CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
terça-feira, 17 de março de 2015
OBVIOUS - ESCOLHAS DO EDITOR - 15 DE MARÇO DE 2015
por João Douglas Brito de Sá Félix em Mar 15, 2015 07:50 am
Já imaginou sofrer um acidente de avião bem no meio do Alasca, com nevascas, hipotermia, escassez de alimento, disputa pelo poder entre os sobreviventes e uma alcateia de lobos sedentos pelo seu sangue? Liam Neeson, o mais novo sessentão testosteronado de Hollywood, estreia essa mistura de thriller, ação e drama. A grande questão é que esse filme jamais foi sobre lobos, Alasca ou sobrevivência.
O velho safado não é nem de longe a única face de Bukowski. Além da obscenidade, sua solidão, angústia e decepção diante do ser humano fez com que alguns leitores se identificassem rápido com o poeta. Todas as humilhações que Buk sofreu, principalmente por parte do pai, foram importantes para ser quem ele se tornou. Charles Bukowski nasceu na Alemanha, mudou-se para os EUA e publicou livros como: Factotum, [...]
Não seria exagero dizer que boa parte de nós vive em uma jaula social imaginária, suportando gente amarga, fingindo que não ouviu o desaforo, abaixando a cabeça e se tornando objeto passivo de manipulações e puxadas de tapete. Por que deixamos nossa vida parasitada por pessoas que não nos respeitam?
Com direção de Camilo Cavalcante, o longa vem mostrar que o cinema pernambucano ganha a cada ano produções tecnicamente impecáveis e artisticamente belas demais para ser ignorado.
por Daniela Monteiro Torres em Mar 14, 2015 08:30 am
Poemas históricos que cantam a vida de mulheres caracterizadas pela sua robustez interior, coerente com a sua capacidade de servidão. As mulheres de Chico Buarque são guerreiras dissimuladas pela paixão cega e pela fiel adoração ao seu homem. São também as levianas que causam as dores de amor ao eterno poeta. São as mulheres de outros tempos em quem hoje buscamos inspiração.
Existe uma forma de delimitar o campo daquilo que se entende por loucura? Haveria um homem capaz de tal empreendimento? Quais comportamentos seriam indicativos de insanidade mental? Que fazer com os reconhecidamente “desajustados”? Eis o desafio insólito do personagem Simão Bacamarte, em O alienista de Machado de Assis.
por Luis de Freitas Branco em Mar 14, 2015 08:20 am
Marcos vive uma tarde atarefada no computador, tentando balançar o emprego com listas do Buzzfeed, políticos de Facebook e beterrabas do Farmville “10 razões para transar de manhã”. Marcos percorre atento a lista do profético Buzzfeed, largando umas risadas efêmeras no número quatro (“É a única forma de exercício matinal que não dá preguiça”) e nove (“O café da manhã vai ser bem mais delicioso”). Este último fica observando um [...]
Passaram-se alguns anos desde que eu me lembro que fui feliz de verdade. Talvez tenha sido naquelas férias em que eu fiquei bronzeada, saía pra dançar e não me importava se a minha calça 38 ia entrar ou não. Será que ainda vai dar tempo de ser feliz?
Jack Kerouac é conhecido por ser o rei dos beats, a figura mítica do estradeiro norte-americano com os dois pés nas highways oníricas na imaginação de todos os seus leitores. No entanto, a vida pessoal do escritor, que foi repleta de relações conturbadas e polêmicas é pouco retratada e pesquisada. Este artigo busca tentar trazer luz às trevas beatniks e colocar em panos limpos a imagem desconstruída de um dos narradores mais importantes do século passado.
Se o silêncio é também uma mensagem, deve ser porque existe algo mensurável neste espaço capaz de se fazer perceber. O avançado aprendizado pela percepção.
Sobre o uso excessivo do celular e a ausência de conversas francas cara-a-cara. Você prefere digitar ou usar sua voz para conversar com alguém? Por que o bom e velho tête-à-tête é cada vez mais raro?
Os efeitos do excesso de informação desvinculada do conhecimento e da capacidade de análise crítica estão por aí. Discussões podem parecer irrelevantes, mas os seus efeitos transcendem a palavra. Imanentes às ações, os discursos, por vezes, ingenuamente compartilhados, desenham a caricatura da sociedade em que vivemos.
Em nenhuma outra época "ser feliz" ganhou tanta notoriedade. Mas será que é necessário tanto estardalhaço para mostrar ao mundo o quanto valorizamos nossas conquistas? A felicidade é o novo status?
É incrível como somos capazes de deixar que as pendências se arrastem até o último minuto. Que sejamos capazes de enxergar algo de bom em cada momento ruim que nos aconteça.
A cada dia a vida me traz uma agenda interessante de acontecimentos. Continuo extasiado com esta beleza. O mistério do tempo é capaz de nos lançar certezas incertas que cutucam a alma. Sempre fui um admirador dos ensinamentos do tempo. Às vezes, ele é trágico, vai escrevendo os capítulos com certos elementos bucólicos que nos aprofunda na rigidez da vida, outrora, é delicado em educar e encanta. Ele, que [...]
Sem comentários:
Enviar um comentário