quarta-feira, 25 de março de 2015

OBSERVADOR - 360º - 25 DE MARÇO DE 2015

360º - Um desastre terrível (e algumas notícias para nos animar)‏

360º - Um desastre terrível (e algumas notícias para nos animar)

Para: antoniofonseca40@sapo.pt
 


360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia Mal dá para imaginar o que terá sido: o Airbus A320 que ontem caiu nos Alpes franceses esteve oito minutos em queda lenta, até se despenhar e se pulverizar num local quase in acessível. Não houve, como sabe, sobreviventes, tão pouco há ainda grandes explicações (tão pouco muitas imagens) para o que aconteceu com um avião que era de um dos modelos mais usados no mundo. As próprias buscas estão dificultadas quer pelo local, quer pela neve.
O que se sabe até agora está sintetizado aqui, sendo que continuaremos a mantê-lo a par ao longo do dia, em liveblog.

A verdade é que o ano que passou foi realmente trágico para a aviação comercial: houve oito acidentes com aviões de grande capacidade, não contando sequer com o de ontem. Nesta altura vale a pena recordar um facto de que já aqui lhe falei uma vez: morrer num avião é tão improvável como sair o euromilhões. Mesmo com a complexidade e magnitude do tráfego aéreo na Europa que nos mostra este impressionante time-lapse.
Noutro plano: sete militares líbios morreram num atentado suicida executado com um carro armadilhado contra um posto de controlo do exército, na c idade de Benghazi. O ataque ocorreu quando as fações líbias rivais estão em Marrocos a tentar negociar um acordo de paz, sob os auspícios da ONU.
Os EUA suspenderam a retirada das tropas do Afeganistão, mantendo os 9.800 soldados no terreno até ao fim do ano. Barack Obama disse que foi Cabul quem o pediu e manteve 2016 como o ano da retirada total.

Informação relevanteConfirmado: são sete as propostas para a compra do Novo Banco recebidas pelo Banco de Portugal. Carlos Costa não quis ontem dizer de quem, mas não é difícil de adivinhar que há candidatos da China, Espanha, EUA - mais o BPI. O governador admite que uma proposta vinda de fora terá menos "impacto social" - maneira eufemística de dizer que trará menos despedimentos.

Na Comissão de Inquérito ao BES, o tema central foi a resolução e as suas consequências:
  • O governador do Banco de Portugal admitiu que vai demorar pelo menos mais nove meses até terminar a investigação interna sobre o que se passou no BES e confirmou ter criado um grupo de auditoria para analisar o trabalho do banco central...
  • Mas viu-se cercado pelos deputados, até pelo CDS, na questão do papel comercial do GES, onde admitiu ter sido prestada inf ormação errada a alguns investidores e abriu a hipót ese de haver "soluções diferenciadas" consoante quem o tenha comprado. Para já, passou para a CMVM a identificação de quem foi literalmente enganado com a venda destes produtos.
  • Sobre este ponto, deixou uma frase preocupante: “Ninguém neste momento tem um valor certo sobre o valor total da dívida GES que circula. E o valor total da dívida GES pode ser muito maior” (veja a síntese aqui). 
Horas antes, Carlos Tavares disse estar a investigar 80 investidores que são suspeitos de terem informação privilegiada sobre a queda do banco - entre os quais estarão particulares portugueses, pessoas com ligações ao BES e sociedades offshore. E contrariou várias vezes Carlos Costa, sobretudo na questão do reembolso do papel comercial (aqui está o resumo).

Vítor Constâncio, entretanto, já respondeu à comissão de inquérito, para dizer que não tinha a pasta da supervisão nem no BCE, nem no Banco de Portugal - pelo que não teve informações especiais sobre o BES até "perto" da explosão do banco.
Hoje será a vez de Maria Luís Albuquerque voltar à companhia dos deputados, mais ao fim da tarde (audição que a companharemos em liveblog).

Mudando de tema: Henrique Neto apresenta-se hoje como candidato à Presidência da República, mas indica já ao que vem numa entrevista ao DN. Diz que Costa é uma "incógnita" e não esperava o seu apoio, é mais duro com José Sócrates do que com o Governo atual (embora o critique pela "divisão que fez dos sacrifícios") e qualifica Cavaco Silva como "um erro de casting". 

Ainda no plano presidenciais, passe os olhos pela entrevista que Guilherme d'Oliveira Martins dá ao Público e à Renascença, garantindo que não está "na fila de candidatos a candidatos". O pre sidente do Tribunal de Contas mostra-se sobretudo preocupado com a necessidade de se evitar que o país caia em novo resgate financeiro - acrescentando que "saímos bem" do último.

Sobre José Sócrates há também novidades no DN e Correio da Manhã: os investigadores acreditam que o ex-primeiro-ministro é proprietário de mais duas casas e um terreno, supostamente num esquema de circulação de dinheiro envolvendo contas do empresário Santos Silva. 

Há também novidades em curso sobre o Metro de Lisboa (e a Carris): o Governo pôs finalmente a andar a subconcessão das duas empresas públicas, apesar da ameaça da Câmara de Lisboa de ir para os tribunais reclamar a propriedade de ambas - edesafiando António Costa a ir a jogo. O concurso terminará na mesma altura em que haverá vencedor para a TAP. Ontem, sem coincidência, a Câmara anunciou que está a estudar o prolongamento da linha do Metro até Alcântara.

Sobre a TAP , o Económico diz que há uma confirmação e uma desistência, vindas ambas do Brasil.

Em pleno debate sobre "cofres cheios", saíram ontem os dados da execução do Orçamento de 2015, referentes a fevereiro. Abomba relógio das PPP fez subir a despesa bem para lá do previsto, havendo dados preocupantes também dos hospitais. Os impostos começaram a recuperar, sobretudo por via do IVA, mas ai nda abaixo do estimado pelo Governo.

Pelo meio, o Expresso Diário noticiou que Marco António Costa e Maria Luís Albuquerque tiveram um encontro discreto com alguns empresários, passando a mensagem que uma vitória nas legislativas está ao alcance do PSD. E não houve, pelos vistos, referências a uma coligação.

Os nossos especiais

Por trás dos números, as vítimas: Começaram por ser números. 150. Mais tarde, os números passaram a nacionalidades, espanhola, alemã, belga, turca… Só depois as vítimas do acidente, que envol veu o Airbus A320 da Germanwings, tiveram idades. E nomes. E só aí se encontraram as histórias por trás de cada um desses nomes. A Sónia Simões conta-lhe algumas delas - e uma da equipa de futebol sueca que por um triz não entrou no avião.

Herberto Helder: morreu o celacanto da poesia portuguesa. A nossa homenagem ao poeta maior do século XX português vem pela pena da Joana Emídio Marques: "O celacanto, peixe fabuloso procurado por cientistas loucos, entrou para a ficção portuguesa pela mão de Herberto Helder em 'Os Passos em Volta'. Foi há 52 anos. Hoje sabemos que o celacanto era ele.". E passa pelas palavras que ele próprio nos deixou há um ano, quando se recusou a ser o que queriam que ele fosse.

Lista de pedófilos: o que os pais precisam de saber. No momento em que o Governo tenta criar um sistema de registo de todos os condenados por crimes de pedofilia, a Rita Dinis foi à procura de perguntas que precisam de resposta sobre o tema - incluindo quantos pedófilos condenados existem em Portugal e como vai funcionar precisamente essa lista. Já agora, uma de base: será essa lista constitucional? Dúvidas a tirar aqui.

Notícias surpreendentes
Este vídeo reúne o início e o fim de 55 filmes. A sério: em apenas cinco minutos e 26 segundos, Jacob T. Swinney colocou lado a lado os primeiros e últimos segundos das várias películas, mostrando que nada é deixado ao acaso quando se trata de uma boa obra cinematográfica. O melhor de tudo: algumas destas imagens vão fazê-lo sorrir

Há filmes que não têm data, nem dia para rever. Foi em março de 1990 que as personagens de Vivian, Edward e Kit De Luca ganharam vida e fizeram de "Pretty Woman" um dos filmes mais recordados das últimas décadas. Tan to tempo depois, os membros do elenco juntaram-se a reviver o sucesso. Imagina como eles estão?

Pretty Woman, pois então: a Ana Dias Ferreira pôs-se em campo e agarrou estes 12 truques de styling para melhorar o seu visual. Ela garante que com algumas peças que já deve ter no seu armário vai conseguir "ver a luz". E talvez ouvir um "pssst" - mas de um famoso fotógrafo que anda pelas melhores cidades do mundo a fotografar gente de bom gosto.

De muito bom gosto é a escolha do júri da revista Maxim, que nomeou < em>Sara Sampaio para a lista das mulheres mais bonitas do mundo; e também a escolha do Man Booker Prize International deste ano. Adivinhe quem é um dos dez finalistas para o melhor romance do ano? Isso: o 'nosso' moçambicano Mia Couto. A decisão está marcada para dia 19 de maio, nada mais, nada menos, do que o dia do primeiro aniversário do Observador. Bom presságio, claro que sim.

É assim que termino por hoje o 360º - em estilo e com um olhar positivo sobre o que nos rodeia. 
O Observador estará por aqui todo o dia, toda a noite, em atualização permanente para que nada perca de essencial (e de positivo).
Tenha um dia bom. 

Até já!


 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


===================

ANTÓNIO FONSECA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue