qui, 05/03/2020 02:18
Auto
Por Alfredo Lavrador, Jornalista
Boa noite!
Deveríamos estar em pleno Salão de Genebra, um dos mais importantes eventos europeus – e até mundiais – dedicados ao automóvel. Porém, à última hora, a organização cancelou a feira como se o coronavírus só representasse uma real ameaça para os cerca de 600 mil visitantes esperados depois de o Governo ter determinado que, para evitar a propagação do Covid-19, estavam proibidos eventos com mais de um milhar de pessoas! Curiosamente, uma medida (para já) em vigor até 15 de Março, precisamente o dia em que o salão fecharia portas…
O coronavírus trocou as voltas aos fabricantes de automóveis que tinham praticamente tudo a postos para apresentar as suas novidades no certame suíço, mas a realidade é também estes podem trocar as voltas ao Covid-19. Não se trata de nenhuma cura, mas sim de uma espécie de escudo protector. Tudo isto para lhe dizer que, quando entrar no seu carro, talvez seja bom começar a ver com outros olhos o sistema de ar condicionado que tem à sua disposição. É que alguns sistemas até podem ser “anti-coronavírus” – saiba aqui qual é a melhor protecção do mercado a este nível. Na última Operação Stop (disponível em podcast) abordei este tópico, mas justificava-se entrar em mais detalhe.
À falta de Salão de Genebra, não há falta de novidades. E todas elas têm arranjado forma de se dar a conhecer, o que pode a prazo levar os construtores a reavaliarem até que ponto se justifica o investimento neste tipo de eventos… Um dos lançamentos mais aguardados naquela que seria a 90.ª edição da feira helvética era o do 500 eléctrico. Ora, a Fiat Chrysler Automobiles parece estar a acertar na mouche, pois captou por completo as luzes dos holofotes que nunca se acenderam. Primeiro, porque a Fiat, que tem nos citadinos a alma do negócio, tardou a entrar na plena electrificação, mas não falhou: o novo 500 a bateria vem com uma autonomia arrasadora, face à concorrência, estilo de sobra e tecnologia a condizer. Em duas palavras: apaixonante e avassalador. Segundo, porque também a Alfa Romeo deu provas que o Giulia ainda tem muito para dar. E deu… em dose dupla. GTA e GTAm esgrimem argumentos para dar que falar.
Passando aos extremos opostos, o Dacia Spring Electric e o Koenigsegg Gemera são outras das novidades a destacar. Parecem pouco ter em comum, mas na verdade até têm. Descontando o preço, conseguem ambos ser movidos por uma preocupação ambiental. Só que o SUV romeno quer ser barato, enquanto o desportivo sueco quer ser de uma extrema eficácia. O curioso é que, neste último caso, o monstro de 1700 cv consegue semelhante proeza com um motor de três cilindros…
Se está a precisar de um carro novo, rigorosamente grátis, não se esqueça que está a decorrer nova votação dos Prémios Auto Observador, pois só assim tem hipótese de ganhar um Seat Arona TGi. Até para a semana, sempre aqui.
A SEMANA. EM MARCHA-ATRÁS
AUTO
Giulia GTA. A lenda está de volta (e é poderosa)
Com base no Giulia Quadrifoglio, o GTA recupera uma sigla mítica, oferece 540 cv, uma relação peso/potência de 2,82 kg/cv e atinge 100 km/h em 3,6 segundos. Surge em duas versões, mas só 500 unidades.
AUTO
Bacalar faz a Bentley regressar aos roadsters de 2 lugares
O Bacalar permite à Bentley, através da Mulliner, voltar a oferecer aos clientes mais exigentes um roadster de apenas dois lugares, o que a marca britânica não fazia desde 1930. Com estilo e raça.
AUTO
Cupra Formentor impressiona pelo estilo (e não só)
Maior do que o Ateca, o primeiro modelo projectado de raiz pela Cupra está virado para as performances. A uma estética musculada junta motores a condizer, um deles PHEV, com as vantagens inerentes.
AUTO
Maio. Audi A3 Sportback chega com mais argumentos
O novo Audi A3 deveria ser apresentado em Genebra. Com o salão anulado, a marca libertou todas as informações sobre o modelo que deverá chegar ao mercado em Maio com estética mais apelativa.
EM MODO ELÉTRICO
AUTO
Apaixonante e avassalador. Eis o 500 eléctrico
O Cinquecento motorizou a Europa nos anos 50, no rescaldo da guerra. Agora a guerra é contra as emissões, a que Fiat faz frente com o novo 500: o 500 de sempre, com a melhor autonomia entre citadinos.
AUTO
Este é o eléctrico barato da Dacia. Chega em 2021
Aqui está o eléctrico barato que a Renault prometeu. Como se esperava, tem emblema Dacia e combina simplicidade com jovialidade. O preço não foi avançado, mas espera-se que fique abaixo dos 15.000€.
AUTO
Morphoz. O eléctrico da Renault que estica e encolhe
O Morphoz é mais um protótipo que deveria ser apresentado em Genebra, mas que acabou por ser divulgado através da Internet. Entre muitas curiosidades, pode aumentar ou diminuir de comprimento.
AUTO
Adeus trotinetas! Ami é “a loucura” na cidade
O Ami 100% ëlectric pode vir a ser uma séria ameaça às trotinetas. O novo eléctrico ultracompacto leva duas pessoas, cabe em qualquer lado e, para cúmulo, é barato. Chega a Portugal em Novembro.
AUTO
Microlino ou Microletta: que eléctrico escolheria?
É uma tarefa difícil decidir qual destes veículos eléctricos, que mais parecem dois brinquedos de tão atraentes, a maioria dos condutores gostaria de utilizar para as suas deslocações na cidade.
MUITO À FRENTE
AUTO
Monstro com 1700 cv tem um motor de... 3 cilindros
Este Koenigsegg Gemera tem tudo para apaixonar os amantes de desportivos. É um coupé com quatro lugares e de aspecto agressivo, possui 1700 cv, mas o motor tem apenas três cilindros...
AUTO
Magna pode oferecer 120 km de autonomia ao I-Pace
A Magna é desconhecida de muitos, mas na realidade este fabricante austríaco é quem produz modelos como os BMW Z4, Toyota Supra e Jaguar I-Pace. Para este, afirma poder aumentar a autonomia em 120 km.
AUTO
Quer saber como é o SUV do futuro? Espreite aqui
A DS prometeu apresentar um novo modelo por ano, mas em 2020 não fica por aí. Depois de revelar o DS 9, a marca francesa mostra um SUV eléctrico arrojado, com 680 cv e 650 km de autonomia. É o futuro.
PONHA OS OLHOS NISTO
AUTO
Defender já tem preços, mas você não vai gostar...
A Land Rover revelou os preços para o novo Defender em Portugal e se o veículo é atraente, os preços nem por isso. A versão mais acessível (3 portas) vai custar 82 mil euros e com 5 portas 89 mil.
AUTO
Este KTM tem 600 cv e não é uma moto
A KTM é conhecida pelos seus veículos de duas rodas, mas há muito que se aventurou pelos carros. Porém, com o X-Bow GTX de 600 cv elevou a fasquia a um nível que vai assustar a concorrência.
OBSERVADOR LAB
DO ECOVALOR À DECLARAÇÃO. SAIBA PORQUE É QUE É TÃO IMPORTANTE CADA PRODUTOR CUMPRIR A SUA PARTE
Já ouviu falar do Ecovalor e na sua importância para o Planeta? Não, não é mais um imposto….
AUTO
Batatas e milho resolvem problemas das baterias, dizem investigadores
Se acha que para fabricar uma bateria é apenas necessário lítio, níquel, cobalto e pouco mais, saiba que cientistas estão a recorrer ao milho e a batata para resolver problemas das baterias actuais.
AUTO
Há uma nova rede social. Para ricos ou muito ricos
O fenómeno das redes sociais veio para ficar. Mas a Rolls-Royce não se presta a misturas e, por isso, o fabricante de luxo britânico criou uma rede social onde só entram donos de um modelo da marca.