|
|
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
|
|
|
Papéis do Panamá provocam abalos pelo mundo fora (mas não na Rússia). Copianço nas faculdades. E polícias…presos |
|
|
Boa tarde,
Começo a newsletter desta terça-feira com um aviso: se já espreitou o Expresso Diário volte a agora, às 19h, para poder lera mais recente investigação exclusiva sobre os Panama Papers. Uma pista: é sobre espiões e como (também) eles recorreram a offshores para encobrir negócios e financiamentos ilegais. Uma justificação: o novo artigo não pôde ser publicado à hora habitual de saída do Expresso Diário (tal como voltará a acontecer nos próximos dias) porque o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, de que o Expresso é parceiro, decidiu que a publicação de novos artigos será feita, todos os dias, às 19 horas.
Dada a explicação, fique a saber o que pode ler mais nesta edição do Diário: mais Panama Papers, agentes da PJ presos… pela PJ, quem são os reis do copianço nas faculdades portuguesas e como ativistas angolanos do grupo recentemente condenado a penas de prisão escaparam a uma rixa mortal na cadeia.
Sobre os Panama Papers, a primeira “vítima” está aí: caiu o Governo da Islândia, cujo primeiro-ministro tinha, com a mulher, uma conta numa dessas offshores, na qual até tinham títulos de dívida de bancos islandeses intervencionados. A Cátia Bruno faz um apanhado das ondas de choque provocadas em todo o mundo pela divulgação dos primeiros “papéis” dos Panama Papers. O caso está a provocar grande agitação política um pouco por todo o mundo, mas na Rússia – cujo Presidente é uma das principais personalidades visadas nas revelações feitas até agora - …não se passa nada.
O caso dos polícias presos por polícias é contado pelo Rui Gustavo, que diz quem são os dois responsáveis da Polícia Judiciária com excelentes resultados no combate ao tráfico de droga que foram detidos por… terem recebidodinheiro de traficantes. A partir de agora, a sua fama será outra.
Esta terça-feira é publicado o maior estudo realizado em Portugal sobre fraude académica – e a Joana Pereira Bastos foi “dissecá-lo” e falar com o autor. Metade dos estudantes admitem copiar nos exames, quem mais copia são os alunos mais ricos e os piores são os rapazes, sobretudo os das Engenharias.
Outro tema em destaque nesta edição do Expresso Diário é sobre a rixa mortal na prisão de Luanda onde se encontram quatro dos 17 ativistas angolanos condenados recentemente a penas de prisão. Familiares dos detidos contaram à Alexandra Simões de Abreu como tudo se passou e disponibilizamos as respetivas gravações áudio, na qual denunciam o que definem como uma prisão “altamente perigosa”, onde os presos “não têm respeito pelos agentes”.
Sobre a Lei das Rendas, a Helena Pereira escreve que, no que diz respeito às lojas históricas, o CDS está ao lado do Governo na defesa das lojas com interesse para o turismo, enquanto o PSD diz que se trata de “um golpe grande” na reforma da lei.
No Diário desta terça-feira leia também os conselhos do Sérgio Magno, nosso camarada da Exame Informática, sobre como lidar com as baterias, seja do telemóvel, do computadorou, até, do automóvel elétrico.
Na opinião, o Ricardo Costa fala hoje de “Maria Luís, a vice óbvia”, o Daniel Oliveira diz o mundo revelado pela investigação Panama Papers “Não é submundo, é o capitalismo globalizado”, o Henrique Raposo garante que “A Suíça é um Panamá Papers” e o Henrique Monteiro espanta-se, dizendo: “Oh, não! Wolfgang Schäuble também já é de esquerda”.
Boas leituras e um bom resto de dia (sem copianços e com bateria suficiente para ler o Expresso Diário)
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário