sexta-feira, 4 de novembro de 2016

tudo por email


Todos nós temos tonturas em algum momento da vida - uma situação categorizada pelo sentimento de falta de instabilidade ou perda de equilíbrio, que podem potencialmente causar desmaios. Quando a tontura é acompanhada por uma sensação de que o ''mundo está girando'', é conhecido como vertigem - um pouco diferente de tonturas inespecíficas. Geralmente, as tonturas tendem a ser um sintoma de outras condições de saúde, como: baixa pressão arterial, doença do músculo cardíaco, doenças neurológicas, anemia, alergias, hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), zumbido no ouvido, infecções de ouvido, acidente vascular cerebral (AVC), problemas de visão, enxaquecas, distúrbios de ansiedade e lesões na cabeça. As tonturas também pode ocorrer como resultado de desidratação, estresse, exercícios mal executados, alterações hormonais no corpo, ou os efeitos colaterais de possíveis medicamentos.
 
Essas situações tendem a ser acompanhadas por sintomas também de falsa sensação de movimento, alterações na visão, pontos cegos, dores de cabeça e pulso lento ou irregular. Se sentir tonturas regularmente, consulte seu médico. Caso contrário, você pode tentar algumas alternativas caseiras naturais como essas descritas abaixo!
 
1. Respire fundo
Inspirar e expirar profundamente é um dos melhores remédios para combater a tontura, porque esse ato vai ajudar a fornecer uma quantidade adequada de oxigênio para o cérebro, relaxar o sistema nervoso e reduzir a sensação de tontura. Saiba como:
• Sente-se ou deite-se em uma posição confortável, colocando uma mão em seu abdômen, e o polegar da outra mão contra uma narina, e feche a boca.
• Inspire lentamente pela narina aberta, enchendo sua barriga com o ar. Segure a respiração, fechando ambas as narinas e seus lábios.
• Depois de 2 a 3 segundos expire lentamente, extraindo o ar da barriga. Repita o procedimento em um total de 10 respirações. Em seguida, sente-se calmamente durante 5 minutos para evitar que fique tonto novamente.
2. Beba água
A desidratação tende a ser uma causa comum das tonturas. Muitas vezes, isso pode ocorrer por ficar um longo período sem beber água, ou deixar de hidratar seu corpo durante e após o exercício. A desidratação também pode causar vômitos ou diarreia, que causa a perda excessiva de líquido. Assim, sempre que você sentir tonturas, tente beber um copo de água para mantê-lo hidratado e tentar controlar essa sensação. Como alternativa, você também pode tomar um chá de ervas com um pouco de mel, sopas, caldos ou sucos de frutas.
3. Alimente-se
Baixos níveis de açúcar no sangue também podem aumentar a probabilidade de sentir-se tonto. A fome pode torná-lo propenso a tonturas. Assim, sempre que você sentir isso, tente comer alguma coisa. Evite permanecer sem se alimentar por um longo período de tempo. Opte por lanches que são ricos em carboidratos ou açúcar, como uma barra de chocolate ou uma banana. Frutas ricas em água também são uma boa alternativa, assim como iogurte, nozes torradas, castanha de caju e amêndoas.
 
4. Gengibre
Esta receita testada pelo tempo faz maravilhas para tonturas e náuseas. Ela estimula o fluxo de sangue para o cérebro e outras partes do corpo, o que ajuda a reduzir as tonturas. Tente mascar uma pequena fatia de gengibre fresco, ou chupá-lo para aliviar esses sintomas. Como alternativa, você também pode saborear cerveja de gengibre ou chá de gengibre durante todo o dia. Como outra opção, você pode tomar suplementos com esta raiz, só não se esqueça de consultar o seu médico para saber exatamente a dose adequada.
5. Use limão
O limão é um excelente remédio para tontura. A vitamina C  dessa fruta estimula o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater doenças. Vários outros nutrientes no limão também podem torná-lo naturalmente energizante. Basta colocar o suco de 1/2 limão em um copo de água e misturar com 2 colheres de chá de açúcar, para obter o alívio da tontura.
6. Coma Phyllanthus emblica​ (sarandi)
 
Também conhecido como ''amla'', este remédio natural, vindo da ayurveda (medicina tradicional indiana), fornece uma rica fonte de vitaminas A e C, aumentando a sua imunidade, melhorando a circulação sanguínea, ajudando a tratar e prevenir tonturas. Veja como: basta moer 2 dessas frutinhas e misture com 2 colheres de chá de sementes de coentro e um copo de água. Deixe descansar durante a noite e, em seguida, coe e beba a água na manhã seguinte. Repita o processo diariamente durante alguns dias.
7. Mel
Os açúcares naturais encontrados no mel podem lhe dar um impulso de energia e aliviar a tontura. O mel também pode ajudar a prevenir a baixa de açúcar no sangue - uma causa comum desse problema. Veja como: misture 2 colheres de chá de mel cru e vinagre de maçã não filtrado em um copo de água fria ou quente. Beba duas vezes por dia. Como alternativa, você pode combinar uma colher de sopa de mel e suco de limão com um copo de água morna. Beba e obtenha o alívio imediato de tonturas.
8. Gingko Biloba
O gingko biloba é uma outra alternativa eficaz que vai combater a tontura. Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, impedindo tonturas. Esta erva também é eficaz no tratamento de zumbido, que também pode provocar o mesmo problema já mencionado.
9.  Consuma tanacetum parthenium (tanaceto)
 
Essa erva benéfica pode lhe ajudar na tontura, e também pode auxiliar no acompanhamento de sintomas como dores de cabeça, náuseas, vômitos e melhorar a sua circulação sanguínea. Mastigue algumas folhas frescas da erva quando você se sentir tonto. Como alternativa, você pode colocar 1 colher de chá de folhas de tanaceto secas com folhas de hortelã em um copo de água quente por 15 a 20 minutos, filtrar e beber.
10. Alimente-se de forma saudável
Uma dieta saudável pode prevenir tonturas, eliminando muitas das condições que contribuem para isso. Por exemplo, você pode evitar tonturas que está relacionado com a anemia, pressão arterial baixa e baixa de açúcar no sangue, por comer alimentos que são ricos em ferro, vitamina A, ácido fólico e fibras. Você também deve escolher os alimentos que são baixos em açúcar e gordura. Inclua no seu cardápio:
• Alimentos ricos em ferro, como fígado, tofu, espinafre, amêndoas, damascos, lentilha, cereais matinais fortificados e aspargos.
• Os alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, limões, pimentões, brócolis, toranja e espinafre.
• Os alimentos ricos em ácido fólico, como folhas verdes, fígado, couve, cereais fortificados, amendoim, banana e brócolis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue