terça-feira, 8 de outubro de 2019

DIA EUROPEU DOS PAIS E DA EWSCOLA - 8 DE OUTUBRO DE 2019

Escola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Prédio escolar na Inglaterra, em 2007.
escola (do grego scholé, através do termo latino schola) e tinha como significado, “discussão ou conferência”, mas também “folga ou ócio”. Este último significado, no caso, seria um tempo ocioso onde era possível ter uma conversa interessante e educativa[1]. Hoje é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores.[2] A maioria dos países tem sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. Os nomes para esses níveis nas escolas variam por país, mas geralmente incluem o ensino fundamental (ensino básico) para crianças e o ensino médio (ensino secundário) para os adolescentes que concluíram o fundamental.[3] Uma instituição onde o ensino superior é ensinado, é comumente chamada de faculdade ou universidade.
Além destas, os alunos também podem frequentar outras instituições escolares, antes e depois do ensino fundamental. A pré-escola fornece uma escolaridade básica para as crianças mais jovens. As profissionalizantesfaculdades ou seminários podem estar disponíveis antes, durante ou depois do ensino médio. A escola também pode ser dedicada a um campo particular, como uma escola de economia ou de música, por exemplo.
As escolas podem ser públicas ou particulares. Podem ser mistas, femininas ou masculinas. Podem ser colégios de aplicação. Podem ser exclusivas para crianças com necessidades especiais. Podem ser escolas religiosas. Escolas para adultos incluem instituições de alfabetização, de treinamento corporativo, militar e escolas de negócios.
Escola primária nas áreas liberadas pelo PAIGC, em Guiné-Bissau, em 1974.

História e Desenvolvimento das escolas

Missionários cristãos desempenharam um papel central na criação de escolas modernas na Índia. Foto de 2007.
O conceito de unir estudantes em um local separado para a aprendizagem existe desde a Antiguidade Clássica. O ensino fundamental existe provavelmente desde a Grécia antigaRoma antigaÍndia antiga e China antiga. O Império Bizantino tinha um sistema de ensino criado a partir do nível primário. De acordo com Bentley (2006), a fundação do sistema de educação primária começou em 425 quando "... o pessoal militar geralmente tinha pelo menos o ensino primário ...". Apesar de Bizâncio ter perdido muito da grandiosidade da cultura romana, o Império enfatizou a eficiência nos seus manuais de guerra. O sistema de ensino bizantino continuou até o colapso do império em 1453.[4]
Islã foi outra cultura que desenvolveu um sistema escolar, no sentido moderno da palavra. Na Europa, foi durante os séculos XIV e XV que ocorreu a expansão das escolas devido, em grande parte, aos esforços catequistas da Igreja na busca de fiéis. "(...) é preciso estudar a Bíblia para chegar a Deus, e as palavras da liturgia não toleram imprecisão. Cabe à Igreja atrair fiéis, que devem conhecer as preces e os preceitos.". Assim, os dois últimos séculos da Idade Média presenciam a expansão da escrita, tanto em latim quanto na língua vulgar.[5]
Local de eventos de uma escola municipal de Goiânia, em Goiás, no Brasil, em 2009.
Destinadas as crianças entre sete e quatorze anos, aos poucos a escola traz o livro do domínio eclesiástico e político para o uso quotidiano. Expande-se para os estabelecimentos comerciais ("livros de contas") e chega à zona rural nos contratos de venda ou locação, mesmo para posses pequenas. Também nas profissões, a escola exerce grande influência: frequentar a escola constitui uma prova de honradez, útil para conseguir um bom casamento, tornar-se administrador dos bens da paróquia ou magistrado municipal: scolae scalae ("a escola é uma escada").[5]
Estas escolas eram presididas por um eclesiástico, scholasticus, subordinado ao bispado, daí o nome de escolástica dado à doutrina e à prática de ensino. Há uma forte demanda por elas, mais para moços, citadinos e mercadores do que para moças, camponeses e pequenos vendedores. Apesar do estímulo à formação de clérigos por Carlos Magno (768-814) e da referência às escolas em 1215 no Concílio de Latrão, não há uma estrutura escolar uniforme, como uma escola por paróquia.[5]
magistério tem maior concentração nas regiões mais desenvolvidas. Os mosteiros beneditinos recebem rapazes e moças e os jovens pensionistas sempre se tornam monges. Os conventos e confrarias também podem manter escolas, assim como hospitais e orfanatos. Fundar, subvencionar e manter uma escola constitui um ato de misericórdia. A escola pode funcionar ainda, sobretudo na Itália, como empresa privada subvencionada pela comuna. Em uma escala mais reduzida, os mercadores ensinam, a seus aprendizes, as bases da escrita e do cálculo.[5]
A oferta assume várias formas, bem adaptada à demanda dos pais e inserida na continuidade da educação familiar, centrada na aprendizagem dos valores, na socialização e na aquisição de competências precisas. Este tipo de oferta tem seus inconvenientes: a flexibilidade de suas estruturas resulta em um funcionamento aleatório; se o pároco muda ou o mestre decide viajar, a escola para de funcionar.[5]
Na França, as escolas elementares só surgiram na segunda metade do século XIII, e se multiplicaram entre 1350 e 1450. As escolas rurais são relativamente bem conhecidas no norte, na Champanha e na Normandia, ou em toda região rica e urbanizada que tem muitos clérigos a formar e muitos monges para formá-los. No norte, em 1449, das 156 aldeias de Flandres, 152 possuem uma escola. Na zona rural, a escola raramente ensina a escrever: "saber ler é uma função intelectual valorizada, saber escrever é uma habilidade manual vagamente desprezada". Na cidade, há todos os tipos de escola (cursos em latim ou em língua vulgar), assim como todos os níveis de ensino. No norte, Lille e Saint-Omer possuem trinta escolas, quase uma por paróquia, e Douai possui sete escolas. Em Valenciennes, que conta com vinte escolas em 1337 e 49 em 1388, há, nessa data, 516 crianças (145 meninas) escolarizadas entre sete e dez anos.[5]

Componentes da maioria das escolas

Quadra da Escola 7 de Setembro em Rondônia, no Brasil, em 2015.
As escolas são espaços organizados propostos para o ensino e a aprendizagem. As salas de aula, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as escolas típicas têm muitas outras áreas, que podem incluir:

Segurança

A segurança dos funcionários e alunos é um problema crescente para as comunidades escolares e a maioria das escolas está tendo que aprimorar seus sistemas de segurança. Para evitar fatos como o massacre de Realengo, estão sendo criados planos para proteger alunos e funcionários em caso de um tiroteio na escola. Algumas escolas têm tomado medidas como a instalação de detectores de metal ou de vigilância por vídeo.[7]
Outros problemas de segurança enfrentados pelas escolas incluem atentados terroristasganguesvandalismos[8] e bullying.[9]

Ver também

Referências

  1.  Etimologia de “escola”, Gramatica.net.br
  2.  FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 687.
  3.  Terra. «O que significa a escola na vida do adolescente». Consultado em 27 de março de 2012
  4.  Bentley, Jerry H. (2006). Traditions & Encounters a Global Perspective on the Past. New York: McGraw-Hil. p. 331
  5. ↑ Ir para:a b c d e f Revista História Viva, 05, pg. 48-49. Editora Duetto (março 2004).
  6.  Abril. «Laboratório de informática - Educar para crescer». Consultado em 27 de março de 2012
  7.  «Projetos de lei propõem instalação de detectores de metal nas escolas»G1. Consultado em 27 de março de 2012
  8.  «School Vandalism Takes Its Toll». Wrensolutions.com. Consultado em 3 de outubro de 2009. Arquivado do original em 6 de dezembro de 2009
  9.  «Bulling, Anti-bullying Legislation, and School Safety». Schoolsecurity.org. Consultado em 3 de outubro de 2009. Arquivado do original em 25 de outubro de 2009

Ligações externas

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2019 - RESULTADOS PROVISÓRIOS FINAIS - 7 DE OUTUBRO DE 2019


Eleições legislativas portuguesas de 2019

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
← 2015 • Flag of Portugal.svg • 2023 →
Eleições legislativas portuguesas de 2019
230 deputados na Assembleia da República
6 de outubro de 2019
Demografia eleitoral
Hab. inscritos: 10 811 436
Votantes :5 092 424
  
54.50% Red Arrow Down.svg 2.4%
PS Logo (Text version).png
Partido Socialista
Votos:1 866 407  
Lugares obtidos:106 Green Arrow Up.svg 19.1%
  
36.65%
Logo PSD cor.PNG
Partido Social Democrata
Votos:1 420 553  
Lugares obtidos:77 Red Arrow Down.svg 9.4%
  
27.90%
LeftBloc.svg
Bloco de Esquerda
Votos:492 487  
Lugares obtidos:19 Red Arrow Down.svg 0%
  
9.67%
Coligação Democrática Unitária logo.png
CDU - Coligação Democrática Unitária
Votos:329 117  
Lugares obtidos:12 Red Arrow Down.svg 33.3%
  
6.46%
Cds simbolo 2.png
CDS - Partido Popular
Votos:216 448  
Lugares obtidos:5 Red Arrow Down.svg 70.6%
  
4.25%
Logo Pessoas-Animais-Natureza (text only).png
Pessoas–Animais–Natureza
Votos:166 854  
Lugares obtidos:4 Green Arrow Up.svg 300%
  
3.28%
Chega!.png
CHEGA!
Votos:66 442  
Lugares obtidos:1  
  
1.30%
Iniciativa Liberal símbolo.png
Iniciativa Liberal
Votos:65 545  
Lugares obtidos:1  
  
1.29%
Partido LIVRE logo.png
LIVRE
Votos:55 656  
Lugares obtidos:1  
  
1.09%
As eleições legislativas portuguesas de 2019, também designadas eleições para a Assembleia da República, decorreram no dia 6 de outubro de 2019.[1] O vencedor foi o Partido Socialista.

Índice

Partidos[editar | editar código-fonte]

Os partidos ou coligações que atualmente possuem deputados na Assembleia da República são os seguintes:
PartidosLíderIdeologiaEspectro
Partido Social DemocrataPPD/PSDRui RioLiberalismo clássico
Conservadorismo liberal
Centro/Centro-direita
Partido SocialistaPSAntónio CostaSocial-democraciaCentro-esquerda
Bloco de EsquerdaB.E.Catarina MartinsAnticapitalismo
Socialismo democrático
Esquerda
CDS – Partido PopularCDS-PPAssunção CristasDemocracia cristã
Conservadorismo
Centro-direita/Direita
CDU - Coligação Democrática Unitária PCP-PEVJerónimo de SousaComunismo
Ecossocialismo
Esquerda/Extrema-esquerda[2]
Pessoas–Animais–NaturezaPANAndré SilvaAmbientalismo
Animalismo
Sincrético
Restantes forças políticas que vão contestar a eleição:[3]
PartidosLíderIdeologiaEspectro
AliançaAPedro Santana LopesConservadorismo fiscal
Liberalismo económico
Centro-direita
CHEGACHAndré VenturaNacionalismo
Populismo de direita
Direita/Extrema-direita
Iniciativa LiberalILCarlos Guimarães PintoLiberalismo clássico
Liberalismo económico
Centro
Juntos Pelo PovoJPPÉlvio SousaLiberalismo social
Grande tenda
Centro
LIVRELRui TavaresSocial-democracia
Ecossocialismo
Esquerda
Movimento Alternativa SocialistaMASGil GarciaSocialismo
Trotskismo
Esquerda
Partido da TerraMPTLuís VicenteEcocapitalismo
Liberalismo clássico
Centro-direita
Nós, Cidadãos!NCMendo Castro HenriquesLiberalismo
Pró-europeísmo
Centro
Partido Comunista dos Trabalhadores PortuguesesPCTP/MRPPa definirComunismo
Maoismo
Extrema-esquerda
Partido Democrático RepublicanoPDRAntónio Marinho e PintoCentrismo
Populismo
Centro
Partido Nacional RenovadorPNRJosé Pinto CoelhoNacionalismo português
Anti-imigração
Extrema-direita
Partido Trabalhista PortuguêsPTPAmândio MadalenoSocialismo democrático
Trabalhismo
Centro-esquerda/Esquerda
Partido Popular MonárquicoPPMPaulo EstevãoMonarquismo
Conservadorismo
Direita
Partido Unido dos Reformados e PensionistasPURPAntónio Mateus Dias
Fernando Loureiro
Anti-austeridade
Direitos dos pensionistas
Grande tenda
Reagir Incluir ReciclarRIRVitorino SilvaPopulismo
Humanismo
Sincrético


Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue