Airlander 10, o Mais Novo Dirigível Que Em Breve Pode Estar Voando!
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Quando
pensamos em dirigíveis, logo nos vem em mente cenas do passado. No
entanto, isto está prestes a mudar, pois eles pretendem voltar com força
total agora nos céus da aviação moderna. Sua segurança, eficiência e
boa economia de combustível são algumas das razões para que eles voltem à
ativa.
Este
é o Airlander 10, um protótipo de dirigível de mais de 90 metros de
altura, feita pela empresa Hybrid Air Vehicles (HAV), no Reino Unido.
Ele pode carregar 10 mil quilos de carga.
O
protótipo foi desenvolvido por 10 anos, mas esta é a primeira vez que a
Hybrid Air Vehicles está mostrando o veículo por completo, agora com
motores e cabines. Agora, a empresa está à procura de quem queira
adquirir esta maravilha.
Preenchido
com mais de 28 milhões de litro de hélio inerte, o Airlander perderá a
pressão lentamente caso ocorra um rompimento do tecido. Por isso, ele é
muito seguro, e a imensa cabine de ar é forrada com um tecido de fibra
de carbono, mylar (uma forte película de poliéster) e kevlar (uma fibra
sintética de aramida muito resistente). A propulsão é feita por quatro
motores – dois dianteiros e dois traseiros.
Mike
Durham, engenheiro chefe da HAV, disse: “Você poderia atirar 100 vezes
nele, e ainda voaria por quatro ou cinco horas antes que fosse
necessário pousar. Também são muito resistentes a danos. Eu poderia
perder um ou até três motores”. Na verdade, o Airlander 10 só precisa de
um dos seus quatro motores para operar e também aterrar de com
segurança.
Na
parte de baixo, o Airlander 10 tem patins almofadados, e isso faz com
que seja possível que desembarque em qualquer lugar que não seja plano o
suficiente – por isso, não há necessidade de aeroportos ou pistas de
pouso e decolagem. Isso torna a aeronave ideal para missões de busca e
salvamento, assim como pesquisas e monitoramento em áreas de difícil
acesso.
O
dirigível foi projetado pela HAV para o Exército dos Estados Unidos
para ser usado como uma plataforma de vigilância, mas o projeto foi
desfeito devido a cortes orçamentários. Por isso, a própria empresa
comprou o protótipo por 300 mil dólares (mais de 600 mil reais) e em
2012 começou a procurar por investidores.
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