quinta-feira, 8 de março de 2018

OBSERVADOR - AUTO

Foto do autor

Auto

Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Boa noite!
Hoje começo em jeito de boletim meteorológico: em Genebra, nestes dois últimos dias, a temperatura média tem andado à volta dos 5ºC. Mas não foi só por isso que as (poucas) modelos presentes nesta edição do Salão Automóvel de Genebra se apresentaram (bastante) mais vestidas. Só faltou a gola alta, mas as indumentárias mais contidas eram expectáveis, conforme antecipámos (e explicámos porquê) neste artigo.
Felizmente, a ausência de pele à vista foi compensada por um desnudar completo de novos modelos. Entre propostas racionais, mais ou menos esperadas, e carros de sonho, o certame suíço tem destapado uma série de novidades. Daquelas que se compram e daquelas que se desejam…
Acreditando que “o sonho comanda a vida”, propomos-lhe que sonhe connosco. Pode começar pelo Bugatti Chiron Sport(a troco de 2,7 milhões), seguir para o Rimac C-Two (com 1.888 cv) ou para o Zenvo TSR-S (0-100 km/h em 2,8 segundos), antes de dar uma vista de olhos no HK GT, uma “obra de arte” com a assinatura de Pininfarina. Mas, para completar a dezena, encontra aqui mais seis boas razões para continuar a sonhar: são seis superdesportivos horrorosamente belos e potentes. Confesse: há pesadelos piores!
Tenho a certeza que, abaixo, encontra ainda mais razões para continuar na nossa companhia. Até para a semana e não se esqueça de votar nos Prémios Auto 2017 Observador. Cabe-lhe a si eleger o modelo merece o título de melhor SUV pequeno.

A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS

FotografiaMERCEDES-BENZ

Mercedes AMG GT 4. Para fazer frente ao Panamera

Mercedes-AMG GT Coupé de 4 Portas. O nome pode ser comprido, mas o objectivo do novo familiar desportivo da Mercedes não podia ser mais transparente: bater-se taco a taco com o Porsche Panamera.
FotografiaBMW

BMW M8 Gran Coupe: mais um concorrente do Panamera

É apenas um protótipo, mas o Concept M8 Gran Coupe é, sem tirar nem pôr, a versão desportiva do Série 8 Gran Coupe que a BMW produzirá em 2019. Uma berlina familiar com ar de coupé e muita potência.
FotografiaLAND ROVER

Range Rover SV Coupé. E agora, só com duas portas

Luxo desde 361.421,64€. A Land Rover surpreendeu ao apresentar, em Genebra, o primeiro SUV coupé de grandes dimensões, numa edição limitada a 999 unidades do Range Rover. Com apenas duas portas!
FotografiaSALÃO DE GENEBRA

Polestar 1 é um coupé híbrido cheio de potencial

A Volvo transformou as suas versões desportivas em marca independente, criando a Polestar. E este generoso coupé, o Polestar 1, é o seu primeiro veículo, com uma muito interessante solução híbrida.

EM MODO ELÉTRICO

FotografiaPORSCHE

Surpresa! Mission E Cross Turismo EV com 600 cv

A Porsche conseguiu chamar a si a maior surpresa do Salão de Genebra. O Mission E Cross Turismo é o parente tipo SUV do eléctrico Mission E e vai ser comparado com o Tesla Model X. Vencerá?
FotografiaVOLKSWAGEN

VW de luxo. Vizzion é um eléctrico com 5,1 metros

Chega em 2022, nessa altura ainda com volante e pedais, a berlina topo de gama da nova família eléctrica da Volkswagen. Com uma estética “clean”, o I.D.Vizzion tem 306 cv e uma autonomia de 665 km.
FotografiaELÉTRICOS

Surpresa! Jaguar I-Pace derrota Tesla Model X

A Jaguar apresentou o novo I-Pace, o seu primeiro eléctrico, e surpreendeu desde logo ao afirmar que batia o Model X da Tesla. Será que é mesmo assim? Venha daí, que vamos esmiuçar tudo ao pormenor.

MUITO À FRENTE

FotografiaMERCEDES-BENZ

Híbridos a gasóleo são o último grito na Mercedes

Classe C e E estão em Genebra com uma versão híbrida plug-in que, pela primeira vez na história da marca, associa um turbodiesel de quatro cilindros a um motor eléctrico. Autonomia eléctrica de 50 km.
FotografiaMAZDA

Regresso aos rotativos. Para ajudar os eléctricos

Depois de todos os concorrentes o abandonarem, a Mazda foi o último construtor de automóveis a colocar de lado o motor rotativo. Mas vai recuperá-lo, já em 2019, para ajudar os eléctricos.
FotografiaELÉTRICOS

Baterias podem carregar cinco vezes mais depressa

Os demorados tempos de carga dos veículos eléctricos podem ter os dias contados. Mesmo com as actuais baterias de iões de lítio. Investigadores afirmam que é possível carregá-las muito mais depressa.

PONHA OS OLHOS NISTO

FotografiaSALÃO DE GENEBRA

Acabaram-se as modelos junto aos carros em Genebra

O Salão de Genebra deste ano vai abrir portas só para mostrar os automóveis novos que vêm aí. Em vez de modelos a chamar a atenção para o produto, vão estar os profissionais das marcas a explicá-lo.
FotografiaPORSCHE

911 Turbo S sobe “na boa” uma pista de esqui

Para comemorar 30 anos de tracção integral nos seus 911, a Porsche decidiu fazer o que poucos julgavam possível: subir com o 911 Turbo S uma pista que os esquiadores gostam de descer. E conseguiu.
FotografiaOBSERVADOR LAB

Mãe, pai… ainda falta muito?

A família dentro de um carro cheio, uma estrada interminável e as crianças engalfinhadas no banco de trás. Para que esta seja uma das nossas memórias mais preciosas falta juntar a segurança de todos.

PARECE MENTIRA, MAS NÃO É

FotografiaVENDAS

1582. Este homem é uma máquina a vender carros

Ali Reda diz ter vendido 1582 automóveis, em 2017, o que fará dele o melhor vendedor de carros do mundo. Mas o detentor do recorde não compra a ideia e quer passar as contas do rival a pente fino.
FotografiaTESLA

Difícil de acreditar? Tesla multada por poluir

Confesse que parece difícil de acreditar que a empresa que só produz carros eléctricos, que não poluem enquanto se deslocam – na fabricação, é outra conversa –, seja multada precisamente por poluir.
MAIS SOBRE AUTO
Mais pessoas vão gostar da Aut

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue