Lisboa-Madrid a nove horas de comboio a partir de outubro
A partir de 9 de outubro passarão a ser necessários três, em vez de quatro, comboios para a viagem entre Lisboa e Madrid, num tempo total de oito horas e 48 minutos; no percurso inverso, a deslocação demorará nove horas e 30 minutos. No mesmo dia, a Linha do Leste passará a contar com dois comboios por dia e por sentido – até agora, tem sido apenas um.
De Lisboa para Madrid é preciso apanhar o Intercidades a partir de Santa Apolónia, pelas 12h30, com chegada ao Entroncamento pelas 13h29. É do Entroncamento que, sete minutos depois, sai o comboio regional até Badajoz, com chegada pelas 17h26 (hora espanhola). Em território espanhol, pelas 17h36, parte o comboio Intercity da Renfe, com chegada às 22h18 à estação de Madrid-Chamartín.
Da capital espanhola para a portuguesa, o comboio Intercity parte de Chamartín pelas 8h30 (hora espanhola), chegando às 13h24 a Badajoz. Pelas 14h09 segue o comboio regional da CP, com chegada ao Entroncamento pelas 15h52 (hora portuguesa). Oito minutos depois, o Intercidades sai do Entroncamento e termina viagem em Santa Apolónia pelas 17h00.
A ligação ibérica, contudo, não é assegurada ao fim de semana: aos sábados, não há Intercity entre Badajoz e Madrid; aos domingos, não há Intercity entre a capital espanhola e Badajoz.
Se apenas precisar do comboio para a Linha do Leste, os comboios saem do Entroncamento pelas 9h28 e 13h36, com chegada a Badajoz pelas 13h13 e 17h26, respetivamente e na hora espanhola. No sentido inverso, as composições partem de Badajoz pelas 14h09 e 19h41 (hora espanhola), com fim no Entroncamento pela 15h52 e 21h37, respetivamente.
O serviço regional na Linha do Leste mantém-se por conta de uma automotora diesel Allan, originalmente fabricada na década de 1950 nos Países Baixos e que foi remodelada nos anos 1990. A velocidade máxima é de 100 km/h.
Novos horários mais de dois meses depois
Os novos horários deveriam ter entrado em vigor em 31 de julho. Contudo, a falta de entendimento entre a IP e a homóloga espanhola (Adif) atrasou a situação. A Adif teve de ajustar os horários para que os comboios de mercadorias que seguem para o interior de Espanha sejam compatíveis com a disponibilidade para os serviços de passageiros.
Desde 17 de março de 2020 que está suspenso o comboio noturno que ligava as duas capitais ibéricas. O Lusitânia deixou de circular por decisão unilateral da Renfe, congénere espanhola da CP e parceira da transportadora nacional neste serviço. A ligação entre Lisboa e Madrid gerava prejuízos anuais de dois milhões de euros e está fora do contrato de serviço público.
Lisboa e Madrid, no entanto, poderiam estar a sete horas de distância, se CP e Renfe se entendessem com a realização de um comboio diurno pronto para circular em bitola ibérica e europeia e ainda sob tensão elétrica dos dois lados da fronteira (25 mil volts em Portugal e 3 mil volts em Espanha).
Mesmo depois das cimeiras ibéricas de 2020 e de 2021, os governos de Portugal e de Espanha não chegaram a acordo em relação às ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid. Em 2022 há novo encontro.
A viagem entre as duas capitais ibéricas poderá ser mais rápida a partir do final de 2023, quando estiver concluído o troço entre Évora e Elvas, que permitirá comboios a 250 km/h. Em condições normais, serão necessárias cinco horas de comboio entre Lisboa e Madrid.
Apesar de demorar menos hora e meia a partir de 9 de outubro, a viagem ferroviária entre as capitais ibéricas vai levar mais tempo do que em 1989. Na altura, o comboio direto Talgo Luís de Camões demorava sete horas e 58 minutos no Lisboa – Madrid e sete horas e 50 minutos no sentido inverso.
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