quarta-feira, 22 de abril de 2015

OBSERVADOR - 360º - 22 DE ABRIL DE 2015

360º - Os gastos do TC. E o crescimento de Costa‏

360º - Os gastos do TC. E o crescimento de Costa

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com



360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

O comandante da embarcação que naufragou no passado fim de semana, com centenas de migrantes a bordo, foi apontado pela procuradoria siciliana de Catânia como o principal responsável pelo drama, afastando qualquer responsabilidade de um navio português que estava próximo e acabou por ajudar no resgate dos poucos sobreviventes.
Barack Obama alertou esta noite o Irão face à sua eventual ajuda aos rebeldes huthis no Iémen. Numa entrevista à cadeia televisiva MSNBC, Obama fez referência aos barcos iranianos que atualmente se encontram em águas internacionais e que, segundo algumas informações, poderiam seguir em direção ao Iémen para fornecer armas aos rebeldes.
O antigo “tesoureiro” de Auschwitz, Oskar Gröning, de 93 anos, sentou-se no banco dos réus no tribunal de Luneburg, na Alemanha. Perante sobreviventes e familiares das vítimas do holocausto, Gröning pediu desculpas e assumiu responsabilidade “moral” pela morte de cerca de 300 mil judeus húngaros nas câmaras de gás daquele campo de concentração.

Em Munique, terminou o sonho europeu do F.C. Porto. O despertador só acordou os azuis e brancos ao quinto toque, o que acabou na pior derrota europeia de sempre do clube português. Domingo há outra final, no Estádio da Luz.

Informação relevanteÉ um guião interativo para perceber o programa económico do PS: Como compara o programa do PS com o da coligação? Que país dizem que vamos ter em 2019? Que riscos tem o documento socialista? E que surpresa? Quer saber em cada área o que propõem os economistas 'contratados' por António Costa?Aqui pode encontrar as respostas, para ficar a par e começar a fazer escolhas... e a colocar novas perguntas. 
Colocar dúvidas sobre as ideias do PS foi também o que fez o José Manuel Fernandes ("O Rossio não cabe na Rua da Betesga"), mas também o Paulo Ferreira ("Os gatos e os ratos") e a Inês Domingos ( que se dedica às "Despesas atuais e receitas futuras"). Mesmo nos jornais do dia, esta é a questão central questionada nos editoriais: como se paga este modelo, como se gera tanto crescimento - e será ele sustentável?

A par disto, é importante passar os olhos pelo parecer do Conselho de Finanças Públicas sobre o Programa de Estabilidade do Governo. Conclusão: as suas previsões para 2016 e 2017 são plausíveis e coerentes com a envolvente externa, depois disso o risco de otimismo excessivo é real, conta o Negócios.

Gastos, excessos e carros é o que aponta a primeira auditoria do Tribunal de Contas ao Tribunal Constitucional - uma notícia dada ontem em primeira mão pelo Observador. Foram identificadas viaturas para uso pessoal de todos os 13 juízes,gastos sem justificação, pagamentos indevidos, “deficiente” controlo interno e pouca fiabilidade dos documentos de prestação de contas de 2013. Em quase todos os pontos, o TC alegou a legalidade dos procedimentos invocando outra interpretação das leis em vigor. Sousa Ribeiro diz-se "desgostoso". 

Há dois jornais que regressam - com notícias - ao caso dos vistos Gold. O DN conta que o ex-ministro Miguel Macedo escreveu à Presidente da Assembleia da República pedindo o levantamento da imunidade parlamentar, para poder responder às dúvidas que têm sido lançadas sobre o seu alegado envolvimento no processo; o jornal i (de site renovado) explicacomo os principais arguidos violaram os planos contra a corrupção que eles próprios elaboraram

No plano financeiro, a nota mais relevante vem de ontem: aEuribor a três meses entrou pela primeira vez em juros negativos, situação que pode beneficiar 666 mil famílias em julho, seguindo as contas do Negócios.

Desta manhã, sobra uma polémica aéreao sindicato dos pilotos admite processar a TAP por gestão ruinosa (notícia do Económico, Fernando Pinto acusa o sindicato de fazer uma greve sem base legal (no Negócios). A greve começa no dia 1 de maio, dia do trabalhador.

Vale a pena anotar também a recondução de António Mexia na liderança da EDP, o interesse da Vodafone na Cabovisão, também o possível interesse da Altice na TVI (e também numa parceriacom a Fundação Champalimaud). E ainda os dois alertas do ainda presidente da CMVM, Carlos Tavares: para uma possível tempestade perfeita nos mercados, face ao risco de sobrevalorização das obrigações das empresas e soberanas; e para a impossibilidade de saber quem foi mesmo enganado no caso do papel comercial do GES.

Retenha ainda a simpatia que já vai gerando o investimento chinês no país - que soma já 9 mil milhões de euros. A seguir virá o Novo Banco?

Também é verde, mas é diferente: o Governo assina hoje umCompromisso para o Crescimento Verde com 80 instituições, fixando 13 metas quantificadas e lançando as bases para uma economia com menor consumo de recursos naturais.

Os nossos especiais

O fantasma do Apartheid voltou a manchar a África do Sul. E Moçambique está ali ao lado. Em Maputo, o Luís Leitão descreve as semanas em que a violência e a xenofobia voltou à região, resultando em várias pessoas assassinadas e milhares de desalojados. O medo voltou - e é importante perceber porquê.

N222. A melhor estrada do mundo é portuguesa. A melhor? Isso mesmo: uma fórmula definiu que a N222, que liga Peso da Régua ao Pinhão, é a melhor do planeta para conduzir. O Hugo Tavares da Silva aventurou-se com um Porsche de 408 cavalos. Apertem os cintos, senhores... os vídeos são impressionantes (e a estrada é maravilhosa).

Notícias surpreendentes
Uma notícia num flash: um londrino pacato terá causado o "flash crash" de 2010 nos EUA - um episódio que ficou para a história dos mercados bolsistas mundiais pela rapidez com que se esfumaram vários milhares de milhões de dólares. O homem foi detido na terça-feira, para ser interrogado, ao cabo de quase cinco anos de investigação às origens do incidente.

E se o mapa do mundo estivesse de pernas para o ar? É precisamente o que está a ser ensinado a alguns alunos australianos: as diferentes perspetivas que o mapa mundi pode ter de acordo com o país de origem. A imagem ganhou as redes sociais e levantou questões sobre a sua validade científica.Estaremos a ver o mundo de cabeça para baixo ou são os australianos que estão a ver o mundo de baixo para cima? Eis a solução.

Não estarão de cabeça para baixo, mas é verdade que são de perder a cabeça: eis os edifícios mais belos do mundo, os que receberam os óscares da arquitetura. E há um português na lista.

Falando em marcas portuguesas, ora veja quem voltou. Isso mesmo: a sardinha (estará mais cara ou mais barata?) e os caracóis (quer saber onde os encontrar?)

Não resisto, porque lhe pode fazer bem: aqui estão 12 truques para combater a fome ao longo do diaDa forma certa,promessa da Ana Cristina Marques.

É aqui que me despeço. Que o dia não lhe pareça longo, que tenha um dia feliz e produtivo. Passe por cá, no Observador, para se atualizar. Já sabe, basta um clique, em qualquer hora ou lugar.

Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


===================

ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue