<iframe src="//commons.wikimedia.org/wiki/File:Tacoma_Narrows_Bridge_destruction.ogv?embedplayer=yes" width="640" height="480" frameborder="0" webkitAllowFullScreen mozallowfullscreen allowFullScreen></iframe>
Ponte de Tacoma Narrows
Tacoma Narrows Bridge Ruins | |
---|---|
Registro Nacional de Lugares Históricos | |
Localização: | Tacoma Washington Estados Unidos |
Coordenadas: | 47° 16′ 00″ N, 122° 33′ 00″ O |
Construído/Fundado: | 1 de julho de 1940 (80 anos) Destruída em 7 de novembro de 1940 |
Adicionado ao NRHP: | 31 de agosto de 1992 (28 anos) |
Registro NRHP: | 92001068 |
A Ponte de Tacoma Narrows (em inglês: Tacoma Narrows Bridge) foi uma ponte pênsil localizada sobre o Estreito de Tacoma, Washington, Estados Unidos e que caiu. Este acontecimento foi devido a um colapso gerado por fortes ventos. A Ponte de Tacoma sempre balançava, porém neste dia o vento atingiu uma velocidade de aproximadamente 65 km por hora; com isto começou a gerar movimentos de torção, vindo a estrutura a colapsar. Ao contrário do que se publica em alguns livros de física (como Halliday et al.[1] e Tipler et al.[2]), acredita-se[3] que os grandes movimentos foram causados devido ao fenômeno de flutter aeroelástico e não de ressonância.
História
Em 7 de novembro de 1940, a ponte Tacoma Narrows caiu, apenas poucos meses após a sua inauguração.
De madrugada, os ventos atingiram os 70km/h, fazendo a estrutura oscilar muito, deslizando a alta velocidade. A polícia fechou então a ponte ao tráfego. Às 9h30 a ponte oscila em 8 ou 9 segmentos com amplitude de 0,9m e frequência de 36 ciclos por minuto. Às 10h00 dá-se um afrouxamento da ligação do cabo de suspensão norte ao tabuleiro, o que faz a ponte entrar num modo de vibração torcional a 14 ciclos por minuto. O eixo da via, os dois pilares e o meio da ponte são nodos.[4] A partir daí a situação não se alterou muito durante cerca de uma hora, até que às 11h00 se desprende um primeiro pedaço de pavimento e às 11h10 a ponte entra em colapso, caindo no rio.
Os grandes defeitos da ponte foram a sua enorme falta de rigidez transversal e torcional, pois estava ausente o reticulado por baixo do tabuleiro, e a frente aerodinâmica do perfil.[4] A única vítima fatal deste acidente foi o cachorro que estava dentro do carro.
Uma nova ponte foi construída no local, e ainda se encontra em funcionamento.
Ligações externas
Referências
- ↑ Halliday, David; Resnick, Robert; Walker, Jearl. Fundamentals of Physics, (Chapters 21-44). [S.l.]: John Wiley & Sons. ISBN 0-470-04474-8
- ↑ Tipler, Paul Allen; Mosca, Gene. Physics for Scientists and Engineers : Volume 1B: Oscillations and Waves; Thermodynamics (Physics for Scientists and Engineers). [S.l.]: W. H. Freeman. ISBN 0-7167-0903-1)
- ↑ Billah, K.; R. Scanlan (1991). «Resonance, Tacoma Narrows Bridge Failure, and Undergraduate Physics Textbooks» (PDF). American Journal of Physics. 59 (2): 118–124. Bibcode:1991AmJPh..59..118B. doi:10.1119/1.16590
- ↑ ab engenhariacivil.wordpress.com. «Tacoma Narrows Bridge». Consultado em 9 de Março de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário