7/02/2021 10:51
Origem da Igreja Católica |
- Pio IX
- Santas e beatos de hoje
- Abasteçamos o nosso coração da graça de Deus
- São Ricardo
- Do Comentário sobre a Carta aos Gálatas, de Santo Agostinho, bispo(Praefatio:PL 35,2105-2107) (Séc.V)Compreendamos a graça de Deus
- 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM I Semana do Saltério Laudes
- Abércio de Hierápolis: Epitáfio a inscrição
Posted: 07 Feb 2021 02:09 AM PST Bem-aventurado. Tornou-se sacerdote em 1819, bispo em 1828, cardeal em 1840 e papa em 1846. Responsável pela definição do dogma da Imaculada Conceição em 1854, pelo envio de missionários ao Polo Norte, Índia, Birmânia, Japão e China. Convocou o Concílio Vaticano I, que ocorreu entre 1869 e 1870. Faleceu em 1878. |
Posted: 07 Feb 2021 02:04 AM PST • Santa Juliana de Bolonha, virgem e mártir († por 430) • Santa Coleta, religiosa († 1447) • Beato Pio IX, papa (1792- 1878) |
Abasteçamos o nosso coração da graça de Deus Posted: 07 Feb 2021 02:02 AM PST Abasteçamos o nosso coração da graça de Deus Domingo, 07 de Fevereiro de 2021 "De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto" (Marcos 1,35). Talvez o que chame mais a nossa atenção no Evangelho que escutamos são as curas de Jesus. Hoje, vemos que Ele foi curar a sogra de Simão que estava de cama, e Ele realmente foi lá cuidar dela. Depois do pôr do sol, levaram a Jesus tantos doentes e enfermos possuídos pelo demônio. A cidade inteira ia atrás de Jesus e Ele cuidava deles e curava-os. Nós nos esquecemos de olhar o segredo de Jesus, a graça d'Ele. Talvez você olhe: "Porque Ele é o filho de Deus". É verdade, Ele é o Filho de Deus feito homem que nos ensina como devemos viver a nossa humanidade. Se nós precisamos cuidar uns dos outros, se precisamos ser dom de graça, de cura e amor para o outro, precisamos cuidar de nós em primeiro lugar. É isso que Jesus faz, Ele não se descuida. Quando Ele se levanta de madrugada para rezar, para se retirar no deserto, Ele vai se abastecer, revigorar-se, alimentar-se espiritualmente na solidão do alimento sólido para levar esse alimento do Espírito às multidões, aos corações. A nossa humanidade tão sofrida e combalida, muitas vezes vencida pelo mal, precisa verdadeiramente de um alimento sólido e espiritual. E se não nos retirarmos para o deserto, o mundo vai retirar de nós, como tem retirado com tanta força, a graça de Deus. Mesmo trabalhando para Deus, mesmo cuidando da casa, da família, dos filhos e das obrigações do trabalho, veja o quanto ficamos cansados e, muitas vezes, estragados, porque somos puxados para lá e para cá pelas obrigações e responsabilidades. Se não nos retirarmos para o deserto, o mundo vai retirar de nós, como tem retirado com tanta força, a graça de Deus Retire-se! Retirar não quer dizer deixar de lado, retirar quer dizer: Eu preciso me abastecer, cuidar de mim para cuidar melhor daquilo que preciso cuidar. Perdoe-me, mas tem muita mãe estressada, muito pai estressado, e que descontam tudo em casa, alteram a voz, brigam, fazem chilique, criam pânico, pavor, e começam a achar que o problema são os filhos. Os filhos não são o problema, eles são graça. Mas cuidado, para que a graça que os filhos são não se torne desgraça. Estou vendo tantas pessoas se orgulharem de trabalhar, trabalhar… Mas abaixo a cabeça e me preocupo com as pessoas que só falam de trabalho, com pessoas que não se revigoram, com pais e mães que não se voltam para se retirarem da escuridão do deserto da vida, e se abastecerem da oração, da direção e da luz de Deus. Não é rezando uma Ave-Maria que você vai resolver a sua vida, mas é tomando a atitude de homem e de mulher orante para se abastecer de Deus que você vai trazer a graça da cura e da libertação para a sua casa e para a sua família. Não descuidemos, a oração é mais do que necessária, ela é fundamental para qualquer edifício espiritual. A nossa casa e a nossa família são nosso maior patrimônio espiritual. Cuidemos dela no poder da oração! Deus abençoe você! |
Posted: 07 Feb 2021 02:01 AM PST São Ricardo Domingo, 07 de Fevereiro Nasceu na Inglaterra, no século VII e teve três filhos que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Ao descobrir a sua vocação para a vida matrimonial, quis ser santo, mas também quis que seus filhos o fossem, formando uma família santa para Deus. Ele fez, diariamente, a sua opção, porque a santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Somos livres, somos todos chamados a canalizar a nossa liberdade para Deus, o autor da verdadeira liberdade. O santo inglês quis fazer uma peregrinação juntamente com os seus filhos chamados Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Mas, ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos. São Bonifácio, parente muito próximo, convocou os filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição! Walberga tornou-se abadessa; Wilibaldo, Bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram a santidade. São Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo. Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo. Sejamos santos. São Ricardo, rogai por nós! |
Posted: 07 Feb 2021 01:34 AM PST Do Comentário sobre a Carta aos Gálatas, de Santo Agostinho, bispo (Praefatio:PL 35,2105-2107) (Séc.V) Compreendamos a graça de Deus O Apóstolo escreve aos gálatas com a intenção de fazê-los compreender que a graça de Deus neles atua de tal modo que não mais estão sob a lei. Ao ser proclamada a graça do Evangelho, não faltou quem dentre os judeus, mesmo se dizendo cristão, não tivesse entendido o imenso benefício da graça e teimasse em manter-se sob o jugo da lei que o Senhor Deus impusera não aos servidores da justiça, mas aos servidores do pecado. Esta lei era justa para homens injustos a fim de mostrar-lhes o pecado, mas não para tirá-lo. Nada, com efeito, apaga o pecado a não ser a graça da fé que age pela caridade. De fato, certos judeus queriam impor aos gálatas, já possuidores da graça, o peso da lei, afirmando de nada lhes aproveitar o Evangelho, a não ser que se deixassem circuncidar e adotassem os outros ritos judaicos puramente carnais. Por esta razão começaram a suspeitar de Paulo, que lhes havia pregado o Evangelho, julgando-o infiel à doutrina dos outros apóstolos que obrigavam os gentios a viverem como judeus. O apóstolo Pedro cedera ao escândalo de tais homens e deixara-se levar à simulação, como se pensasse, também ele, que aos gentios de nada serviria o Evangelho, se não cumprissem os preceitos onerosos da lei. O apóstolo Paulo afasta-o dessa simulação como conta nesta Carta. Trata-se aqui da mesma questão que na Carta aos Romanos. Contudo nesta última parece haver outra coisa, pois acaba com uma contenda e tranquiliza a situação entre os partidários dos judeus e os gentios que haviam aceitado a fé. Em nossa Carta, porém, dirige-se àqueles que estavam abalados por causa da autoridade daqueles judeus que os constrangiam aos preceitos da lei. Já haviam começado a dar-lhes crédito, pensando que o apóstolo Paulo não lhes havia pregado toda a verdade por não querer deixá-los circuncidar-se. Por isso começa logo assim: Espanto-me por terdes tão depressa passado daquele que vos chamou à glória de Cristo para um outro evangelho. Nesta introdução sugeriu em poucas palavras o ponto em questão. Embora na própria saudação, quando diz ser apóstolo, não da parte dos homens nem por homem algum – expressão que não se encontra em nenhuma outra carta – mostre claramente serem esses tais conselheiros não da parte de Deus, mas dos homens; e ser injusto considerá-lo inferior aos outros apóstolos, quanto à autoridade do testemunho evangélico, já que sabia ser apóstolo não da parte de homens nem por um homem, mas por Jesus Cristo e Deus Pai. Responsório Gl 3,24-25.23 R. A lei foi nosso educador, que nos guiou até o Cristo, a fim de que nós fôssemos justificados pela fé. *Ao chegar, porém, a fé, não estamos mais sujeitos ao antigo educador. V. Mas antes que chegasse a época da fé, nós éramos guardados, tutelados sob a lei para a fé que chegaria. *Ao chegar. Oração Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor; e como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. |
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM I Semana do Saltério Laudes Posted: 07 Feb 2021 01:32 AM PST 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM I Semana do Saltério Laudes V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. Hino Ó Criador do universo, Qual pregoeiro do dia, Também por ele acordada, Seu canto os mares acalma, Jesus, olhai os que tombam. Ó luz divina, brilhai, Ó Cristo, Rei piedoso, Salmodia Ant. 1 Desde a aurora ansioso vos busco, Salmo 62 (63), 2-9 Sede de Deus Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5) — 2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!* — 3Venho, assim, contemplar-vos no templo,* — 5Quero, pois, vos louvar pela vida,* Ant. 2 A uma só voz, os três jovens Cântico Dn 3,57-88.56 Louvor das criaturas ao Senhor Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5) - 57Obras do Senhor, bendizei o Senhor,* (R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! - 60Águas do alto céu, bendizei o Senhor!* Ant. A uma só voz, os três jovens Ant. 3 Os filhos de Sião se rejubilem no seu Rei. Aleluia. Salmo 149 A alegria e o louvor dos santos Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio) — 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* — 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo* — 7para exercer sua vingança entre as nações,* Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Leitura breve Ap 7,10b-12 Cântico evangélico: Benedictus Lc 1,68-79 O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * Ant. Jesus levantou-se bem cedo, Preces Louvemos a Cristo Senhor, luz que ilumina todo homem e sol que não tem ocaso; e aclamemos com alegria: R. Senhor, vós sois nossa vida e salvação! Criador do universo, nós vos agradecemos este dia que recebemos de vossa bondade, Que o vosso Espírito nos ensine hoje a cumprir vossa vontade, Dai-nos celebrar este domingo cheios de alegria, Nós vos damos graças, (intenções livres) Pai nosso… Oração Velai, ó Deus, sobre a vossa Família, com incansável amor; e como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. O Senhor nos abençoe, |
Abércio de Hierápolis: Epitáfio a inscrição Posted: 06 Feb 2021 01:35 PM PST Abércio de Hierápolis: Epitáfio A inscrição a seguir é considerada, pelos estudiosos, como a mais importante da antiguidade cristã. Foi composta na Ásia Menor, no séc. II, por Abércio, bispo de Hierápolis, que relata, em forma figurada sua viagem a Roma e à Síria. Entre outras coisas, fala sobre a eucaristia ministrada sob as duas espécies de pão e vinho e pressupõe a prática da oração pelos mortos. A inscrição, gravada sobre pedra, foi descoberta em 1883 pelo arqueólogo protestante W.Ramsay, nas proximidades de Hierápolis (Frígia) e hoje se encontra no museu de Latrão. A inscrição é preservada por cerca de um terço, mas foi originalmente gravada em três registros, em um total de 22 linhas. Foi possível reconstruir quase completamente unindo-se a epígrafe de Alexandre (para os versos 1-3 e 20-22) e os numerosos códices manuscritos que transmitiram uma vida grega de Abércio. Na inscrição, Avércio conta que teria comissionado ainda em vida aos 72 anos o seu monumento tumular. A epígrafe está escrita no grego em forma poética, com presença de métrica e aliterações. A seguir a tradução e reconstituição do texto da inscrição segundo Laurence Kant; em negrito, os trechos que se encontram nos fragmentos considerados originais do altar de Abércio: 1. Como cidadão de uma cidade favorita, mandei ser feito este monumento 2. enquanto vivo para que eu tenha um lugar proeminente para meu corpo. 3. Meu nome é Avércio, um discípulo de um santo pastor, 4. que apascenta rebanhos de ovelhas em montanhas e planícies, 5. (e) que possui olhos enormes, que ele baixa sobre toda parte. 6. Pois ele me ensinou escritos fiéis [...], 7. ele que me enviou a Roma para contemplar um reino 8. e para ver uma rainha de manto dourado e dourada sandália. 9. Lá eu vi um povo que tinha um selo radiante, 10. e eu vi o solo da Síria e muitas cidades, incluindo Nísibis, 11. depois de cruzar o Eufrates. Em todos os lugares eu tinha irmãos 12. enquanto eu tinha Paulo em minha carruagem. A fé me levou a todos os lugares 13. e em todos os lugares servia um peixe de uma fonte como alimento, 14. (um peixe) que era enorme e puro, (e) que uma virgem sagrada agarrou. 15. E ela concedeu-o entre amigos para que comessem por todo sempre. 16. como eles tinham vinho excelente e como eles o davam em sua forma misturada com pão. 17. Enquanto presente eu, Avércio, disse que estas (palavras) deveriam ser escritas aqui, 18. quando eu estava de fato em meu septuagésimo-segundo ano. 19. Que todos que entendem essas (palavras) e que estão em uníssono (com elas), orem em seu nome. 20. Em absoluto não deixe ninguém colocar outra pessoa no meu túmulo. 21. Se alguém fizer isso, ele ou ela irá pagar duas mil moedas de ouro para o tesouro romano 22. e mil moedas de ouro para minha eminente cidade de origem, Hierápolis |
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