quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Para todos os trabalhadores dos SAMS-NORTE e do SBN-NORTE - 25 DE NOVEMBRO DE 2021

                     


Caros Amigos e Colegas


                      Precisamente por causa da implementação dos SAMS programada para Janeiro de 1976, era necessário admitir urgentemente e de imediato, pelo menos 3 pessoas, para ocupar os lugares de Telefonista, duma funcionária de limpeza e de um funcionário para uma das Secções dos Serviços Médicos, independentemente de alguns Médicos para as várias especialidades quer iriam ser criadas.

                     Dado que o Chefe dos Serviços do Sindicato - Júlio Pereira - tinha ido contra a minha proposta eu que era o responsável pelos Serviços Clínicos nomeado pela Direcção, resolvi propor que se realizasse uma reunião de todo o pessoal  (funcionários, enfermeiros e médicos) para saber se o assunto deveria ser levado à Direcção.

                     Compareceram todos os trabalhadores (incluindo alguns do Sindicato) na referida reunião realizada nas instalações de Cândido dos Reis, na própria noite de 25 de Novembro. Essa reunião geral - de todo o pessoal do Sindicato e dos Serviços Médicos -, com o Chefe de Serviços do Sindicato (Júlio Pereira) e comigo como Chefe dos Serviços Médicos (interino) foi uma reunião com discussão bastante acesa, principalmente  entre mim (representante dos Serviços Médicos, interinamente e o referido Chefe de Serviços do Sindicato...) porque enquanto eu defendia ser absolutamente necessário que fossem efectuadas - pelo menos - as 3 admissões que propunha, o J. Pereira achava que não era necessário nenhuma ( a não ser a de Médicos ). 


                     Acabou por ser feita uma votação que maioritariamente - apenas com seu voto contra - entendeu que deveriam ser efectuada tais admissões, com urgência e até ao fim do ano. 

                     O "engraçado" disto tudo é que as admissões que eu solicitava acabaram por se fazer, mas foram acrescidas de mais duas ou três para o Sector Sindical, que o Chefe dos Serviços patrocinou junto da Direcção (o que aliás, a mim, pouco ou nada me preocupou, pois não era assunto meu). 




ANTÓNIO FONSECA

N O T A S

Fui Trabalhador do Sindicato dos Bancários do Norte, desde 4 de Março de 1962 até 4 de Março de 2002.

Em 13 de Setembro de 1975 iniciei os trabalhos para a fundação dos SAMS, que após reuniões dos 3 Sindicatos (Norte, Sul e Centro) efectuadas em Outubro, Novembro e Dezembro (nas 3 cidades - Coimbra, Porto e Lisboa) entrou a funcionar em Janeiro de 1976 no Porto e em Fevereiro em Coimbra e em Lisboa).

Entretanto dei o nome de SAMS-SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL na reunião de 13 de Dezembro

Dirigiu INTERINAMENTE os SAMS-NORTE até Maio de 1976 por ausência por motivo de doença do Chefe de Serviços Manuel Ricardo. 

Até 1987 fui Chefe de Secretaria dos SAMS e substituí em todas as ausências os Chefes de Serviços Clínicos e Administrativos MANUEL RICARDO e ANTÓNIO MOURA DE OLIVEIRA. 

Em 1987 fui transferido a meu pedido para o SBN exercendo as funções de Chefe da Secretaria de Apoio à Direcção. 

Finalmente e dado que as Direcções que se sucederam até 2002 (pelo menos) nada fizeram referentemente à minha situação nos SAMS, pedi a Reforma à Caixa de Aposentações com efeito em Março de 2002.



Porta, 25 de Novembro de 2021


ANTÓNIO FONSECA


Porto, 25 de Novembro de 2021


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

EFEMÉRIDES - WIKIPEDIA - 9 DE MAIO DE 2024

  9 de maio 192 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. ◄ Maio ► Dom Seg Ter ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue