Hora de Fecho: Passos segura Paulo Núncio, para já
Hora de Fecho: Passos segura Paulo Núncio, para já
"Não creio que haja responsabilidade política", afirmou Passos sobre o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Mas o primeiro-ministro vai esperar pelo apuramento total dos factos.
Desde dezembro que havia um anormal número de processos disciplinares e mails de funcionários a avisar para vigilância de acessos não autorizados. Lista VIP foi falada com diretor-geral em janeiro
O ex-diretor-geral da Autoridade Tributária, António Brigas Afonso, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, vão ser ouvidos na comissão parlamentar de Orçamento.
Na carta enviada a Maria Luís, o chefe demissionário do Fisco confirma sistema de alarme interno para proteger determinados contribuintes, mas garante que tutela política não estava informada.
Brigas Afonso apresentou demissão, na sequência da controvérsia com a "Lista VIP" de contribuintes. Pedido foi aceite pela ministra das Finanças. Paulo Núncio admite ir ao Parlamento dar explicações
Gravações divulgadas pela revista Visão revelam as informações que foram dadas pelo chefe dos serviços de auditoria da Autoridade Tributária a um conjunto de funcionários.
Passos Coelho negou a existência de uma lista de contribuintes VIP porque a Autoridade Tributária também o fez. Conheça as citações do primeiro-ministro sobre o assunto no último debate quinzenal.
Segundo uma auditoria interna, 69,7% das consultas ao registo fiscal de Passos Coelho deveram-se a "curiosidade", diz o ex-diretor da Autoridade Tributária, na carta de demissão enviada ao Governo.
Aguiar-Branco aceitou proposta de promoção de 6.800 militares feita pelas chefias. "Estamos numa zona de tranquilidade", admitiu.
Vários políticos são devedores de grandes somas à banca, num país que, sob resgate da troika, tem uma tranche financeira bloqueada pela recusa de avançar com legislação para combater o malparado.
Opinião
David Dinis
Hoje, o Fisco é um dos trunfos maiores do ajustamento e modernização do Estado que temos para apresentar. Aos credores e aos contribuintes. Convinha muito não estragar o retrato.
Maria João Marques
A culpa destes desentendimentos de PS e PSD cabe, claro, aos cidadãos. Devíamos saber melhor do que contrariar a imaginação dos políticos e exigir-lhes que vejam a realidade.
09 Pedro Romano
O que é trágico para a Grécia, que votou no Syriza para bater o pé à Troika, é que está hoje muito mais dependente da própria Troika. O discurso contra a austeridade não fez muito para a combater.
José Manuel Fernandes
É a tragédia da esquerda. Acreditou em Hollande, em Dilma, no Syriza, e agora ch oca com a realidade. Os “puros” também são impuros e também se rendem ao “neoliberalismo”. É tempo de grandes desilusões
José Milhazes
Com a violação do Direito Internacional, Putin abriu uma caixa de Pandora muito perigosa para Europa e para o seu país. Se foi fácil conquistar a Crimeia, o que veio a seguir revelou-se mais difícil.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
==================
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário