sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

OBSERVADOR - 10 DE JANEIRO DE 2020

Observador 360º

360º

Fotografia de Filomena MartinsFilomena Martins
Diretora Adjunta
Sexta-feira, 10 janeiro 2020
Enquanto dormia…
… a tensão com o Irão voltou a subir de tom por causa da queda do avião ucraniano que se despenhou em Teerão. O Canadá, o Reino Unido e os EUA afirmaram que o Boeing foi abatido, provavelmente por engano, por um míssil iraniano, mas as autoridades do Irão negaram essa possibilidade. Para agravar a crise, um novo rocket caiu junto a uma base militar dos EUA no Iraque e esta manhã houve vários ataques com aviões não identificados contra milícias iranianas na fronteira com a Síria.
Mas se a política internacional está centrada neste conflito, a actualidade mundial está também marcada por outra crise, esta bem mais fútil: a da casa real britânica. O tsunami #Megxit eclipsou por completo a marcação da data do verdadeiro Brexit na Câmara dos Comuns: 31 de Janeiro.
Por cá, com aprovação garantida, o final do debate e a votação do Orçamento já só parece ter reservada uma surpresa: a votação do Livre, que decidiu manter o tabu até ao fim (mesmo que isso só sirva para apimentar a polémica interna no partido).
Vamos lá então ao resumo das notícias, num dia em que será conhecida também a  sentença do homicídio do triatleta Luís Grilo.

Avião ucraniano abatido por engano por míssil iraniano? Canadá, EUA e Reino Unido dizem que sim, Irão nega

Começou por ser apenas uma informação de fontes do Pentágono e uma insinuação de Donald Trump. Mas ao final da noite tornou-se oficial. Justin Trudeau, o primeiro-ministro canadiano, confirmou que tinha informações de que o Boeing ucraniano que caiu em Teerão fazendo 173 vítimas, 63 delas canadianas, terá mesmo sido abatido por engano por um míssil iraniano. Boris Jonhson, o primeiro-ministro britânico, disse o mesmo (três dos mortos tinham nacionalidade do Reino Unido). Por fim o New York Times publicou um vídeo (verificado da forma que o jornal explica assim) que parece mostrar o momento do impacto. Mas as autoridades do Irão rejeitaram peremptoriamente tal hipótese, garantindo que os “rumores” não fazem sentido e convidando a Boeing e a Ucrânia a investigar.

O debate dos sound bites, com o Orçamento já aprovado. E o tabu do Livre

Só o Livre quis manter o suspense até ao fim, pelo que apenas hoje saberemos como Joacine Katar Moreira vai votar o Orçamento. Será provavelmente a única surpresa desta sexta-feira — porque, vá lá saber-se porquê, o partido e a deputada insistem em fazer-se notar –, segundo dia de debate orçamental e de votação final na generalidade. Mário Centeno abrirá a discussão, que seguiremos de novo em direto no site e na rádio, a partir das 10h00.
Seja como for, está tudo decidido. A abstenção é o novo voto a favor, como lhe chamou a deputada do CDS Cecília Meireles, e depois das novas abstenções anunciadas à esquerda (Bloco e Verdes) durante a manhã, que viabilizaram desde logo o Orçamento, o debate de ontem foi morno e resumiu-se quase só a uma troca de acusações (ou de sound bites, melhor dizendo) entre Costa e Rio. O primeiro-ministro repetiu o “slogan” ou “mantra” (os nomes são de Catarina Martins) do “melhor Orçamento de sempre”, o líder da oposição (que vai a eleições este sábado) insistiu na carga fiscal e no mistério de onde está o Wally dos 590 milhões de euros escondidos. De medidas concretas só mesmo os aumentos de 1% na Função Pública e a confirmação de que o IVA da electricidade não vai baixar: António Costa justificou que todos os estudos mostram que isso só beneficiaria as famílias mais ricas, ainda que não tenha revelado que estudos são esses.

O tsunami #Megxit

Então vamos lá à outra crise que está em toda a imprensa mundial. Depois do anúncio surpresa do príncipe Harry e da sua mulher Meghan de que se iam afastar da Casa Real britânica e queriam ser independentes financeiramente (e ponham surpresa nisto, porque foi “pela televisão” que Isabel II soube dos planos dos “miúdos mais mimados da monarquia” e Carlos e William só foram notificados 10 minutos antes), gerou-se um verdadeiro tsunami noticioso.

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Para quem acha que a influência do PCP e da extrema-esquerda na governação é um problema, conviria talvez perceber que a única maneira de diminuir essa influência é afastar o PS do governo.
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Entendo que cumpri o meu dever cívico e agi de acordo com os ditames exclusivos da minha consciência – contra uma concepção de Estado gigante, que tudo engole e de que muitos dependem.
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MONUMENTOS - (IGREJAS) DA CIDADE DO PORTO - Nº 2 - 10 DE JANEIRO DE 2020

Sé do Porto

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Sé do Porto
Nomes alternativosIgreja de Nossa Senhora da Assunção
TipoCatedral
Estilo dominanteRomânicoGóticoBarroco
Início da construçãoséculo XII (catedral)
século XVI (claustro)
século XVII (capela-mor)
Função atualReligiosa, Museu
DioceseDiocese do Porto
WebsiteDiocese do Porto
Património Nacional
Classificação Monumento Nacional
Data1910
DGPC70397
SIPA1086
Geografia
PaísPortugal
CidadePorto
Coordenadas41° 8' 34" N 8° 36' 41" O
Localização em mapa dinâmico
Sé do Porto, situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico.
Na época gótica, cerca do ano de 1333, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387.
O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé. Cerca de 1772 construiu-se um novo portal em substituição ao românico original. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas.
À esquerda da capela-mor, encontra-se um magnífico altar de prata, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses. Este foi salvo das tropas francesas em 1807 por meio de uma parede de gesso construída apressadamente.
Ainda nesta área esquerda é especialmente notável a imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, (padroeira da cidade).
No século XVII a capela-mor original românica (que era dotada de um deambulatório) foi substituída por uma maior em estilo barroco. O altar-mor, construído entre 1727-1729, é uma importante obra do barroco joanino, projectado por Santos Pacheco e esculpido por Miguel Francisco da Silva. As pinturas murais da capela-mor são de Nasoni. O transepto sul dá acesso aos claustros do século XIV e à Capela de São Vicente. Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni conduz aos pisos superiores, onde os painéis de azulejos exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.
A Sé integra três belos órgãos. Um deles, no coro-alto, marca em Portugal um período que dá início ao desenvolvimento organístico. Trata-se de um instrumento do construtor Jann, o mesmo do órgão da igreja da Lapa (Porto), ambos promovidos pelo esforço e iniciativa do Cónego Ferreira dos Santos.

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