quinta-feira, 8 de outubro de 2020

DIA EUROPEU DOS PAIS E DA ESCOLA - 8 DE OUTUBRO DE 2020

 


Dia dos Pais

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Dia do Pai
BritaAndI Selfportrait.jpg
Auto-retrato com Britta, por Carl Larsson (Suécia)
Celebrado porMundial
TipoComemorativo
Comercial
Data19 de Março (Portugal), Segundo domingo de Agosto (Brasil), Terceiro domingo de Junho (Macau)

[1]Dia dos Pais (Brasil) ou Dia do Pai (Portugal) é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais. A data varia de acordo com os países. No Brasil é celebrado no segundo domingo de agosto, em Portugal é no dia 19 de março, nos Estados Unidos e Inglaterra é celebrado no terceiro domingo de junho, nos países ocidentais geralmente coincide com o dia cristão em que se comemora dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo.

História

Evoca-se também, tem como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Ele te ama muito não deixe pra depois o que você tem de dizer a ele agora

Comemoração

No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, Diretor do Jornal O Globo e da rádio Globo, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.[2]

Países que celebram no terceiro domingo de junho

Países que celebram em outras datas

Referências

  1.  Mayara, Lyla (18 de agosto de 2018). [www.trabalhodiadospais.com.br «Trabalho dia dos pais»] Verifique valor |url= (ajuda). Wikipedia. Consultado em 15 de agosto de 2018
  2.  Propaganda de lá para cá, pág. 76. Volume 50 de Biblioteca "Sociologia e política". Marilia G. Graf. Ed. IBRASA. ISBN 9788534802253 (2005)

Ligações externas





Escola

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Prédio escolar na Inglaterra, em 2007.

escola (do grego scholé, através do termo latino schola) tinha como significado, “discussão ou conferência”, mas também “folga ou ócio”. Este último significado, no caso, seria um tempo ocioso onde era possível ter uma conversa interessante e educativa[1]. Hoje é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores.[2] A maioria dos países tem sistemas formais de educação, que geralmente são obrigatórios. Nestes sistemas, os estudantes progridem através de uma série de níveis escolares e sucessivos. Os nomes para esses níveis nas escolas variam por país, mas geralmente incluem o ensino fundamental (ensino básico) para crianças e o ensino médio (ensino secundário) para os adolescentes que concluíram o fundamental.[3] Uma instituição onde o ensino superior é ensinado, é comumente chamada de faculdade ou universidade.

Além destas, os alunos também podem frequentar outras instituições escolares, antes e depois do ensino fundamental. A pré-escola fornece uma escolaridade básica para as crianças mais jovens. As profissionalizantesfaculdades ou seminários podem estar disponíveis antes, durante ou depois do ensino médio. A escola também pode ser dedicada a um campo particular, como uma escola de economia ou de música, por exemplo.

As escolas podem ser públicas ou particulares. Podem ser mistas, femininas ou masculinas. Podem ser colégios de aplicação. Podem ser exclusivas para crianças com necessidades especiais. Podem ser escolas religiosas. Escolas para adultos incluem instituições de alfabetização, de treinamento corporativo, militar e escolas de negócios.

Escola primária nas áreas liberadas pelo PAIGC, em Guiné-Bissau, em 1974.


História e Desenvolvimento das escolas

Missionários cristãos desempenharam um papel central na criação de escolas modernas na Índia. Foto de 2007.

O conceito de unir estudantes em um local separado para a aprendizagem existe desde a Antiguidade Clássica. O ensino fundamental existe provavelmente desde a Grécia antigaRoma antigaÍndia antiga e China antiga. O Império Bizantino tinha um sistema de ensino criado a partir do nível primário. De acordo com Bentley (2006), a fundação do sistema de educação primária começou em 425 quando "... o pessoal militar geralmente tinha pelo menos o ensino primário ...". Apesar de Bizâncio ter perdido muito da grandiosidade da cultura romana, o Império enfatizou a eficiência nos seus manuais de guerra. O sistema de ensino bizantino continuou até o colapso do império em 1453.[4]

Islã foi outra cultura que desenvolveu um sistema escolar, no sentido moderno da palavra. Na Europa, foi durante os séculos XIV e XV que ocorreu a expansão das escolas devido, em grande parte, aos esforços catequistas da Igreja na busca de fiéis. "(...) é preciso estudar a Bíblia para chegar a Deus, e as palavras da liturgia não toleram imprecisão. Cabe à Igreja atrair fiéis, que devem conhecer as preces e os preceitos.". Assim, os dois últimos séculos da Idade Média presenciam a expansão da escrita, tanto em latim quanto na língua vulgar.[5]

Local de eventos de uma escola municipal de Goiânia, em Goiás, no Brasil, em 2009.

Destinadas as crianças entre sete e quatorze anos, aos poucos a escola traz o livro do domínio eclesiástico e político para o uso quotidiano. Expande-se para os estabelecimentos comerciais ("livros de contas") e chega à zona rural nos contratos de venda ou locação, mesmo para posses pequenas. Também nas profissões, a escola exerce grande influência: frequentar a escola constitui uma prova de honradez, útil para conseguir um bom casamento, tornar-se administrador dos bens da paróquia ou magistrado municipal: scolae scalae ("a escola é uma escada").[5]

Estas escolas eram presididas por um eclesiástico, scholasticus, subordinado ao bispado, daí o nome de escolástica dado à doutrina e à prática de ensino. Há uma forte demanda por elas, mais para moços, citadinos e mercadores do que para moças, camponeses e pequenos vendedores. Apesar do estímulo à formação de clérigos por Carlos Magno (768-814) e da referência às escolas em 1215 no Concílio de Latrão, não há uma estrutura escolar uniforme, como uma escola por paróquia.[5]

magistério tem maior concentração nas regiões mais desenvolvidas. Os mosteiros beneditinos recebem rapazes e moças e os jovens pensionistas sempre se tornam monges. Os conventos e confrarias também podem manter escolas, assim como hospitais e orfanatos. Fundar, subvencionar e manter uma escola constitui um ato de misericórdia. A escola pode funcionar ainda, sobretudo na Itália, como empresa privada subvencionada pela comuna. Em uma escala mais reduzida, os mercadores ensinam, a seus aprendizes, as bases da escrita e do cálculo.[5]

A oferta assume várias formas, bem adaptada à demanda dos pais e inserida na continuidade da educação familiar, centrada na aprendizagem dos valores, na socialização e na aquisição de competências precisas. Este tipo de oferta tem seus inconvenientes: a flexibilidade de suas estruturas resulta em um funcionamento aleatório; se o pároco muda ou o mestre decide viajar, a escola para de funcionar.[5]

Na França, as escolas elementares só surgiram na segunda metade do século XIII, e se multiplicaram entre 1350 e 1450. As escolas rurais são relativamente bem conhecidas no norte, na Champanha e na Normandia, ou em toda região rica e urbanizada que tem muitos clérigos a formar e muitos monges para formá-los. No norte, em 1449, das 156 aldeias de Flandres, 152 possuem uma escola. Na zona rural, a escola raramente ensina a escrever: "saber ler é uma função intelectual valorizada, saber escrever é uma habilidade manual vagamente desprezada". Na cidade, há todos os tipos de escola (cursos em latim ou em língua vulgar), assim como todos os níveis de ensino. No norte, Lille e Saint-Omer possuem trinta escolas, quase uma por paróquia, e Douai possui sete escolas. Em Valenciennes, que conta com vinte escolas em 1337 e 49 em 1388, há, nessa data, 516 crianças (145 meninas) escolarizadas entre sete e dez anos.[5]

Componentes da maioria das escolas

Quadra da Escola 7 de Setembro em Rondônia, no Brasil, em 2015.

As escolas são espaços organizados propostos para o ensino e a aprendizagem. As salas de aula, onde os professores ensinam e os alunos aprendem, são de importância central, mas as escolas típicas têm muitas outras áreas, que podem incluir:

Segurança

A segurança dos funcionários e alunos é um problema crescente para as comunidades escolares e a maioria das escolas está tendo que aprimorar seus sistemas de segurança. Para evitar fatos como o massacre de Realengo, estão sendo criados planos para proteger alunos e funcionários em caso de um tiroteio na escola. Algumas escolas têm tomado medidas como a instalação de detectores de metal ou de vigilância por vídeo.[7]

Outros problemas de segurança enfrentados pelas escolas incluem atentados terroristas (como o caso do Massacre na escola de Beslan em setembro de 2004), ganguesvandalismos[8] e bullying.[9]

Ver também

Referências

  1.  Etimologia de “escola”, Gramatica.net.br
  2.  FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 687.
  3.  Terra. «O que significa a escola na vida do adolescente». Consultado em 27 de março de 2012
  4.  Bentley, Jerry H. (2006). Traditions & Encounters a Global Perspective on the Past. New York: McGraw-Hil. p. 331
  5. ↑ Ir para:a b c d e f Revista História Viva, 05, pg. 48-49. Editora Duetto (março 2004).
  6.  Abril. «Laboratório de informática - Educar para crescer». Consultado em 27 de março de 2012
  7.  «Projetos de lei propõem instalação de detectores de metal nas escolas»G1. Consultado em 27 de março de 2012
  8.  «School Vandalism Takes Its Toll». Wrensolutions.com. Consultado em 3 de outubro de 2009. Arquivado do original em 6 de dezembro de 2009
  9.  «Bulling, Anti-bullying Legislation, and School Safety». Schoolsecurity.org. Consultado em 3 de outubro de 2009. Arquivado do original em 25 de outubro de 2009

Ligações externas

SISMO DE CAXEMIRA (2005) - 8 EDE OUTUBRO DE 2020

 

Sismo de Caxemira de 2005

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Sismo de Caxemira de 2005
PaísAfeganistão
Paquistão
Índia
Data8 de outubro de 2005
Momento sísmico7,6
Epicentro34° 29' 47" N 73° 37' 29" E
Número de mortos73 338
Número de feridos106 000
Commons Mídia relacionada no Wikimedia Commons

terremoto do subcontinente indiano de 8 de Outubro de 2005 aconteceu às 03h50min38 UTC em 34°25′55 ″ N 73°32′13 ″ E, na região administrada pelo Paquistão, na Caxemira.

Segundo a Geological Survey (USGS) dos Estados Unidos (*USGS), sua magnitude foi 7,6 na escala Richter, com um epicentro a cerca de 100 km (60 milhas) a norte-nordeste de Islamabad, a uma profundidade de 10 km (6,2 milhas) da superfície. Segundo a Japan Meteorological Agency a magnitude do terremoto foi 7,8.

O número de falecidos no terremoto que sacudiu o norte do Paquistão, e especialmente a região da Caxemira, subiu para 86 mil neste país, segundo a equipe do Banco Mundial (BM) e do Banco Asiático do Desenvolvimento (BAD) que estuda a extensão dos danos causados pelo sismo devastador.

Segundo o relatório apresentado por estas agências, o terremoto deixou também ao redor de cem mil feridos e afetou mais de 3,5 milhões de pessoas. A zona mais danificada do país é a região himalaia da Caxemira, onde foi localizado seu epicentro e na qual ficaram destruídos 3 680 escolas de primário e secundário, assim como 2 366 quilômetros de estrada.

Na segunda região mais afetada, a Província do Noroeste, os danos causados pelo sismo também são importantes e a região perdeu 3 517 centros educativos e 1 471 quilômetros de estrada. O assessor do Ministério de Finanças paquistanesa, Salman Shan, disse que em vista da contínua revisão em alta dos números de falecidos e feridos (mais ou menos 80 mil), o primeiro-ministro, Shaukat Aziz, convocou uma reunião com os diversos órgãos encarregados da avaliação dos danos, incluindo os governos regionais.

O BAD e o BM não mencionam em seu estudo o custo da reconstrução das zonas afetadas, embora estas agências internacionais estimem que pode chegar a ficar entre US$ 3 ou 4 bilhões. Estes números, no entanto, estão muito abaixo do cálculo da comissão governamental paquistanesa para a reconstrução, que estimou que esta custará por volta de US$ 12 bilhões.

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COMBATE NAVAL DE ANGAMOS - (Entre CHILE e PERU) - (1879) - 8 DE OUTUBRO DE 2020

 


Combate Naval de Angamos

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Guerra do Pacífico
Angamos.jpg
Data8 de outubro de 1879
LocalPunta Angamos, Bolívia (atual Chile)
DesfechoVitória chilena
Combatentes
Bandera de Chile ChileFlag of Peru (war).svg Peru
Líderes e comandantes
Bandera de Chile José Galvarino Riveros Cárdenas
Bandera de Chile Juan José Latorre Benavente
Flag of Peru (war).svg Miguel Grau Seminario †
Forças

Fragatas blindadas
Almirante CochraneBlanco Encalada
Corveta
O'Higgins
Escuna
Covadonga
Transportes
Matías CousiñoLoa

Monitor
Huáscar
Corveta
União
Vítimas
1 morto
9 feridos
1 monitor
33 mortos
27 feridos
144 prisioneiros ilesos

Combate Naval de Angamos foi uma grande batalha naval da Guerra do Pacífico em 8 de outubro de 1879. Neste dia, uma quarta-feira, barcos peruanos e chilenos se enfrentaram. A batalha chegou ao fim quando os chilenos capturaram o maior barco dos peruanos, o Huáscar.

O Combate

Almirante Miguel Grau
Encouraçado Huáscar
Cochrane e Huáscar na Batalha Naval de Angamos

Depois da vitória peruana na Batalha Naval de Iquique, o Almirante Arturo Prat e a tripulação da corveta Esmeralda morreram no combate, fazendo com que Prat fosse elevado a mártir e patrono da Marinha Chilena. O Chile mobilizou seus navios para caçarem o encouraçado Huáscar foram seis meses de procura até que o Huáscar navegou para o Norte rumo à Arica em busca de navios chilenos, quando chegou em Antofagasta viu três fumaças no horizonte, o Capitão Riveros diminuiu a velocidade da frota para enganar o Almirante Miguel Grau. Grau continuou a viagem ao Norte, entretanto com velocidade reduzida. O encouraçado chileno Blanco Encalada aumenta sua velocidade e junto com os outros navios cercam o Huáscar. Duas horas depois chega a frota do Almirante chileno Juan José Latorre Benavente. Às 9hs25mins de 8 de outubro de 1879, em Punta Angamos, o Huáscar abriu fogo no encouraçado chileno Cochrane , mas sem resposta, minutos depois o Cochrane abre fogo, os tiros acertam o Huáscar ferindo doze tripulantes. Outro tiro destrói o leme, mas os peruanos consertam o leme em 10 minutos.

Movimento dos navios antes da batalha

Às 10hs, o Cochrane acerta a Torre de Comando do Huáscar matando o Almirante Grau e os oficiais. As torres de artilharia do Blanco Encalada e do Covadonga matam quase todos os tripulantes peruanos. Um novo tiro do Cochrane destrói o leme fazendo com que o navio navegue em semi-círculos. Novos tiros acertam o Capitão Aguirre que também morre, o Tenente Pedro Garezon assume o controle do navio e reunido com os oficiais sobreviventes decide render-se. Às 11hs08mins, os oficiais chilenos embarcam no Huáscar, apagam alguns incêndios, capturam os sobreviventes e o Huáscar é incorporado à Marinha Chilena. Hoje, o Huáscar é um navio-museu e o Almirante Grau tornou-se patrono da Marinha Peruana além de ser conhecido como o O Cavaleiro dos Mares. Após a Batalha Naval de Angamos, o Chile obteve supremacia naval durante a Guerra do Pacífico.









Referências

  • Bulnes, Gonzalo (1911). Guerra del Pacífico, Tomo I. [S.l.]: Sociedad Imprenta y Litografía Universo. Valparaíso
  • Carvajal Pareja, Melitón (2006). Historia Marítima del Perú, Tomo XI, volumen II. [S.l.]: Instituto de Estudios Histórico Marítimos del Perú. Lima. ISBN 9972-633-05-5
  • Riveros, Galvarino (1882). Angamos. Refutación de los cargos hechos al Jefe de la Escuadra y comandante del blindado Blanco Encalada, a próposito de su participación en este combate. [S.l.]: Imprenta de La República de Jacinto Núñez. Santiago de Chile

GRANDE INCÊNDIO DE CHICAGO - (1871) - 8 DE OUTUBRO DE 2020

 


Grande incêndio de Chicago

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Incêndio de Chicago.

grande incêndio de Chicago foi um incêndio de grandes proporções ocorrido no verão de 1871 que causou a morte de trezentas pessoas, além de tornar noventa e cinco mil desabrigadas, e causar mais de duzentos milhões de dólares em danos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Naquela época Chicago era o maior entreposto mundial de madeiraPrédioscasas e até mesmo ruas, eram quase todas construídas na cidade utilizando-se desse material. No verão de 1871, uma temporada anormalmente e extremamente seca, com apenas um quarto da precipitação normal, criou o cenário propício para um grande incêndio, que iniciou-se num estábulo na zona sul da cidade e rapidamente espalhou-se, devido a ventos secos e fortes, engolfando toda a cidade.

Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e implantado, e sua reconstrução durantes os vários anos conseguintes atraiu diversos arquitetos de renome, como Frank Lloyd Wright. A engenharia e a arquitetura da cidade tornaram-se conhecidas mundialmente.

Ver também

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