Você Acha Que só Fumar Faz Mal? Veja Esses 5 Hábitos
1. Solidão
As redes sociais surgiram para tornar as pessoas mais próximas nos quatro cantos do mundo. Embora seja mais fácil conversar com pessoas que estão em outras cidades, estados e países, o uso contínuo dessas redes desencadeou outro problema: as pessoas ficaram tão conectadas que deixaram a vida social de lado, ou seja, o contato físico diminui muito. Vivek Murthy, um político dos Estados Unidos, chegou a declarar recentemente que a solidão se tornou uma “epidemia mundial”. Um professor da Universidade Brigham Young, também nos Estados Unidos, descobriu em uma pesquisa que a solidão pode ser tão nociva à saúde que se equipara ao equivalente a fumar 15 cigarros por dia.
2. Ficar sentado
Um estudo realizado em 2014 revelou que o sedentarismo diário pode aumentar o risco de desenvolver vários tipos de câncer. Os pesquisadores incluíram um banco de dados com 4 milhões de pessoas que passavam o tempo sentadas assistindo televisão, trabalhando ou fazendo outras atividades. Eles descobriram que essas pessoas tinham um risco muito maior de desenvolver câncer de cólon, endométrio e pulmão, comparado a pessoas que se exercitavam durante o dia.
3. Falta de sono
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros são afetados por distúrbios do sono. Um professor da mesma organização ressaltou que a falta de sono e noites mal dormidas aumenta o risco de infartos e doenças cardíacas, assim como o hábito de fumar todos os dias.
4. Bronzeamento artificial
A princípio, o bronzeamento artificial parece uma alternativa mais segura e controlada se comparada à luz solar. No entanto, ambos podem ser nocivos à saúde e tão perigosos quanto o tabagismo. Um estudo publicado em 2014 mostrou que o bronzeamento artificial desencadeou mais casos de câncer de pele comparado aos casos de câncer de pulmão causados pelo tabagismo.
5. Má alimentação
Açúcar, alimentos processados e gordura saturada expõem as pessoas a riscos de saúde tão sérios quanto o hábito de fumar. Um estudo realizado em 2016 mostrou que os riscos de mortalidade associados à má alimentação são mais altos que o uso de álcool, cigarro, drogas e relações sem proteção, todos juntos!
Fonte | Fotos: depositpho
Sem comentários:
Enviar um comentário