Materiais Estranhos Que Você Não Vai Acreditar Que São Reais
14. Materiais hidrofóbicos
A hidrofobia é o medo e/ou fobia a água. Se você achou que isso só atingia seres humanos, saiba que existem materiais hidrofóbicos. Como assim? Eles simplesmente repelem a água como se tivessem medo dela, e são frequentemente utilizados para proteger outros tipos de material. Eles são feitos de dióxido de silício e nanopartículas de titânio, e podem ser encontrados em gel e sprays para roupas, toalhas de mesa e materiais de construção.
13. Hexafluoreto de enxofre
Este gás é cinco vezes mais pesado que o ar, e não escapa do recipiente no qual é colocado. Isso significa que objetos sólidos podem flutuar na superfície desse gás, como se não houvesse gravidade. Apesar de não ser um gás tóxico, por ser mais denso que o ar, ele expulsa o oxigênio em ambientes fechados e de pouco espaço, causando asfixia. Outra mudança que ocorre no seu corpo é uma repentina mudança no tom da sua voz, que vai ficar mais grave.
12. Gálio
Ver um metal líquido é uma coisa, mas ver um metal líquido que funde em temperatura ambiente é algo até então inimaginável. Tente colocar o gálio em um copo de água quente e veja o material derreter diante dos seus olhos. Este material é usado em várias indústrias de alta tecnologia.
11. Pó explosivo
Existem dois tipos de compostos que não possuem qualquer aplicação industrial: o triiodeto de nitrogênio e o fulminato de prata. Eles não podem ser usados porque simplesmente explodem ao serem tocados, e se transformam em nuvens coloridas de fumaça. Embora seja divertido assistir, esse processo não tem qualquer utilidade.
10. O metal com memória
O nitinol é uma liga metálica composta de níquel e titânio em percentagens atômicas iguais. Seu diferencial é que ele tem um tipo de memória, ou seja, consegue se lembrar da sua forma original. Tudo que você precisa fazer é aquecê-lo para voltar ao formato que era antes. Incrível, não é mesmo?
9. Madeira programável
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts conseguiram criar laminados de madeira que se moldam a uma determinada forma quando molhados. Os laminados são infundidos com um material inteligente especial para dar-lhes a capacidade de mudar de forma.
8. Gelo quente
Em forma de cristal, o acetato de sódio é praticamente indistinguível do gelo regular. Assim que é tocado quando está em forma líquida, ele se solidifica. Na verdade, é um material bastante sensível ao toque, e é a substância secreta que é colocada em bolsas e outros materiais térmicos.
7. Hidrogel
Esta substância tem diversas aplicações, desde implantes mamários até a manutenção da umidade no solo. Sua principal característica é sua capacidade de mudar o tamanho de acordo com a temperatura, levando alguns a acreditar que está realmente vivo!
6. Materiais autorreparadores
Esta incrível substância já é utilizada para cobrir smartphones e fazer materiais médicos. Ele contém microcápsulas de uma bactéria que é instantaneamente ativada ao ser danificada. Ela se ajusta a rachaduras na estrutura onde está inserida para se restaurar perfeitamente.
5. Aerogel
O grafeno é um material que pode mudar o mundo e o aerogel foi desenvolvido com base nele. O aerogel tem muitas propriedades únicas – é um sólido transparente, resistente ao fogo e 500 vezes menos denso que a água. Além disso, é apenas 1,5 vezes mais denso que o ar, apesar de ser um sólido. O seu valor ainda é muito alto, mas cientistas pretendem torná-lo mais acessível no futuro.
4. Césio
O césio é o mais ativo de todos os metais. Tem um ponto de fusão muito baixo, e até mesmo derrete se você segurar um frasco nas mãos. Ao ser deixado de lado, o césio endurece e se forma em belos cristais. É usado para alimentar relógios atômicos, que são os relógios mais precisos do mundo.
3. Putty magnético
Este material é como a massinha de modelar que as crianças adoram brincar, mas está cheio de micro imãs que se movem quando entram em contato com um ímã.
2. Grafeno
O grafeno é uma fina camada de carbono puro que tem o potencial de mudar o mundo. Trata-se de um condutor de eletricidade muito melhor que o cobre e cerca de 200 vezes mais forte do que o aço, sendo seis vezes mais leve. Também é quase perfeitamente transparente, absorvendo apenas 2% da luz que o atinge.
1. Plutônio
O plutônio é o material usado em reatores nucleares e mísseis. Embora os filmes de ficção do cinema te fizeram acreditar que sua cor é verde brilhante, ele na verdade tem uma cor nada atraente, e também mancha quando entra em contato com o ar. É um metal muito perigoso e requer rigorosas medidas de proteção antes de ser manipulado.
Fonte e imagens: brightside
Sem comentários:
Enviar um comentário