CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
RTP - O ESSENCIAL
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
Manhã marcada pela notícia de que Portugal e Espanha chegaram a acordo em relação à construção de um aterro de resíduos nucleares na central nuclear de Almaraz.
Acordo amigável. A decisão resulta de uma reunião realizada em Malta, a 3 de Fevereiro de 2017, por iniciativa do presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker. Os dois países comprometem-se a encetar “um diálogo e um processo de consulta construtivo” com o objetivo de resolverem o atual litígio sobre a construção de um aterro de resíduos nucleares na central nuclear de Amaraz. Portugal compromete-se a retirar a queixa contra Espanha. Nos próximos dias irá ser realizada uma visita conjunta à central nuclear que vai contar com a participação da Comissão Europeia.
Sem fim à vista esta tragédia. Setenta e quatro corpos de migrantes deram à costa da Líbia junto à cidade de Zawiya, no mar Mediterrâneo. As imagens reveladas pelo Crescente Vermelho mostram dezenas de corpos em sacos ao longo da praia. As causas do afogamento não são, por esta altura, claras. Em 2016, é preciso referir, mais de cinco mil pessoas morreram quando tentavam atravessar o Mediterrâneo.
Um camião carregado de botijas de gás tentou entrar em contramão numa via rápida de Barcelona. A polícia foi obrigada a disparar para deter o condutor, de nacionalidade sueca. A imprensa avança que o camião tinha sido previamente roubado.
As receitas turísticas em Portugal aumentaram 10,7% em 2016 face ao ano anterior.Ultrapassaram os 12.600 milhões de euros, de acordo com o Banco de Portugal. O aumento do número de voos low cost terá sido o facto que mais contribuiu para este crescimento. E foram os franceses que mais gastaram no país. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, a secretária de Estado do Turismo afirmou que a aposta, agora, é atrair turistas da China, dos Estados Unidos e do Canadá.
Até agora, apenas a Rynair mostrou disponibilidade para transferir as operações de voo do aeroporto Humberto Delgado, no centro de Lisboa, para o futuro aeroporto complementar no Montijo. Mas um estudo encomendado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil revela que é fundamental que “as low cost estejam disponíveis para transferir a sua operação para o Montijo”. É preciso “evitar uma dependência excessiva” a uma companhia de baixo custo. Saiba mais aqui.
O jornal Público avançou esta manhã que sairam de Portugal dez mil milhões de euros para paraísos fiscais, entre 2011 e 2014, sem que o Fisco tenha controlado essas transferências. A Inspeção Geral de Finanças já está a investigar. Ouvido pela Antena 1, o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro afirmou que se houve impostos que ficaram por pagar, relativos a essas transferências que não foram vigiadas pelo fisco, eles são recuperáveis.
O Governo vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, no dia 28 de fevereiro, aos trabalhadores “que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos”. Em despacho assinado pelo primeiro-ministro lê-se que “embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios”, existe em Portugal “uma tradição consolidada de organização de festas neste período”.
Continua a dar que falar, e muito, nos meios de comunicação social e nas redes sociais as declarações de Donald Trump sobre a Suécia. O presidente dos EUA falou como se algo grave estivesse a acontecer no país… o que não é verdade. No YouTube cirucla já um vídeo, bem humorado, sobre o que aconteceu na Suécia na última sexta-feira. Vale a pena ver aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário