Grande incêndio de Chicago
O grande incêndio de Chicago foi um incêndio de grandes proporções ocorrido no verão de 1871 que causou a morte de trezentas pessoas, além de tornar noventa e cinco mil desabrigadas, e causar mais de duzentos milhões de dólares em danos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Naquela época Chicago era o maior entreposto mundial de madeira. Prédios, casas e até mesmo ruas, eram quase todas construídas na cidade utilizando-se desse material. No verão de 1871, uma temporada anormalmente e extremamente seca, com apenas um quarto da precipitação normal, criou o cenário propício para um grande incêndio, que iniciou-se num estábulo na zona sul da cidade e rapidamente espalhou-se, devido a ventos secos e fortes, engolfando toda a cidade.
Um detalhado plano de planejamento urbano foi criado e implantado, e sua reconstrução durantes os vários anos conseguintes atraiu diversos arquitetos de renome, como Frank Lloyd Wright. A engenharia e a arquitetura da cidade tornaram-se conhecidas mundialmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário