sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

PAN AMERICAN WORLD AIRWAYS - Companhai de aviação americana que encerrou em 1991 - 4 de DEZEMBRO de 2020

 


Pan American World Airways

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Pan American World Airways
IATAPA
ICAOPAA
Indicativo de chamadaCLIPPER
Fundada em14 de março de 1927
Encerrou atividades em4 de dezembro de 1991
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional John F. Kennedy (New YorkEstados Unidos)Aeroporto Internacional de Miami

Aeroporto Internacional de Tóquio (TóquioJapão, até 1978)
Aeroporto Internacional de Narita (TóquioJapão, 1978–1985)
Aeroporto de Frankfurt
Aeroporto de Londres Heathrow
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional Washington Dulles
Aeroporto Internacional de Boston
Aeroporto Internacional de Los Angeles
Aeroporto de Londres Heathrow
Aeroporto Internacional de Honolulu
Aeroporto Internacional de Frankfurt
Aeroporto de Berlim-Tegel
Aeroporto Internacional de Tóquio
Programa de milhagemWorldPass (o primeiro da história)
Frota226 aeronaves
Destinos86, em todos os maiores continentes, durante o auge em 1968
LoungeClipper Club
SedeNovas IorqueEstados Unidos
Pessoas importantesCEO: Juan Terry Trippe - Fundador proprietário da Pan Am

Neerja Bhanot - Comissária de voo - Heroína ganhadora do prêmio internacional de bravura no sequestro do voo Pan Am 73 em 5 de setembro de 1986

Pan American World Airways, mais conhecida como Pan Am, foi a principal companhia aérea estadunidense da década de 1930 até o seu colapso em 1991.[1] A ela foram creditadas muitas inovações que deram forma à indústria das companhias aéreas no mundo todo, como a utilização em larga escala e difundida de aviões a jato, a criação de aviões Jumbo (Boeing 747) e do sistema de reservas computadorizado. "Santos Dumont inventou o avião e a Pan Am aperfeiçoou" - Dizia Juan Trippe. A Pan Am transportou reis, rainhas, sheiks, papas, ministros, presidentes, celebridades e até soldados para a guerra. Identificada pela sua tradicional logomarca e pelo uso do "Clipper" nos nomes de seus aviões, a Pan Am foi um ícone cultural do século XX. Desde a década de 60, durante seu auge, o principal terminal da companhia foi chamado de PAN AM Worldport, o Terminal 3 do Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy, em New York - JFK.

História da Pan Am

Douglas DC-4 da Pan Am na década de 1950.

No dia 28 de outubro de 1927, decolou de Key West um Fairchild FC-2, com destino a Havana. Nascia a Pan American World Airways, fruto das ambições do mais importante executivo de aviação de toda a história, Juan Terry Trippe. 

Com a ajuda de seu pai banqueiro e de seus colegas de Yale, levantou o equivalente hoje a 5 milhões de dólares. Fundou a empresa, que já em 1929, suas aeronaves já voavam desde New York até Mar Del Plata. Era pouco. Trippe queria atravessar o Pacífico. Porém, os hidroaviões de então chegavam no máximo até ao Havaí. Depois não conseguiam cruzar o oceano, por falta de autonomia. Inconformado, Trippe descobriu o atol de Wake perdido no meio do oceano, pequeno e completamente fechado, como se fosse uma letra "O" boiando no meio do nada. Trippe mandou dinamitar uma abertura no atol e em 1935, conseguiu cruzar todo o Pacífico até as Filipinas. Em 1939, pouco antes da guerra, os Clippers inauguraram voos para a Inglaterra e Lisboa. Em 1955, encomendou os 20 Boeings 707 e 25 Douglas DC-8. Sucesso total. Trippe voltou à Boeing e juntos criaram uma nova geração de jatos: nascia o 747. Trippe aposentou-se em 1968, logo após a apresentação do Boeing 747 ao mundo, deixando a direção da empresa para Harold Gray.

Gray morreu logo depois e foi sucedido por Najeeb Halaby. Este não resistiu à crise do petróleo e assistiu aos caríssimos jumbos 747 voarem vazios pela recessão do início dos anos 70. Foi substituído por Bill Seawell, autoritário chairman que endureceu as relações com os funcionários. 

Seawell comprou a National Airlines por 374 milhões, para finalmente ter acesso à rotas domésticas. Meses depois, o governo desregulamentou o mercado e a Pan Am descobriu que pagou por algo que poderia ter sido de graça, o que custou a cabeça de Seawell e para a felicidade de muitos tripulantes e funcionários de terra (aeroviários) pois se viram livres daquele que só pensava em sí mesmo e tratava os colaboradores da Pan Am apenas como números sem o menor respeito por eles. O novo Chairman, Ed Acker, fez pior. Em 1985, vendeu à United Airlines por US$ 750 milhões, todas as rotas da empresa para a Ásia, Austrália e ilhas do Pacífico, além de 18 aviões. Numa penada só a Pan Am encolheu 21% o que custou a cabeça de Acker pois especialistas concluíram que não teria a necessidade de se desfazer de tamanha fatia de marcado da empresa.

Em 5 de setembro de 1986 a imagem de segurança da Pan Am foi abalada com a tentativa de sequestro do voo PA073, escalado para a rota Bombay / Karachi / Frankfurt / New York, que logo após o pouso na escala em Karachi, foi sequestrado por 4 terroristas da organização criminosa Abu Nidal. O sequestro só não se concretizou graças à chefe de cabine Neerja Bhanot que avisou sobre o sequestro na hora certa, impedindo que o Boeing 747 - Clipper Empress of the Seas decolasse rumo a Larnaca no Chipre para usar passageiros e tripulantes como moeda de troca no resgate de outros membros da organização terrorista Abu Nidal que se encontravam presos em Larnaca. Isso rendeu a comissária Neerja Bhanot as mais altas condecorações de bravura da Índia, Paquistão, Estados Unidos e da própria Pan Am ficando conhecido mundialmente até hoje como NBBA - NEERJA BHANOT BRAVERY AWARD - nomeando assim todos os prêmios de bravura até hoje conhecidos como prêmio NB (NEERJA BHANOT) em homenagem aos seus atos de bravura para salvar os passageiros e tripulantes.

Acker foi substituído por Tom Plaskett em 1988, que tentava colocar ordem na casa, quando em 21 de dezembro um 747 da empresa caiu sobre Lockerbie, Escócia, matando todos os seus ocupantes. A tragédia destruiu a última chance de recuperação da Pan Am. Um acidente custa muito caro para uma companhia aérea, a Pan Am que estava a anos tentando se reerguer, teve que amargar mais essa derrota. Após essa tragédia os 747's da Pan Am passaram a voar vazios até os últimos dias de vida da empresa.

A Guerra do Golfo, que estourou em janeiro de 1991, reduziu ainda mais o número de passageiros. Desesperada por capital, a empresa vendeu suas rotas transatlânticas, parte para a United, parte para a Delta. A Pan Am encolheu 75%.

A empresa sangrava: perdia US$ 3 milhões a cada dia. A Delta ofereceu US$ 416 milhões em cash e assumir US$ 389 milhões em dívidas e ficar com 45% da empresa. Quando os executivos da Delta tiveram acesso ao caixa da Pan Am, descobriram um buraco de US$ 1,7 bilhões. A Delta saiu do negócio. 

Boeing 737-200 da Pan Am.

Sem capital para continuar operando, a empresa teve sua falência decretada em 4 de dezembro de 1991. Na tarde desse mesmo dia, o 727-200 "Clipper Goodwill", procedente de Barbados, foi avisado pela torre de Miami que aquele era o último voo da Pan Am. O Comandante solicitou à torre autorização para executar uma passagem rasante sobre a pista 12. "Afirmativo, Clipper: o céu é seu", respondeu a torre. 

O 727 finalmente pousou e veio taxiando lentamente, escoltado por caminhões dos bombeiros, que desenharam nos céus um arco de água, tradicional maneira de marcar despedidas na aviação. Pyle cortou os motores, encerrando-se assim uma história de bravura, pioneirismo e glórias da inesquecível Pan American World Airways - Pan Am. 

Outras empresas tentaram reencarnar ressuscitando o glorioso nome da Pan Am, porém não tinham nada a ver com a Pan Am original a não ser o nome e a logomarca. Atualmente nenhuma das reencarnações da Pan Am está em operação.

Acidentes e incidentes

Frota

Frota em 1990

Aeronaves operadas Pan Am e Pan Am Express em março de 1990, um ano e meio antes do colapso da companhia:

Frota da Pan Am em Março de 1990[2]
AeronaveEm ServiçoPedidosPassageirosNotas
FCYTotal
Airbus A300B4
12
24
230
254
Airbus A310-200
7
18
207
225[3]
Airbus A310-300
12
12
30
154
196
Boeing 727-200
91
9
14
131
145
Pedidos de aeronaves usadas
Boeing 737-200
5
21
95
116[4]
Boeing 747-100
18
39
52
286
377[5]
Configuração de assentos de 1989 (para vôos da América do Sul)
Boeing 747-200B
7
21
44
347
412[6]
Configuração de assentos de 1987
Total
152
9
Frota da Pan Am Express em Março de 1990[2]
AeronavesEm ServiçoPedidos
ATR 42-300
8
3
De Havilland Canada Dash 7
10
Total
18
3

Histórico da Frota

Todos os aviões operado pela Pan Am:

Frota da Pan Am[7][8][9]
AeronaveAnos de operaçãoTotalTipoNotas
Airbus A300-B41984–1991
13
Avião a jato2 pedidos
Airbus A310-2211985–1991
7
Avião a jato
Airbus A310-3241987–1991
14
Avião a jatoLançamento do motor CF6-80 para A310
Airbus A320-200N/A
0
Avião a jato50 pedidos, nunca entregues. Primeiros 16 entregues para Braniff (BN).
Avions de Transport Régional ATR-421987–1991
12
TurboéliceOperado pela Pan Am Express
BAe Jetstream 311987–1991
10
TurboéliceOperado pela Pan Am Express
Boeing 307 Stratoliner1940–1948
3
Hélice
Boeing 3141939–1946
9
Flying boatPrimeiro transporte transatlântico
Boeing 377 Stratocruiser1949–1961
28
Hélice8 Stratocruiser adquiridos da AOA
Boeing 707–1211958–1974
8
Avião a jatolançamento da serie 707
Boeing 707–3211959–1973
26
Avião a jato
Boeing 707-321B1962–1981
60
Avião a jato
Boeing 707-321C1963–1979
34
Avião a jato
Boeing 720B1963–1974
9
Avião a jato
Boeing 727–1001965–1991
46
Avião a jato19 adquiridos da "National Airlines"
Boeing 727–2001979–1991
105
Avião a jato24 adquiridos da "National Airlines"
Boeing 737–2001982–1991
16
Avião a jato
Boeing 747–1001969–1991
44
Avião a jatoLançamento do Boeing 747–100 series e Boeing 747
33 Boeing 747–121s de propriedade da Pan Am
Boeing 747–122s foram comprados da United Airlines
Boeing 747–123s foram comprados da American Airlines
Boeing 747–132s foram comprados da Delta Air Lines
Boeing 747-212B1983–1991
7
Avião a jatoTodos os 7 Boeing 747-212Bs anteriormente operado pela Singapore Airlines.
Boeing 747-273C1974–1983
1
Avião de cargaOperado pela Pan Am Cargo,
anteriormente operado pela World Airways.
Boeing 747-221F1979–1983
2
Avião de cargaOperado pela Pan Am Cargo
Boeing 747SP1976–1986
11
Avião a jatoLançamento da Serie Boeing 747SP
10 Boeing 747SP-21s de propriedade da Pan Am
Boeing 747SP-27 comprado da Braniff Airways
Consolidated Commodore1930–1943
14
Flying boat
Convair CV-2401948–1957
20
Hélice
Convair CV-3401953–1955
6
Hélice
Curtiss-Wright C-46 Commando1948–1956
12
Hélice
de Havilland Canada Dash 7??–1991
8
TurboéliceOperado pela Pan Am Express
Douglas Dolphin???
2
Flying boatTransferidos da CNAC
Douglas DC-21934–1941
9
Hélice
Douglas DC-31937–1948
90
Hélice
Douglas DC-41947–1961
22
Hélice
Douglas DC-61953–1968
49
Hélice
Douglas DC-71955–1966
37
Hélice
Douglas DC-8-32 and Douglas DC-8-331960–1970
19
Avião a jato
McDonnell Douglas DC-8-621970–1971
1
Avião a jatoTodos os DC-8-62 foram operados por 1 ano
McDonnell-Douglas DC-10-101980–1984
11
Avião a jatoAdquiridos da National em 1980
McDonnell-Douglas DC-10-301980–1985
5
Avião a jatoAdquiridos da National em 1980
Fairchild FC-21928–1933
5
HélicePrimeira aeronave da Panagra, subsidiaria da Pan Am
Fairchild 711930–1940
3
Hélice
Fairchild 911936–1937
2
Hélice4 pedidos, todos cancelados
Fokker F-10A1929–1935
12
Hélice
Fokker F.VIIa/3m1927–1930
3
HélicePrimeiro avião da Pan Am
Ford Trimotor1929–1940
11
Hélice
Lockheed Model 9 Orion1935–1936
2
Hélice
Lockheed Model 10 Electra1934–1938
4
Hélice
Lockheed L-049 Constellation1946–1957
29
Hélice
Lockheed L-749 Constellation1947–1950
4
Hélice
Lockheed L-1049 Super Constellation1955
1
Hélice
Lockheed L-1011-500 TriStar1980–1986
12
Avião a jato
Martin M-1301935–1945
3
Flying boat
Sikorsky S-361927–1928
5
Flying boat
Sikorsky S-381928–1943
24
Flying boat
Sikorsky S-401931–1944
3
Flying boatPrimeiro avião a usar o nome Clipper
Sikorsky S-421934–1946
10
Flying boat
Sikorsky S-43 Baby Clipper1936–1945
10
Flying boat

Referências

  1.  «Pan American World Airways, Inc.»Encyclopædia Britannica. Consultado em 10 de Novembro de 2015
  2. ↑ Ir para:a b «World Airline Directory». Flight International. Março de 1990. Consultado em 5 de novembro de 2011
  3.  Booth, Darren. «Vintage airline seat map: Pan Am Airbus A310»Frequently Flying. Consultado em 15 de setembro de 2012
  4.  Booth, Darren. «Vintage airline seat map: Pan Am Boeing 737–200»Frequently Flying. Consultado em 15 de setembro de 2012
  5.  Booth, Darren. «Vintage airline seat map: Pan Am Boeing 747»Frequently Flying. Consultado em 15 de setembro de 2012
  6.  Booth, Darren. «Vintage airline seat map: Boeing 747 v. 2»Frequently Flying. Consultado em 15 de setembro de 2012
  7.  «Pan Am's Aircraft». PanAmAir.org. 2005. Consultado em 7 de abril de 2008. Arquivado do original em 12 de maio de 2008
  8.  «Concorde History Airline orders and options». Alexandre Avrane. 2000–2001. Consultado em 5 de outubro de 2008
  9.  «Pan Am's Clipper Fleet». hacoma.de. 2006–2008. Consultado em 5 de outubro de 2008

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