terça-feira, 12 de janeiro de 2016

OBSERVADOR - 12 DE JANEIRO DE 2016

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Dancing in the street, foi o que fizeram milhares de pessoas, um pouco por todo o mundo, cantando, lembrando e chorando a morte de David Bowie. Os jornais, todos eles, fizeram capas lindas, numa homenagem que devíamos guardar. Também nós por aqui, no Observador, fizemos dele a nossa banda sonora - à medida que íamos escrevendo tudo isto que se segue (e muito mais):
O concerto que Bowie deu e ninguém quis ver
Bowie e Mercury cantam Under Pressure a cappella
Bowie no cinema: vocação para o fantástico
Let's Dance? As canções mais famosas de Bowie
"Lazarus". O vídeo em que Bowie se despediu de nós
As várias personagens de Bowie
Reconhece-o? A vida de Bowie em imagens
Bowie em 15 frases: "Freud ia adorar conhecer-me".

Starman foi Lionel Messi, que ganhou a sua 5ª Bola de Ouro - muitas por causa do muito que ele faz em campo. Eis o 2015 da Pulga de Ouro, contado pelo Diogo Pombo. 
A cerimónia premiou também Luís Enrique como melhor treinador - e um jogador brasileiro desconhecido de todos pelo golo do ano, um daqueles para não mais esquecer. 
A outra bola de ouro, essa, foi para Carli Lloyd - uma senhora jogadora de futebol.

Não é China Girl, mas sim China Man: o homem mais rico da China comprou um estúdio de Hollywood, pela módica quantia de 3.240 milhões de euros. Os estúdios Legendary Entertainment produziram filmes como "Jurassic World" e "Godzilla".

Ashes do Ashes foi o que se viu em Istambul: uma explosão no centro da cidade fez várias vítimas esta manhã.

Vamos então ao resto da atualidade? Desta vez vou acompanhá-la com títulos de boas músicas de David Bowie - também eu tenho uma dívida para com ele.

As presidenciais(Fantastic Voyage)
Aqueceram com a campanha na estrada - mas ainda longe dasoito anteriores campanhas que já vimos. Já tivemos um Presidente militar, lutas fraticidas à esquerda e só uma vez houve eleição a duas voltas. A Elsa Oliveira, da agência Lusa, fez para o Observador esta viagem pela história das presidenciais, em 8 takes devidamente ilustrados.  

(Five Years)
Para já, o que temos é isto: um Nóvoa camaleónico com banda sonora de Bowie; um Marcelo que descansa Costa e dá conselhos a Passos; e uma Maria de Belém entre lares, bibes e bifanas.
Se quiser rever o filme do dia de ontem, incluindo os restantes candidatos, tem aqui o link.

(Hang On To Yourself)
Por aqui, temos também uma entrevista a Maria de Belém, com título sugestivo: “Não tenho outro lóbi que não o que é exercido à vista de toda a gente”.

(
Breaking Glass)
E também o nosso 1º Podcast, com as notas aos candidatos após os debates (à Marcelo, como ele fazia no Exame da TSF).
Vale a pena também passar os olhos pelas declarações de rendimentos dos candidatos, vistas pelo Público, com falhas e omissões - incluindo de Paulo Morais, o candidato que luta contra a corrupção. 

(Reality)
Para um ponto de situação sobre as sondagens, falámos com o Pedro Magalhães, que nos explicou o que podemos ter por certo - e tudo o que é incerto.
E para se manter atualizado, o melhor será ir acompanhado o nosso liveblog, onde a campanha vai ser sendo registada a par e passo.

Informação relevante
(This is ground control to major Tom)
Os hospitais já não vão para as misericórdias. O Governo decidiu reverter mais uma decisão do Governo anterior, alegando “que os utentes, os profissionais de saúde e as autarquias têm evidenciado o seu desacordo relativamente a estes processos”.

(Modern Love)
O regresso às 35 horas promete dar dores de cabeça à esquerda. Nos hospitais e nas escolas reina uma certa preocupação, no Parlamento o PCP e BE querem uma aplicação mais rápida - e nas ruas os sindicatos ameaçam com uma greve se assim não for. O Negócios explica também que a nova legislaçãopode não se aplicar a alguns trabalhadores, provocando "disparidades" entre trabalhadores com as mesmas funções.

(Breaking Glass)
A Moody's pode fazer uma revisão intercalar do ratingde Portugal, já na sexta-feira. O Commerzbank admite que a agência de rating poderá lançar um aviso, tendo em conta a subida dos juros e a situação política indefinida.
O Jornal de Negócios explica hoje que vêm aí uma prova de fogo, quer na relação com os credores - um orçamento para ver em Bruxelas e uma visita da troika no fim do mês. E já com um mau ponto de partida: os problemas no Banif e Novo Banco levaram a que os reembolsos ao FMI sejam 1/3 do previsto.

(This is not America)
As empresas do Estado ainda não sabem como vão pagar os subsídios de férias deste ano. O Ministério das Finanças está a estudar o problema, explica o Económico.

(The Angels Are Gone)
Um membro do Governo de Passos furou um embargo do INE - e isso levou a instituição a queixar-se e a mudar as regras de divulgação prévia de informação. 

(Heroes)
Apesar dos pesares, desde 2007 que não nasciam tantas empresas.
E pode vir aí mais uma fonte de negócio: o Governo quer darbenefícios fiscais para proprietários que reabilitem e arrendam casas, diz o Económico.

(Boys Keep Swinging)
Um ex-espião foi a tribunal admitir que as secretas possuem"fontes humanas" que lhes permitem acesso a dados pessoais, como telefones, contas bancárias, IRS e Segurança Social ao alcance dos serviços.

(Up The Hill Backwards)
Pedro Norton renunciou ao cargo de CEO da Impresa. Ésubstituído por Francisco Pedro Pinto Balsemão. O filho do presidente do grupo diz que é um "enorme orgulho" poder liderar a Impresa.

(Can You Hear Me)
António Costa mantém intenção de negociar solução para papel comercial  do antigo BES. 

Os nossos Especiais

(New Killer Star) 
As máfias da noite, ou quando os Sopranos deixam de ser ficção.  O Luís Rosa foi ver tudo o que a Operação Fénix conta extra-futebol, episódios sobre a noite, bares, discotecas, seguranças e violência. E garante que quem se recorde da Operação Noite Branca vai ter uma sensação de deja vu com esta história.

(Repetition)
Novo stress na China? Três razões para manter a calma.Bolsas voltaram a afundar, apesar de novos esforços das autoridades para estancar a hemorragia. Mas faz sentido temer o pior? O Edgar Caetano ouviu, nos mercados, quem dá três razões para mantermos a calma

(Golden Years) 
Tecnologia nova para fazer a nossa vida mais fácil. Foi o primeiro grande evento tecnológico do ano, onde foram apresentadas as principais novidades e tendências tecnológicas. Muitos destes produtos vão fazê-lo abrir a boca de espanto, mas acabarão a fazer parte das nossas vidas. Preparado?

(Fame)
35 anos de rock sem nunca partir uma guitarra. Se não fosse músico seria arquiteto ou designer. Está a preparar um programa de TV com música ao vivo e passa cada vez mais tempo no Porto - "qualquer dia mudo-me para lá". Rui Veloso, 35 anos depois do início da carreira, numa boa conversa com o Pedro Esteves.

Notícias surpreendentes
(Survive) 
Já está farto da chuva? 10 dicas para curar a depressão de inverno. Tem notado cansaço extremo e irritação? Para o caso de já desesperar por uns raios de sol, a Sílvia Silva reuniu algumas dicas para dar luz a estes dias cinzentos.

(The man who sold the world)
Não será bem cinzento, mas a verdade é que o mundo mudou - por nossa causa. Os especialistas garantem que o impacto da ação do homem desencadeou uma nova era geológica. Seja, então, bem-vindo ao "Antropoceno".
(Changes)
Provando que nem tudo o que mudou mudou para pior, aqui tem 51 fotos raras que contam a história do século XX. Não, não são mesmo as que estamos habituados a ver, nem as que ficam nos livros de história. Prepare-se: estas imagens vão levá-lo numa viagem pelo passado.

(Life on Mars?)
Vale a pena ter fé no presente, até o McDonald's pode renascer. Nasceu em Hong Kong, é moderno e até tem uma zona para... saladas. Sim, é mesmo um McDonald's.

(Wild is The Wind)
Para fechar em grande estilo, mostro-lhe como as forças de elite mexicanas capturaram El Chapo. Isso, ficou tudo filmado.

Por aqui me fico, pelo menos por hoje, com a promessa de que nos vamos manter ativos e atentos ao que se passar em Portugal e pelo mundo, numa espécie de Teenage Wildlife. Perdoe-me o excesso de Bowie, ao longo desta 360º, mas há dias que não podem passar sem deixar uma mensagem.  

Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue