sábado, 25 de novembro de 2017

EXPRESSO

1035
24 NOV 2017
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Jerónimo e a “bandeirinha” do Bloco, em entrevista. As coligações negativas anti-PS. O capítulo oculto de Pedrógão. Abraços polémicos
Boa tarde,

A abertura do Expresso Diário desta sexta-feira é feita com uma entrevista ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na qual reconhece que o seu partido está mais “expedito” a comunicar, na mesma linha do BE, “mas numa expressão honesta, nunca tentando pôr ovos em ninho alheio”. A entrevista, da Helena Bento e da Rosa Pedroso Lima pode ser lida na íntegra na edição do semanário.

Do Parlamento, entretanto, a Mariana Lima Cunha faz um bom resumo das coligações negativas que baralham as contas de Centeno – ou seja algumas das medidas aprovadas no Parlamento contra a vontade do PS (e também aquelas em que o PSD deu a mão ao Governo).

O Governo acabou por autorizar a publicação do capítulo oculto – o capítulo 6 - sobre o mortífero incêndio de Pedrógão. A decisão foi decidida na reunião desta sexta-feira entre os representantes da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e o ministro da Administração Interna, reunião essa que a Christiana Martins acompanhou. Nesta edição revelamos o que diz esse capítulo até hoje “secreto”.

Os impostos na fatura da eletricidade pesam mais em Portugal que no resto da Europa. Os dados constam do terceiro relatório da Comissão Europeia sobre a União da Energia, revelado esta sexta-feira e que o Miguel Prado esteve a dissecar.

novo Presidente do Zimbabwe tomou posse esta sexta-feira. A Cristina Pombo conta quem é este homem a quem chamam o “crocodilo” e questiona se poderá será ele o salvador do país.

Mais uma grande figura de Hollywood vê a sua carreira interrompida, desta vez por um gesto raramente associado à ideia de crime sexual – um abraço. Será também o abraço uma forma de abuso? É sobre isto que escreve o Luís M. Faria.

O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George, o ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo e a jornalista Diana Andringa foram três dos jovens que, ainda estudantes, foram para as zonas varridas pelas enxurradas de 25 de novembro de 1967 recuperar corpos e ajudar sobreviventes. A Joana Pereira Bastos recolheu os seus depoimentos, que publicamos neste Expresso Diário.

Se não sabe quem é Débora Umbelino, a Ana França explica: tem 22 anos, vem de Leiria mas traz na sua música os fiordes da Escandinávia.

Na opinião, o Nicolau Santos diz que “hoje é um dia reservado ao veneno“, o Henrique Monteiroescreve sobre aquilo que considera “o súbito amor dos comunistas” pelos “duodécimos”, o Henrique Raposo diz que “Não é Marx, é Aristóteles“ e o Daniel Oliveira afirma que “há jornalistas que querem o poder da PIDE”.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, com energia. Um abraço
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Jerónimo de Sousa: “Percebo o BE quando tenta meter a bandeirinha”
● Em entrevista ao Expresso, Jerónimo de Sousa reconhece que o PCP está mais “expedito” a comunicar, na mesma linha do BE, “mas numa expressão honesta, nunca tentando pôr ovos em ninho alheio”
● As coligações negativas que baralham as contas de Centeno
Impostos na fatura elétrica pesam mais em Portugal que no resto da Europa
Impostos na fatura elétrica pesam mais em Portugal que no resto da Europa
Incêndios. O que diz o capítulo “secreto” do relatório de Pedrógão
Incêndios. O que diz o capítulo “secreto” do relatório de Pedrógão
Nicolau Santos
Hoje é um dia reservado ao veneno
 
Daniel Oliveira
Há jornalistas que querem o poder da PIDE
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
Henrique Monteiro
Duodécimos: o súbito amor dos comunistas
 
TESTEMUNHOS
Cheias de 1967. “Ter estado lá deu corpo e sentido à minha vida”
ÁFRICA
Emmerson Mnangagwa. Será o “crocodilo” o salvador do Zimbabwe?
SOCIEDADE
O abraço também pode ser uma forma de abuso?
MÚSICA
A insularidade surrealista de Surma
CULTURA E LAZER
“Gauguin” est arrivé à Tahiti. “Por Falar Noutra Coisa”, a “Utopia” de Björk também já chegou

TODO-O-TERRENO
Era uma vez em Fronteira. É outra vez em Fronteira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue