Imóvel, que foi transformado num hotel e está localizado em Marco de Canavezes, estava à venda por 15 milhões de euros.
Comentários: 0
Venda de imóveis em leilão
Crédito: imagem retirada do site da Junta de Freguesia de Alpendurada, Várzea e Torrão
Autor
 Redação

Convento de Alpendurada, localizado em Marco de Canavezes, que foi convertido num hotel com 40 quartos após um investimento da família de Taveira da Mota, antigo presidente do Boavista, foi colocado à venda em leilão eletrónico, após o incumprimento de um empréstimo obrigacionista de quatro milhões de euros. Estava anunciado por um valor base de 15 milhões de euros, mas acabou por ser comprado por bem menos: 8,35 milhões de euros.

Segundo o Jornal de Negócios, a oferta final ficou abaixo do valor mínimo estabelecido, que estava fixado em 12,75 milhões de euros, pelo que o imóvel não será, para já, adjudicado, sendo considerada como licitação condicional, podendo vir a ser avaliada no processo de execução como se se tratasse de uma proposta de compra de um bem em venda por negociação particular.

Em causa está um imóvel que é Monumento de Interesse Público desde 2013. O convento é um mosteiro beneditino do século XI, que foi reconstruído nos séculos XVII e XVIII e, mais tarde, adaptado a hotel.

“ (…) O atual Convento de Alpendurada, reconstruído com as mesmas pedras seculares de antanho e com uma azulejaria dos séculos XVII e XVIII, com salões seculares e longos corredores onde se misturam beleza, austeridade e grandeza, e onde se sente o sussurro do passado, na espiritualidade que toca todo o homem, aqui envolvendo-o no fascínio duma poesia diferente, mas possessiva”, lê-se num texto sobre o Convento de Alpendurada publicado no site da Junta de Freguesia de Alpendurada, Várzea e Torrão.