Dia da Austrália
Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Janeiro de 2020) |
O Dia da Austrália (Australia Day, em língua inglesa), celebrado a 26 de janeiro, é o dia nacional oficial da Austrália, marcado por festejos e celebrações, bem como atos cívicos.
O Dia da Austrália comemora a chegada de Arthur Phillip a Sydney que ocorreu em 1788. Na maior cidade do país, comemora-se a data com o desfile de barcos próximo à Sydney Harbour Bridge. Há apresentação de artistas em Darling Harbour, onde, no final do dia, os melhores barcos do desfile se reúnem. A noite termina com todos cantando Advance Australia Fair (hino nacional da Austrália) em frente à iluminada e imponente bandeira australiana que fica naquela baía.[1]
As principais celebrações, e também as mais tradicionais, são Order of Australia e Australian of the year (Ordem da Austrália e Australiano do ano). Ambas celebrações tem como objetivo homenagear um cidadão que tenha alcançado alguma honra para o país.
Curiosidades: O dia da Austrália é o dia em que os maridos cantam para as esposas em barcos separados, que simboliza que as guerras que acabaram.
Críticas
Muitos nativos australianos e imigrantes criticam as comemorações e ainda dizem que deveria se chamar Dia da Invasão sendo que no dia comemorado, houve a chegada dos primeiros navios com colonos.
Referências
- ↑ «What does Australia Day mean?» (em inglês). ABC. Consultado em 25 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 28 de maio de 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário