sábado, 4 de março de 2023

61 ANOS - ADMISSÃO NO SBN - SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE - 4 DE MARÇO DE 2023

 

61 anos 

AO SERVIÇO DA CLASSE BANCÁRIA 

4 de Março de 1962  -  4 de Março de 2023




        Falta ainda acrescentar outra efeméride


       Há 21 anos (4 de Março de 2002)

         Entrei na situação de aposentado, depois de 
         40 anos de serviço à Classe Bancária.





SBN
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE 
ou
SBN - SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SETOR FINANCEIRO DE PORTUGAL


4 de Março de 2023





Efeméride:


61 anos atrás fui admitido ao serviço classe bancária como Escriturário-estagiário (com a idade de 22 anos) no antigo Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito do Porto, que foi posteriormente baptizado como Sindicato dos Bancários do Porto, depois Sindicato dos Bancários do Norte, e hoje tem o Pomposo nome de 
SBN - SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SETOR FINANCEIRO DE PORTUGAL 
onde permaneci 40 anos até 4 de Março de 2002, quando me reformei (como Chefe de Secretaria de Apoio à Direcção do SBN).


Antes de 1974 (Abril) - pelo menos até ao fim  dos anos 60, as admissões de trabalhadores para os Organismos Sindicais (que estavam sob a tutela do ex-Instituto das Corporações) , "PIAVAM FINO" e, no meu caso fez-se da seguinte maneira.



Foi colocado um anúncio do Sindicato, nos jornais, informando que iria ser feito um Concurso de aptidão, que incluía um exame psicotécnico que constava de provas escritas de redação, provas de língua portuguesa, provas de dicção, provas de matemática, desenvolvimentos de conversas sobre temas sindicais e outros, etc., etc..
Os candidatos deveriam apresentar-se correctamente vestidos, bem penteados, não usar barba. Deveriam também apresentar certificado de bom comportamento e certificados criminais, comprovando que não faziam parte de correntes ou partidos políticos (que fossem contra a situação), etc..
Aliás, nessa altura quem procurava trabalho em organismos sindicais ou estatais, sabia que era assim que se processavam as admissões. E se fossem adeptos da situação e até se estivessem inscritos na União Nacional, tinham lugar garantido.

Eu, não tive dificuldade alguma em obter esses documentos, porquanto nunca fiz parte de qualquer corrente ou partido e nem sequer fazia parte da Mocidade Portuguesa. Eu era Escuta e fazia parte do Corpo Nacional de Escutas, era e fui sempre APOLÍTICO.
Contentava-me em ser bom cidadão, respeitador e católico praticante.

Na segunda quinzena de Fevereiro  com mais cerca de 50 candidatos, foi feito nas instalações do Sindicato sob a supervisão do Chefe de Serviços (António Guimarães) e o Chefe da Contabilidade (António Moura de Oliveira), o exame psicotécnico.
Dois ou três dias depois, fui chamado para saber o resultado.
O Moura de Oliveira comunicou-me que entre os 50 candidatos, apenas eu e outro candidato (de que não me recordo o nome, nem o que lhe terá acontecido nestes anos todos, até hoje) tínhamos feito a prova completa sem quaisquer erros. 
Dado que o outro candidato estava empregado, era mais velho do que eu, e, além disso tinha exigido um vencimento mais alto do que ia ser atribuído, e como eu estava desempregado, era mais novo e aceitava  as condições, fui eu o preferido.
Fui, pois admitido com a categoria de Escriturário-Estagiário e iniciei a minha actividade oficial, neste dia 4 de MARÇO, que por acaso era Segunda-feira de Carnaval.
E calculem; o meu primeiro vencimento foi de 1 300$00 que no fim do ano seria aumentado para 2 000$00 !!! Além disso, tive 10 dias de férias e no fim do ano, a Direcção do SBN - pela primeira vez, deu uma contribuição de 300$00 a todos os funcionários - o que não era autorizado pelo Instituto do Trabalho, que nessa altura tutelava os Sindicatos.
________

NOTA FINAL

Este convite foi feito em 1 de Março - sexta-feira e como nessa altura o sábado era também dia de trabalho, perguntei se poderia começar o meu trabalho, (para me ambientar) no sábado, dia 2, - primeiro porque não tinha que fazer e depois porque na Terça-feira de Carnaval não se trabalhava - e eu já estava desempregado há mais de seis meses e queria começar o mais rápido que pudesse.
Assim aconteceu, graças a Deus. 







Depois desta Efeméride faço agora um 

DESABAFO

Em Setembro de 1975 tomei as rédeas e fomentei activamente o arranque para a fundação dos SAMS- Serviços de Assistência Médico-Social que iniciou a sua actividade em Janeiro de 1976 (que este ano "2023" completou 47 anos de existência), assim como no seu desenvolvimento de prestação de serviços de Saúde a milhares de Bancários.

Como se sabe, os SAMS são considerados um dos melhores Serviços de Assistência - de carácter privado (são propriedade dos Bancários) que existem em Portugal. 

Note-se que o SNS - Serviço Nacional de Saúde, foi fundado apenas em 1979 e veio substituir o incipiente Serviço de Saúde das Caixas, como era chamado antigamente, e como Serviço de Saúde oficial tem obrigação de ser o melhor - mas não sei se é.

Veja-se o que se passa actualmente com o SNS.


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

MURÇA - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 8 DE MAIO DE 2024

  Murça 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  41° 24'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue