cenários portugueses. O novo Focus traz motores mais poupados e cresce em tamanho, qualidade e tecnologia.
VOLVO
Volvo aponta às empresas com V60 abaixo de 35.000€
A marca sueca não esconde as intenções por detrás da tabela de preços da sua mais nova carrinha. Para particulares, os valores da V60 arrancam nos 43.500€, mas para empresas começam abaixo de 35.000€.
ALFA ROMEO
Alfa prepara Giulia Coupé com 650 cv. O novo GTV?
Ao que tudo indica, a Alfa Romeo prepara uma versão mais desportiva do Giulia. Será um coupé de duas portas e quatro lugares, que aliará ao motor 2.9 V6 da Ferrari um sistema ERS, para atingir 650 cv.
OBSERVADOR LAB
A febre dos SUV: moda ou conveniência?
Estes carros são um fenómeno. As vendas não param de crescer, em Portugal, na Europa e no Mundo. Já escolheu o seu SUV?
EM MODO ELÉTRICO
AUDI
Audi e-tron tem 816 cv e faz 0-100 km/h em 2,5 s
A Audi apresentou hoje o novo e-tron Vision Gran Turismo, que vai passar a abrir as provas de Fórmula E já a partir de sábado. Tem 816 cv, tracção às quatro rodas e supera 100 km/h em apenas 2,5 seg.
MERCEDES-BENZ
Mercedes prepara EQS, um Classe S mas eléctrico
Vão-se tornando mais concretos os planos da Mercedes no domínio da electrificação. Um dos 10 modelos eléctricos que a marca alemã planeia lançar até 2022 está ao nível do Classe S. Até já há concept.
ELÉTRICOS
Nem os dinossauros escapam. T-Rex renasce elétrico
Até propostas jurássicas têm direito a uma renovação, daí que a Campagna tenha anunciado que o seu T-Rex vai receber um motor eléctrico. O fóssil é, definitivamente, uma espécie em vias de extinção…
MUITO À FRENTE
BMW
Quer um BMW com um grande desconto? Vá ao Lidl
Entre “dispensers” que vendem carros em alguns países, e o comércio online que algumas marcas já começaram a explorar, parece que a maneira de vender carros vai (mesmo) mudar. O Lidl entrou em campo.
LAND ROVER
Nunca um Land Rover Defender subiu tão alto
A Land Rover volta a colocar o Defender no topo. Mesmo lá em cima. Mais concretamente, a 2.700 metros de altitude. É no cimo dos Alpes franceses que se encontra um Defender com 250 metros de largura.
SEGURANÇA
LED são o máximo para todos. Menos para ingleses
Os faróis LED são considerados o máximo pela generalidade dos condutores por iluminarem melhor e mais longe. Os ingleses acusam-nos de ser perigosos. Bem-vindo ao Brexit das luzes.
PONHA OS OLHOS NISTO
CURIOSIDADES AUTO
Afinal, na F1 as miúdas voltam à grelha de partida
Depois de tentar correr com as modelos da F1, eis que o Mónaco e a Rússia juntam as suas vozes ao movimento “queremos as miúdas de volta”. E é tão difícil fazer frente a Putin, como ao principado.
SEGURANÇA
Mitsubishi ASX e Ford Kuga são terrivelmente maus
O norte-americano Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária, o equivalente ao “nosso” EuroNCAP, testou vários SUV que também se vendem deste lado do Atlântico. ASX e Kuga falham rotundamente.
VOLVO
Cortaram uma V70 ao meio para a loucura completa
Transformações de automóveis não são propriamente uma novidade. Novidade é quando há uns que conseguem ir mais longe que os outros e se lembram de cortar uma Volvo ao meio para fins estonteantes…
INCRÍVEL (MAS VERDADE)
MERCADO
Esta matrícula custa 17 milhões (e não traz carro)
Comprar seis Bugatti Chiron já com matrícula, ou comprar uma matrícula (sem Chiron) por 16,5 milhões de euros? A resposta parece-nos óbvia. Mas Afzal Kahn acredita que é capaz de vir a fazer negócio.
MERCEDES-BENZ
Project One tem 1.000 cv, mas subir só de empurrão
O Mercedes-AMG Project One promete ser, em breve, dos mais eficazes hiperdesportivos do mercado, com mais de 1.000 cv. Porém, para já, necessita de um empurrãozinho nas subidas. Assim foi na Florida.
Mais pessoas vão gosta
Sem comentários:
Enviar um comentário