domingo, 12 de novembro de 2017

O Que o Amor Causa em Nosso Corpo

Todos nós apreciamos o sentimento amor. Mas você sabia que existe uma ciência real por trás disso? Abaixo estão alguns dos efeitos mais surpreendentes e cientificamente comprovados que o amor tem em sua mente e corpo.
 
saúde e amor
1. O amor é um analgésico natural
Um abraço sincero é bom e reconfortante. No entanto, estudos demonstraram que a oxitocina (um produto químico no cérebro que cria uma sensação de calma e proximidade) liberada durante um abraço de 10 a 20 segundos pode combater a dor, especialmente dores de cabeça.
Há casos em que basta olhar uma fotografia do seu ente querido. Isso aumenta seu limite de resistência e reduz a dor (até 40% em casos moderados e 15% em graves). Nosso cérebro associa a imagem do nosso parceiro ou pessoa amada a uma distração agradável, fazendo com que qualquer tipo de dor seja mais suportável, atuando como analgésico.
Os cientistas também descobriram e comprovaram que a estimulação sexual, especialmente os orgasmos, também fazem um ótimo trabalho para bloquear a dor. É especialmente eficaz para dor nas costas crônica, sintomas de artrite e cãibras.

2. O amor cuida do seu coração
As expressões de amor também têm a capacidade de reduzir sua frequência cardíaca pela metade. É mais eficaz em situações estressantes, reduzindo o risco de doenças cardíacas a longo prazo. Além de liberar oxitocina, o amor também demonstrou diminuir o estresse, diminuir a pressão arterial e reduzir a ansiedade regular e social, além de estimular a autoestima e ajudar a evitar e combater a depressão.

saúde e amor
3. O amor ajuda seu corpo a combater doenças
Desde mãos dadas a atividades sexuais, os gestos relacionados ao amor aumentam a produção de endorfinas, o que, por sua vez, melhora o nosso sistema imunológico. Da mesma forma, pessoas doentes que se sentem amadas têm uma resposta muito melhor a tratamentos e se sentem mais motivadas para lutar contra a doença.
4. O amor trata a insônia
Os hormônios do amor oxitocina e endorfinas, inibem a liberação de cortisol, um hormônio responsável pelo estresse, que, por sua vez, promove naturalmente um melhor descanso. A relação sexual também foi o tratamento mais eficaz para a boa noite de sono.
5. O amor diminui a probabilidade de dependência química e reduz os sintomas de abstinência
Drogas como opiáceos, cocaína, nicotina e álcool são tão viciantes porque afetam os níveis de dopamina nos nossos corpos. A dopamina é responsável por uma onda repentina de prazer e efeitos eufóricos. A paixão funciona da mesma maneira.
Mas, além de liberar dopamina, também aumenta a liberação de testosterona e oxitocina, o que constitui a melhor combinação para evitar e combater o vício. Portanto, estar apaixonado tem a capacidade de preencher sua vida com todo o prazer e êxtase que você precisa. Mas ao mesmo tempo, quando se luta contra um vício, sentir-se amado literalmente ajuda você a lidar com os sintomas de abstinência e reduz sua dependência química.
 
saúde e amor
6. O amor promove a longevidade
De acordo com pesquisas, as pessoas em relacionamentos significativos, particularmente aqueles em um casamento, se sentem mais saudáveis e se beneficiam de um estilo de vida sólido (incluindo escolhas alimentares, refeições regulares, melhor descanso e menos estresse). Estar envolvido romanticamente com alguém também faz com que as pessoas abordem as condições físicas mais rapidamente, provando que as pessoas apaixonadas e em um relacionamento comprometido tendem a viver mais tempo.
7. O amor é terapia
As pessoas recorrem à terapia por muitas razões. Na maioria das vezes, é porque eles querem ser ouvidos e entendidos. No entanto, não importa quantos especialistas você vá, a pessoa mais capaz e disponível para lhe oferecer um ouvido eficiente para ouvir é o parceiro que você ama. O apoio e o carinho do seu parceiro são tanto mentalmente quanto fisiologicamente o principal remédio que você precisa para lidar com suas fobias, depressão, ansiedades sociais e sua condição física.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue