sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OBVIOUS MAGAZINE - 22 DE JANEIRO DE 2016


OBVIOUS - Em destaque

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paulo, camões e renato

por Dênis Athanázio em 22/01/16  


A música Monte Castelo foi escrita baseada no poema do poeta português Luis de Camões e também no mais famoso texto bíblico do Apóstolo Paulo. O amor que os inspirou foi esse do tipo que se sacrifica pelo outro, que se doa na medida certa, que consegue dar um passo para trás esperando quem não anda tão rápido como ele, esse que enxerga para além dele mesmo. É, como canta Renato Russo, “um estar-se preso por vontade” própria para o bem de quem se ama. 

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ah, se toda mulher fosse meio leila diniz

por Mônica Montone em 22/01/16  


Se toda mulher fosse meio Leila Diniz certamente o mundo seria mais feliz - essa é a conclusão a que se chega ao ler sua biografia escrita por Joaquim Ferreira dos Santos. 

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o abissal natural de rogrigo braga

por João Ricardo em 22/01/16  


Nascido em Manaus em 1976, mudou-se prontamente para Recife, onde graduou-se em Artes Plásticas pela UFPE (2002). Em 2012 recebeu o Prêmio Pipa/MAM-RJ Voto Popular e em 2013 o Prêmio MASP Talento Emergente. Possui obras em acervos particulares e institucionais no Brasil e no exterior, como MAM-SP, MAM-RJ e Maison Européene de La Photographie – Paris. Atualmente vive no Rio de Janeiro. 

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não aceito mais que façam a entrega no endereço errado

por Flávia Bechtinger em 22/01/16  


O controle e a rigidez para sermos quem achamos que querem que sejamos nos impede de sorrir sem jeito, espirrar no meio da rua, rir de nós mesmo, com vontade, dançar na chuva, beijar sem intenção, dizer o quanto amamos, cumprimentar um estranho despretensiosamente, comer manga do pé, fazer o que dá na telha mesmo. E só nós podemos mudar isso. Até porque nunca vamos saber realmente o que esperam de nós. E ainda que saibamos, o que isso importa? O que importa se tudo isso só nos afasta mais de quem somos? 

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o dialeto poético

por Rita Palma Nascimento em 22/01/16  


Poetas. Seres que só sonham. Seres que só sentem. Essa sede que têm de amar a tudo e a todos. Até à vida. Poetas. Esses seres que vivem do avesso. Com o coração de fora. (Que estranha forma de vida!) 

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chega?

por Alexandre Bazenga em 22/01/16  


Devia haver um dia para cada um de nós dizer "basta" ou "chega", aos conceitos obtusos que nos foram condicionando como humanos pensantes e gente saudável e livre. Mas o dia surge para alguns apenas e esses serão sempre os que tresmalharam do rebanho bem comportado. 

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spotlight ou a imoralidade dos moralistas

por Dante Donatelli em 22/01/16  


Spotlight Segredos Revelados para além de um filme espetacular com grandes atuações, roteiro e fotografia impecáveis desnuda uma igreja católica decadente e cínica, na qual pedófilos e tarados de batina são mais dignos do que crianças e jovens violentados. A imoralidade dos senhores da moral. 

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"há pessoas que nos roubam, há pessoas que nos devolvem"

por Michelle Oliveratto em 22/01/16  


Vinte e três de dezembro de 2015, ofereci um prato de comida e em troca ele me devolveu o sentido da vida. 

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phoenix: a recriação de uma identidade

por Fernanda Villas Boas em 22/01/16  


Sobrevivente de um campo de concentração nazista, Nelly Lenz (Nina Hoss) ficou desfigurada enquanto esteve presa. Irreconhecível após uma cirurgia de reconstrução, ela vaga pela destruída Berlim à procura de Johnny (Ronald Zehrfeld), seu marido. 

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EL VENTANO - 22 DE JANEIRO DE 2016

Yo también estuve en el ‘viaje secreto’ a Nicaragua

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A mí me invitaron para debatir de feminismo. No me preguntaron por mi opinión hacia el chavismo ni me animaron a posicionarme en ningún tema político. Y si el objetivo era que nos comprometiéramos con la causa, no pudieron haberlo hecho peor (June Fernández)

‘¡Chávez vive, vive! ¡La lucha sigue, sigue!’ Soy de las pocas personas en el auditorio que se resisten a levantar el puño izquierdo. Porque no soy nada mitómana y porque prefiero observar. Si estoy en ese encuentro en Caracas es, en gran medida, por curiosidad antropológica.
En noviembre de 2014 recibí una sorprendente invitación: el Ministerio de Cultura de Venezuela quería contar con Pikara Magazine para una mesa redonda titulada ‘Feminismo, Género y Poder’. La actividad se enmarcaba en el segundo encuentro de la Red de intelectuales, artistas y movimientos sociales en defensa de la humanidad, cuya existencia, hasta ese momento, desconocía. Luego me enteré de que es una iniciativa promovida por Hugo Chávez y Fidel Castro con la finalidad de vincular a personalidades de la cultura y las organizaciones sociales al proyecto bolivariano.
Asistimos 300 personas de todos tipos y pelajes: desde mandatarios (como el vicepresidente de Bolivia o el expresidente de Honduras Mel Zelaya), a periodistas, militantes de izquierda, escritoras o blogueros. Vi que había más gente del Estado español, pero no tuvieron especial protagonismo y se habló bastante más de Palestina, por ejemplo, que de Cataluña y del País Vasco.
A mí me invitaron para debatir de feminismo. No me preguntaron por mi opinión hacia el chavismo ni me animaron a posicionarme en ningún tema político. Confirmé mi asistencia seducida por un título desacomplejado y nada institucional, ‘Feminismo, género y poder’. La programación sonaba estimulante y me apetecía tanto conocer a colectivos sociales como dar a conocer Pikara. Y, por qué no, confiaba en que me sirviera para formarme una opinión propia sobre uno de los Gobiernos más atacados por la prensa española. De la misma forma que ir a Cuba me sirvió para descubrir a una izquierda crítica que no sale en los medios. No me preocupó comprometer con ello mi independencia política; participar en ese espacio no me convierte en chavista, de la misma manera que participar en un encuentro organizado por el Gobierno vasco no me convierte en peneuvista.
Y, de hecho, si el objetivo era que nos comprometiéramos con la causa, en lo que a mí respecta no pudieron haberlo hecho peor. Leo en La Marea (en el artículo en el que citan la participación de Pikara en el congreso y por el que desde eldiario.es me han pedido que cuente mi experiencia) que Anna Gabriel intervenía en la mesa en la que se hablaba de las migraciones desde una perspectiva de derechos humanos. Me hubiera encantado asistir, pero no fue posible, y aquí viene la primera crítica: la programación del evento estaba montada de forma que las actividades de mayor interés social se solapaban (los foros sobre feminismo, migraciones, pueblos indígenas, cambio climático…), mientras que las plenarias estaban orientadas al adoctrinamiento político. Asistir al discurso de Nicolás Maduro (unas cuatro horas bajo el sol sin poder salir del Cuartel de la Montaña, el recinto en el que descansan los restos de Chávez) o presenciar la inauguración de un instituto sobre el pensamiento de Hugo Chávez eran “obligatorias” (la única actividad en esa franja horaria).
Cuando volví a Managua, me desahogué en mi muro de Facebook: “Si las instituciones del Gobierno bolivariano son tan desastrosas, desconsideradas e ineptas cuando quieren impresionar y fidelizar a sus invitadxs, no me quiero imaginar cómo funcionan las cosas cuando nadie les mira”. Las actividades empezaban hasta con dos horas de retraso. Algunos días el almuerzo no llegaba hasta las 3 de la tarde (tardísimo para las costumbres latinoamericanas) y algún día ni dieron de comer a la gente. En cambio, derrocharon en refrigerios y aperitivos para engañar el hambre. Las personas de la organización (gente joven, muy amable y comprometida) aguantaron el tipo como pudieron ante tal caos logístico que habían montado sus superiores.
Y sí, viajamos en vuelos privados. En mi caso, en un ‘jet’ del Gobierno junto con las otras 7 personas centroamericanas invitadas. Yo me enteré ese mismo día; alegaron que era la solución más viable, en parte porque las malas relaciones diplomáticas con Estados Unidos y sus aliados, complicaban el uso de vuelos comerciales. En general, el derroche de recursos me escandalizó. Nos alojaron en un hotel de cinco estrellas, español para más señas y se abusó (a mi entender) de los coches oficiales y del despliegue policial.
Pero lo que llevé peor fue que nos ataran en corto. Era previsible, por otro lado: solo conocimos lo que les interesaba que conociéramos. Las interesantes visitas guiadas a comunidades dejaban un sabor agridulce por el exceso de matraca política. Nos disuadieron de ir a conocer la ciudad, no nos explicaron cómo funciona el transporte público, no previeron un método para cambiar dinero y finalmente se nos dijo que la única vía era el mercado negro (improvisado entre la propia gente del hotel y de la organización).
El ambiente en las actividades plenarias, de revolucionario tenía poco. En el debate inaugural, celebrado en una enorme sala al estilo Naciones Unidas, solo intervino un representante por cada país, la mayoría hombres mayores de 60 años muy institucionales. No hubo opción de escuchar nuevas voces, no digo ya intervenciones críticas hacia los gobiernos amigos del venezolano. En las reuniones que se hicieron para acordar el pronunciamiento final, compañeras mexicanas y cubanas que forman parte de la red me contaron que no fueron invitadas.
Los foros simultáneos en los que participé, en cambio, sí que dieron pie a debates más libres y a disidencias. En el de colectivos feministas y LGTB ocurrieron dos cosas reseñables. Por una parte, asistí a un contraste entre las organizaciones de mujeres chavistas cuyo discurso se limitaba a recordar lo feminista que era Chávez y los colectivos feministas que trabajaban desde dentro del chavismo pero interpelando al Gobierno de Maduro para que fuera más valiente en asuntos como la despenalización del aborto o la lucha contra la LGTBfobia. Confío en que calase el toque de atención que pegó una intelectual cubana: insistió en la importancia de que el movimiento feminista permaneciera independiente y crítico con el poder para que no siguiera el rumbo del cubano, concentrado en la conservadora y partidista Federación de Mujeres Cubanas.
Pero el debate se interrumpió cuando dos jóvenes gais nos contaron una terrible noticia: el asesinato de la activista lesbiana Giniveth Soto. Entre lágrimas de impotencia, hablaron de la situación de desamparo que quedaba la viuda, ya que las instituciones venezolanas no reconocían su matrimonio, registrado en Argentina. Conté en eldiario.es que este caso se convirtió en revulsivo para reclamar avances en el Proyecto de Ley del Matrimonio Civil Igualitario y para poner encima de la mesa discriminaciones hacia las familias homoparentales en programas sociales como el del acceso a la vivienda.
En definitiva, participar en ese encuentro fue una experiencia muy contradictoria. Me indigné entendiendo de cerca las consecuencias del acoso y la injerencia estadounidense. Aprendí conociendo experiencias comunitarias concretas, de teatro invisible, de muralismo, de planes de urbanismo basados en la filosofía del buen vivir. Pero mi entusiasmo se nublaba por las dosis de sectarismo, de culto al líder (condensado en el broche dorado con la mirada del “Comandante Eterno” que nos regalaron a cada participante) y de recorte de libertades que se respiraba en un foro internacionalista que busca tejer alternativas al orden neoliberal.
June Fernández (Píkara Magazine)

EL VENTANO - 22 DE JANEIRO DE 2016

Iglesias propone al PSOE un Gobierno de coalición presidido por Sánchez y con él de vicepresidente | El Ventano


Iglesias propone al PSOE un Gobierno de coalición presidido por Sánchez y con él de vicepresidente


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El secretario general de Podemos, Pablo Iglesias, ha manifestado su voluntad para formar un Gobierno del cambio con PSOE e IU, y se ha ofrecido para ser vicepresidente de un Ejecutivo presidido por Pedro Sánchez, según ha declarado en una rueda de prensa tras entrevistarse con el rey.
“Hemos decidido tomar la iniciativa y dar un paso adelante. En este momento no caben medias tintas. O se está por el cambio o por el inmovilismo y el bloqueo”, ha señalado para añadir que España no se puede permitir esperar más tiempo para formar un Gobierno de cambio que empiece a tomar medidas a favor de las personas más afectadas por las decisiones del Gobierno de Rajoy.
Podemos plantea un plural, paritario y proporcional a los resultados de las elecciones, con el compromiso conjunto en buscar las líneas básicas de un gobierno de cambio con la participación de equipos profesionales y personas independientes que trabajen para llevar a cabo un programa común.
Iglesias ha comparecido acompañado por su número dos y portavoz del grupo en el parlamento, Íñigo Errejón, y con el líder de la alianza catalana, ademas de por su jefa de gabinete y portavoz adjunta, Irene Montero, la diputada y exjueza Victoria Rosell y el general y exJEMAD Julio Rodríguez, que era segundo en su lista por Zaragoza.
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quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

OBSERVADOR - 21 DE JANEIRO DE 2016


Macroscópio – Por aqui e por ali, debicando boas leituras

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
 
Hoje não vou ficar por um tema: vou andar por vários temas, sugerindo uma mão cheia de leituras que me pareceram interessantes, umas mais ligadas à actualidade, outras nem por isso.
 
Vou começar pela evocação de um grande arquiteto que desapareceu ontem: Nuno Teotónio Pereira. Faço-o para destacar apenas dois artigos que me pareceram especiais:
  • Prisão, tortura, fé, amor e arte: a vida preenchida de Nuno Teotónio Pereira, uma entrevista do Expresso publicada em Fevereiro de 2015 e que ontem o jornal recuperava. Realizada por José Pedro Castanheira e Cândida Santos Silva, resulta de uma conversa realizada pouco tempo depois de Nuno Teotónio ter ficado cego e um documento tão fundamental como pungente. Reparem:
    Foi torturado...
    Pois... Sono, pancadas, chicotadas. O pior foram as chicotadas nas pernas. Só aguentei dois dias e duas noites de tortura do sono - muito pouco! Não tinha preparação para aquilo. A certa altura apareceu um agente em tom amigável e eu fui na conversa. Estava tão mal de cabeça que pensei que aquilo era sincero. Acreditei e fui dizendo mais algumas coisas.
    Houve muita gente torturada que falou na prisão. O mais normal, se calhar, até era falar...
    Está bem, mas é chato.
    Denunciou muitos nomes?
    O Luís Moita, por exemplo, que fazia a ligação às BR. A Luísa Cabral também foi presa.
    Conversou mais tarde com essas pessoas?
    Sim. Foi horrível ouvir os gritos das pessoas a serem torturadas em Caxias. Gritos lancinantes! Um horror!
  • Nuno Teotónio Pereira e o Atelier da Rua da Alegria, um artigo da arquitecta e historiadora Ana Tostões publicado aqui no Observador onde, além de se recordar o percurso profissional e cívico de Teotónio Pereira, também se destaca o papel que o seu atelier desempenhou na formação de muitos nomes importantes da arquitectura portuguesa: “Para além de figura referencial da arquitectura portuguesa, o seu atelier constituiu um lugar de discussão e reflexão funcionando como uma escola paralela à da formação oficial, na época académica, retrógrada e repressiva. Foi lá que trabalharam sucessivas gerações dos mais importantes arquitectos: Bartolomeu da Costa Cabral, Nuno Portas, Gonçalo Byrne, Pedro Vieira de Almeida, Pedro Viana Botelho.”
 
Um tema a merecer crescente atenção, e que tem estado nos debates que por estes dias decorrem em Davos, na Suíça, é o dos riscos que corre a economia mundial, e também a União Europeia. Eis alguns textos que merecem ser lidos com atenção, até pelo pessismismo que neles se respira:
  • ‘The EU Is on the Verge of Collapse’—An Interview com George Soros, ou melhor, uma conversa entre o conhecido investidor e Gregor Peter Schmitz que foi publicada pela revista alemã WirtschaftsWoche. A New York Review of Books publicou agora uma versão revista e em inglês, de que destaco esta passagem: “There is plenty to be nervous about. As she correctly predicted, the EU is on the verge of collapse. The Greek crisis taught the European authorities the art of muddling through one crisis after another. This practice is popularly known as kicking the can down the road, although it would be more accurate to describe it as kicking a ball uphill so that it keeps rolling back down. The EU now is confronted with not one but five or six crises at the same time.”
  • World faces wave of epic debt defaults, fears central bank veteran, um texto do nosso conhecido Ambrose Evans-Pritchard, do Telegraph, que esteve à conversa em Davos com William White, um dos mais reputados economistas de todo o mundo que foi economista-chefe do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) e agora é presidente do Comité de Avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O seu diagnóstico é que a actual situação é pior do que a vivida em 2007, nas vésperas da grande crise (o Observador publicou um resumo dessa conversa: Economia global em crise. “Estamos pior do que em 2007”, diz economista da OCDE)
 
A recente edição, na Alemanha, de uma edição anotada do livro de Hitler Mein Kampf, livro que estava proibido desde o fim da II Guerra, continua a dividir opiniões: há os que pensam que a obra do megalómano ditador é hoje inofensiva, há os que ainda temem o efeito das suas ideias. De entre os muitos artigos publicados um pouco por todo o lado, três referências:
  • “Mein Kampf”. Quem tem medo deste best seller?, um especial do Observador da autoria de José Carlos Fernandes, no qual o autor se interroga sobre “Que veneno resta nele, 90 anos depois de publicado?” Deixo o veredicto, mesmo recomendando vivamente que leiam todo o trabalho, que é muito informativo e revelador: “Mein Kampf é, indiscutivelmente, uma semente perigosa, mas o terreno deixou de ser propício a que se desenvolva luxuriantemente. Claro que haverá sempre espíritos suficientemente débeis e malévolos a quem o livro pode despertar uma vocação (no caso de conseguirem chegar a meio da logorreia, o que requer determinação), mas quem possua uma estrutura mental capaz de se deixar fascinar por Mein Kampf poderá também ser “mobilizado” para uma carreira de violência, obtusidade e barbárie por qualquer outro livro – o Corão, a Bíblia, O Capital, Laranja Mecânica, American Psycho.”
  • Book of Hate: The Bold Attempt to Demystify Hitler's 'Mein Kampf', um trabalho da revista alemã Der Spiegel onde, de certa forma, se transmitem mais receios: “With a new annotated edition, Historians hope to "defuse" the Nazi-era bestseller. Even after seven decades, it remains a dangerous proposition.” Isto porque, entre outras coisas, “For the last 90 years, "Mein Kampf" has been treated as a key work of Nazism and, in light of its consequences, can be considered the world's most dangerous book. It was only during the writing of the tome that Hitler began to believe that he had been chosen, and the book was intended to convey this message to his supporters. "Mein Kampf," says historian Ian Kershaw, laid "the foundation for the Hitler myth”."
  • Does “Mein Kampf” Remain a Dangerous Book?, um texto de Adam Gopnik na New Yorker onde defende que a discussão não pode ser apenas sobre o conteúdo do livro e o veneno que ainda pode inocular: “The question of what to do with “Mein Kampf” is, in some sense, independent of the book’s contents—buying it is a symbolic act before it’s any kind of intellectual one, and you can argue that it’s worth banning on those grounds alone. A good opposing case can be made on similarly symbolic grounds: that making it public in Germany is a way of robbing it of the glamour of the forbidden.”
 
Mais duas referências antes de me despedir por hoje. A primeira vai para um artigo do Financial Times onde Janan Ganesh defende a ideia de que a apatia dos eleitorados pode não ser uma notícia tão negativa como às vezes se defende (é uma reflexão que também vale pelo que as nossas eleições presidenciais possam vir a revelar). Em Political apathy in the UK is perfectly respectableele defnde a ideia que isso não é preocupante em tempos de normalidade democrática, sendo que, pelo menos em países como o Reino Unido, quando chega a altura o eleitorado sabe evitar que “cabeças quentes” cheguem ao poder. Ou seja: “Apathetic Britons are not waiting to be redeemed. They just have lives to get on with. Not only are they apolitical; they rouse themselves to vote every five years precisely to stop hot heads and crusaders from running their country. They like Mr Cameron because he governs well enough to save them having to think about politics. He is prime minister because someone has to be.”
 
A última sugestões volta a ser para o Observador, agora para a conversa que hoje tive com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto,Sem exigência com os melhores não há boas elites. Esta semana o tema do nosso programa foi “Que papel têm as elites no tempo da cultura de massas e da democracia mediática? E que papel tem o sistema de ensino na formação de boas elites?”, sendo que Jaime Gama aproveitou a oportunidade para expor de forma muito clara a sua defesa de um sistema educativo exigente e que possa ajudar a formar boas elites, saídas de entre os melhores. Essa passagem do Conversas à Quinta foi autonomizada em artigo próprio, Jaime Gama critica oposição aos rankings e às notas. Eis uma passagem desse artigo: “Toda a oposição a uma cultura de transparência nos resultados de conhecimento, o ódio aos rankings, o ódios às notas, a ideia de que a escola só serve para incluir os que não podem sequer ter êxito nela e depois a uniformização por baixo de todo o sistema” é, na opinião do ex-presidente da Assembleia da República, “uma perspetiva muito decadente e muito retrógrada”. Oiçam, que vale mesmo a pena.
 
E por hoje é tudo. Amanhã estarei de regresso para uma tentativa de balanço da estranha campanha eleitoral a que temos vindo a assistir. Bom descanso e boas leituras.
 
 
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