Como Filtrar Avaliações de Hotéis e Restaurantes na Internet
Hoje em dia, é muito mais difícil ser enganado quando vamos planejar uma viagem, pois, com o avanço da tecnologia e o acesso à informação pela internet, podemos garimpar o máximo possível de informações a respeito do local onde vamos, como chegar, os hotéis, a infraestrutura local etc. Além disso, há uma série de sites relacionados a viagem com avaliações feitas tanto pela equipe como pelos leitores, o que facilita ainda mais.
Dentre todos esses sites, um dos maiores e mais conhecidos é o Trip Advisor. São mais de 500 milhões de avaliações de viajantes sobre hotéis, aeroportos, rodoviárias, restaurantes e muito mais. No entanto, confiar exclusivamente nessas avaliações também tem as suas ‘pegadinhas’.
É por isso que, abaixo, listamos os cinco principais tipos de comentários de usuários que você pode esperar encontrar nesses sites, para ajudá-lo a entender melhor como eles funcionam, e assim você pode fazer suas próprias escolhas com mais segurança ao viajar ou até mesmo jantar na sua cidade.
1. Raiva
Comentários cheios de ira podem vir de ex-funcionários descontentes, um possível competidor do estabelecimento ou uma pessoa que realmente não gostou de nada do que foi oferecido no local. No entanto, vários desses comentários são escritos mais por ‘espiões’ do que viajantes verdadeiros.
Sinais a serem considerados:
Nada de bom para dizer
Não importa o quão terrível seja o local, sempre há algo de bom que pode ser dito a respeito, mesmo que seja algo aparentemente insignificante. Qualquer avaliador que não consegue pensar em um único aspecto positivo de um local deve ser ignorado.
Nada de bom para dizer
Não importa o quão terrível seja o local, sempre há algo de bom que pode ser dito a respeito, mesmo que seja algo aparentemente insignificante. Qualquer avaliador que não consegue pensar em um único aspecto positivo de um local deve ser ignorado.
Se queixar de que o estabelecimento não tem controle
Claro que é válido se queixar de segurança ou ruídos, por exemplo, mas reclamar sobre o comportamento dos outros clientes e culpar o estabelecimento já é um exagero. Afinal, cada cliente tem um tipo de comportamento.
Claro que é válido se queixar de segurança ou ruídos, por exemplo, mas reclamar sobre o comportamento dos outros clientes e culpar o estabelecimento já é um exagero. Afinal, cada cliente tem um tipo de comportamento.
Comentários exagerados
Se uma avaliação começa com algo como “FUJA!” ou “Não gaste seu dinheiro aqui!”, nem termine de ler. Ninguém é dono da opinião a ponto de dizer o que devemos ou não devemos fazer ou onde ir. Será que realmente este lugar é tão horrível assim?
Se uma avaliação começa com algo como “FUJA!” ou “Não gaste seu dinheiro aqui!”, nem termine de ler. Ninguém é dono da opinião a ponto de dizer o que devemos ou não devemos fazer ou onde ir. Será que realmente este lugar é tão horrível assim?
Pessoas que se ofendem com facilidade
Sabe aquele tipo de pessoa que se chateia com qualquer mero detalhe? Isso também pode ser visto nos comentários. Escrever algo sobre pequenos detalhes do garçom, por exemplo, é bem diferente do que reclamar de um serviço mal feito. Há pessoas que reclamam da aparência do funcionário, da forma como as pessoas respondem, ou seja, comentários que podem ser até tolos. Lembre-se que, quando você está em outro estado ou país, o comportamento pode mudar. O que pode ser rude para nós é normal para eles.
Sabe aquele tipo de pessoa que se chateia com qualquer mero detalhe? Isso também pode ser visto nos comentários. Escrever algo sobre pequenos detalhes do garçom, por exemplo, é bem diferente do que reclamar de um serviço mal feito. Há pessoas que reclamam da aparência do funcionário, da forma como as pessoas respondem, ou seja, comentários que podem ser até tolos. Lembre-se que, quando você está em outro estado ou país, o comportamento pode mudar. O que pode ser rude para nós é normal para eles.
Se achar elitista
Algumas pessoas têm realmente um ar de superioridade mesmo quando vão a um estabelecimento um pouco mais simples. Algumas pessoas colocam apenas uma estrela na avaliação por coisas pequenas, como “a entrada estava muito salgada” ou “o garçom não abriu o vinho direito”.
Algumas pessoas têm realmente um ar de superioridade mesmo quando vão a um estabelecimento um pouco mais simples. Algumas pessoas colocam apenas uma estrela na avaliação por coisas pequenas, como “a entrada estava muito salgada” ou “o garçom não abriu o vinho direito”.
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2. Euforia
Por outro lado, há outras pessoas que são extremamente o oposto, e parecem ficar entusiasmadas com aspectos mais irrelevantes. É claro que é bom ter uma visão positiva das coisas, mas amendoim de graça não vale cinco estrelas na avaliação, não é mesmo?
Sinais a serem considerados:
Não ter nada de ruim para dizer
Embora sempre haja algo de bom em praticamente tudo, se você olhar o suficiente, também encontrará alguns pequenos problemas. Muitas vezes, são pessoas que ainda não têm tanta experiência nisso e não analisam os locais com um olhar mais crítico.
Não ter nada de ruim para dizer
Embora sempre haja algo de bom em praticamente tudo, se você olhar o suficiente, também encontrará alguns pequenos problemas. Muitas vezes, são pessoas que ainda não têm tanta experiência nisso e não analisam os locais com um olhar mais crítico.
Escrevendo sobre experiências altamente pessoais
Uma pessoa de muita sorte conhecia o gerente do hotel com o qual estudou na universidade e conseguiu um bom desconto na hospedagem resolve escrever tudo isso na avaliação. Apesar de ter tido sorte, isso não é uma avaliação a ser considerada, pois ela fala de algo pessoal sem considerar a qualidade do local.
Uma pessoa de muita sorte conhecia o gerente do hotel com o qual estudou na universidade e conseguiu um bom desconto na hospedagem resolve escrever tudo isso na avaliação. Apesar de ter tido sorte, isso não é uma avaliação a ser considerada, pois ela fala de algo pessoal sem considerar a qualidade do local.
3. Lucro
Segundo um estudo realizado pela Universidade Harvard, cerca de 16% das avaliações feitas no site Yelp são falsas, muitas delas criadas justamente para gerar mais crédito ao local, atraindo clientes e até mesmo investidores.
Sinais a serem considerados:
Aquela pessoa não tem outras avaliações
Não é estranho que uma pessoa que tem apenas uma única avaliação no TripAdvisor tenha dito maravilhas sobre um local específico e você não consegue ver mais nada do que ela escreveu? Pode ser que essa pessoa seja amiga do dono e escreveu aquela avaliação só para ajudar.
Aquela pessoa não tem outras avaliações
Não é estranho que uma pessoa que tem apenas uma única avaliação no TripAdvisor tenha dito maravilhas sobre um local específico e você não consegue ver mais nada do que ela escreveu? Pode ser que essa pessoa seja amiga do dono e escreveu aquela avaliação só para ajudar.
Eles usam palavras que nós não usamos
Preste atenção na linguagem das avaliações. Embora muitas pessoas escrevam bem, no geral são textos claros e simples. Avaliações com excesso de adjetivos e qualidades como ‘suntuoso’, ‘espetacular’, ‘magnífico’ e afins devem ser levados em consideração.
Preste atenção na linguagem das avaliações. Embora muitas pessoas escrevam bem, no geral são textos claros e simples. Avaliações com excesso de adjetivos e qualidades como ‘suntuoso’, ‘espetacular’, ‘magnífico’ e afins devem ser levados em consideração.
Contam a história da vida
Um estudo da Universidade Cornell revelou que uma boa parte das avaliações falsas faz uso da narrativa em primeira pessoa, incluindo motivos para fazer uma viagem ou até mesmo detalhes de seus companheiros de viagem. Comentários genuínos tendem a se concentrar nos fatos (por mais desagradáveis que possam ser), como preços e a qualidade do banheiro.
Um estudo da Universidade Cornell revelou que uma boa parte das avaliações falsas faz uso da narrativa em primeira pessoa, incluindo motivos para fazer uma viagem ou até mesmo detalhes de seus companheiros de viagem. Comentários genuínos tendem a se concentrar nos fatos (por mais desagradáveis que possam ser), como preços e a qualidade do banheiro.
Eles podem realmente admitir a fraude
Com o intuito de promover o próprio comércio, alguns comentadores dizem algo como: "Oi pessoal, eu estou recebendo um monte de coisas grátis de lugar X quando escrevo comentários positivos aqui!" Não precisa nem dizer que esses comentários não são confiáveis.
Com o intuito de promover o próprio comércio, alguns comentadores dizem algo como: "Oi pessoal, eu estou recebendo um monte de coisas grátis de lugar X quando escrevo comentários positivos aqui!" Não precisa nem dizer que esses comentários não são confiáveis.
Status
Existem usuários que escrevem quantidades ridículas de comentários, simplesmente porque se acham um tipo de celebridade para tal. Como eles parecem apenas estar escrevendo por causa disso, suas revisões geralmente podem estar longe de serem esclarecedoras.
Sinais a serem considerados:
São bastante egocêntricos
Algumas pessoas realmente parecem acreditar que o mundo gira em torno delas, e suas avaliações são um puro reflexo de tal mentalidade. Um usuário, por exemplo, foi ao restaurante do chef Gordon Ramsay em Londres e escreveu que se sentou em um local do estabelecimento reservado apenas para convidados especiais. E há outros que preferem falar que podem pagar por um restaurante caro sem ao menos avaliar o resto do serviço.
São bastante egocêntricos
Algumas pessoas realmente parecem acreditar que o mundo gira em torno delas, e suas avaliações são um puro reflexo de tal mentalidade. Um usuário, por exemplo, foi ao restaurante do chef Gordon Ramsay em Londres e escreveu que se sentou em um local do estabelecimento reservado apenas para convidados especiais. E há outros que preferem falar que podem pagar por um restaurante caro sem ao menos avaliar o resto do serviço.
O autor tem mais de 200 avaliações
Nem o jornalista mais competente tem tantas avaliações assim, e olha que eles são pagos para isso!
Nem o jornalista mais competente tem tantas avaliações assim, e olha que eles são pagos para isso!
Escrevem com um humor forçado
Algumas pessoas se acham as mais engraçadas e querem transparecer isso em suas avaliações. Infelizmente, esse tipo de texto não acrescenta em nada, pois eles querem mostrar algo irreverente quando na verdade deveriam focar nas informações sobre o estabelecimento.
Algumas pessoas se acham as mais engraçadas e querem transparecer isso em suas avaliações. Infelizmente, esse tipo de texto não acrescenta em nada, pois eles querem mostrar algo irreverente quando na verdade deveriam focar nas informações sobre o estabelecimento.
5. Dever
Aqui está o que você esperava! Finalmente, chegamos aos usuários que você realmente pode confiar. Estas são as pessoas que, sem qualquer tipo de obrigação, fazem o trabalho correto apenas com o intuito de ajudar e orientar os outros.
Sinais a serem considerados:
Fazem concessões
Uma pessoa conscienciosa compreenderá a importância da polaridade, ou seja, que existem aspectos positivos e negativos para tudo. Só porque você teve uma má experiência uma vez não significa que o restaurante em questão seja um desastre. Por outro lado, não é porque você frequenta um estabelecimento por gostar do serviço e da comida que não precisa dar cinco estrelas, porque vez ou outra nem tudo é maravilhoso.
Fazem concessões
Uma pessoa conscienciosa compreenderá a importância da polaridade, ou seja, que existem aspectos positivos e negativos para tudo. Só porque você teve uma má experiência uma vez não significa que o restaurante em questão seja um desastre. Por outro lado, não é porque você frequenta um estabelecimento por gostar do serviço e da comida que não precisa dar cinco estrelas, porque vez ou outra nem tudo é maravilhoso.
Gostam de dar detalhes
Isso é importante no caso de avaliações de hotéis, por exemplo. Uma pessoa pode escrever algo como: “paguei 200 reais de diária em lugar X, mas achei que o banheiro poderia ter uma infraestrutura melhor” é totalmente o oposto de alguém que escreve: “O banheiro era ridículo de tão pequeno!”
Isso é importante no caso de avaliações de hotéis, por exemplo. Uma pessoa pode escrever algo como: “paguei 200 reais de diária em lugar X, mas achei que o banheiro poderia ter uma infraestrutura melhor” é totalmente o oposto de alguém que escreve: “O banheiro era ridículo de tão pequeno!”
Escreve o essencial
A pessoa que escreve uma avaliação correta dá os detalhes essenciais de um hotel ou restaurante, coloca prós e contras e, mesmo em uma avaliação pouco positiva, sempre pondera aquilo que vai dizer. Isso é o mais importante.
A pessoa que escreve uma avaliação correta dá os detalhes essenciais de um hotel ou restaurante, coloca prós e contras e, mesmo em uma avaliação pouco positiva, sempre pondera aquilo que vai dizer. Isso é o mais importante.
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