quarta-feira, 20 de abril de 2016

EXPRESSO - 20 DE ABRIL DE 2016


O cartão de cidadão e o “geringonço” de Henrique Raposo. Barões do PSD e CDS vetam Carlos Barbosa. Marcelo em 2:59, secos&molhados, avatares

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
Algumas partes desta mensagem foram bloqueadas para sua segurança.
551
20 ABR 2016
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
O cartão de cidadão e o “geringonço” de Henrique Raposo. Barões do PSD e CDS vetam Carlos Barbosa. Marcelo em 2:59, secos&molhados, avatares
Boa tarde,

Se depender dos barões do PSD e do CDS, pode dizer-se desde já que uma putativa candidatura à Câmara de Lisboa de Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal, “vai de carrinho” – ou seja não vai. Como escreve a Cristina Figueiredo, figuras como José Luís Arnaut (PSD) e AntónioPires de Lima (CDS) não se esquecem da guerra que Carlos Barbosa travou contra o Governo de Passos Coelho, pelo que não querem ouvir falar sequer da possibilidade de o presidente do ACP ser candidato, apoiado pelo PSD.

No Expresso Diário desta quarta-feira abordamos também a questão da eventual mudança de designação do cartão de cidadão – que o Bloco de Esquerda considera ter uma “linguagem sexista” – para cartão de cidadania, coisa que o Governo já disse que está disponível para fazer. Pedimos ao nosso cronista Henrique Raposo que escrevesse um pequeno ensaio sobre o assunto. Num texto que intitulou “O esganiçado geringonço, ou o sexo das palavras”, o Henrique fala de Marx e de marxismo, de PREC e da novilíngua de Orwell, para concluir que vivemos hoje sob um “policiamento constante da linguagem”.

Um terceiro tema em destaque nesta edição é sobremeteorologia… política. Mais propriamente sobre asrelações entre o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa. O título diz tudo: “Costa e Marcelo: boas abertas mas com possibilidade de trovoadas”. Mas o melhor é ver-ouvir-ler o trabalho, mais um artigo multimédia da série 2:59 para explicar o mundo, com guião e apresentação desta vez a cargo do Martim Silva.

O Diário desta quarta-feira tem mais três temas principais:

- Num deles, a Isabel Leiria e a Vera Lúcia Arreigoso escrevem que o Governo não corta número de vagas a Medicina, como pediu recentemente o Bastonário da Ordem dos Médicos

- Noutro, o Abílio Ferreira foi auscultar qual é o sentimento do mundo empresarial sobre o caso BPI e as consequências que pode ter nas relações entre Portugal e Angola. E osempresários receiam mesmo que haverá consequências.

- No terceiro, desafiámos a nossa fotojornalista Ana Baião a escrever um texto sobre as memórias que tem de um acontecimento inusitado registado há 27 anos – o caso que ficou para a História como os secos e molhados -, estava ela a dar os primeiros passos atrás da lente. A Ana relembra não só o que se passou na manifestação de polícias reprimidos por outros polícias no Terreiro do Paço como a excitação dessa primeira grande experiência profissional e o caos dessa noite no jornal onde então trabalhava (e lembra-se também de umas nodoazitas negras que “adquiriu” durante a cobertura do acontecimento)

Na Cultura e no Lazer do Expresso Diário pode ainda ficar a saber que 2015 é já considerado o melhor ano de sempre em Portugal no que diz respeito ao investimento imobiliário (cresceu 154%, como explica a Conceição Antunes) e o que é que o João Miguel Salvador diz que o realizador James Cameron vai fazer com os próximos “Avatar”. 

Na opinião, o João Vieira Pereira fala de economia nacional e orçamento, exprimindo um desejo (“É bom que exista um Plano B”), o Henrique Monteiro põe-se a fazer perguntas simples (serão?) sobre o caso BPI (“BPI? Caixa Bank? Isabel dos Santos? E eu com isso?”), o Daniel Oliveira escreve sobre o Brasil e a impugnação de Dilma (“A resposta desesperada dos corruptos”) e na sua crónica habitual o Henrique Raposo traça uma “Linha directa entre Zuckerberg e Trump”.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem avatares mas sempre com plano B...
LER O EXPRESSO DIÁRIO
AUTÁRQUICAS
Barões do PSD e CDS vetam Carlos Barbosa para Lisboa
POLÉMICA José Luís Arnaut não esquece cartazes do ACP que foram colocados na rua para contestar o governo de Passos. Pires de Lima nem quer ouvir falar do nome de Carlos Barbosa
“O esganiçado geringonço”: Henrique Raposo escreve sobre o cartão de cidadão
“O esganiçado geringonço”: Henrique Raposo escreve sobre o cartão de cidadão
MULTIMÉDIACosta e Marcelo: boas abertas mas com possibilidade de trovoadas

2:59 PARA EXPLICAR O MUNDO
MULTIMÉDIACosta e Marcelo: boas abertas mas com possibilidade de trovoadas

2:59 PARA EXPLICAR O MUNDO
Daniel Oliveira
A resposta desesperada dos corruptos
 
Henrique Raposo
Linha directa entre Zuckerberg e Trump
 
Henrique Monteiro
BPI? Caixa Bank? Isabel dos Santos? E eu com isso?
 
João Vieira Pereira
 
SECOS E MOLHADOS
Crónica de uma fotógrafa que viu polícias a carregar sobre polícias. Foi precisamente há 27 anos
ANGOLA VAI RETALIAR?
Empresários incomodados com “guerrilha permanente” Angola/Portugal. “Caso BPI foi estupidamente politizado”
ENSINO SUPERIOR
Médicos queriam redução, Governo mantém: número de vagas a Medicina não é para cortar
QUATRO MESES SEM GOVERNO
Espanha precisa de um milagre
AVATAR
As minisséries chegaram ao cinema
VIDA
Há uma febre de imobiliário em Portugal

O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue