CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
…vários países na Europa continuaram os preparativos para distribuir e administrar uma vacina para a Covid-19. A Alemanha já definiu 6 locais para vacinar 20 mil pessoas por dia – de aeroportos a espaços desportivos – e já há indicações para ter os militares a ajudar nesta tarefa. Como conta a jornalista Rita Porto, caso haja uma vacina aprovada já em dezembro – as farmacêuticas estão otimistas quanto a isto – centenas de postos de vacinação em toda a Alemanha estarão prontos.
E bastou uma frase ao ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, para definir o que devem ser as prioridades de um país na preparação de uma vacinação que será vital: “Prefiro ter centros de imunização prontos que fiquem inativos durante vários dias do que ter vacinas autorizadas que não possam ser administradas”. Isto enquanto por cá, o governo de António Costa continua sem explicar em detalhe se existe e que tipo de plano de vacinação vai haver para os cidadãos portugueses.
E já que estamos a falar de vacinação para a Covid, não deixe de ler a entrevista que a jornalista Vera Novais fez a Dan Staner, um dos vice-presidentes da Moderna, a farmacêutica norte-americana que anunciou uma taxa de sucesso de 95% nos testes provisórios realizados à sua vacina. Staner diz acreditar que a Moderna estará pronta para produzir uma vacina segura no final do ano. Sobre o preço a que será comercializada é ainda mais claro: “Para uma empresa que investiu milhares de milhões de dólares nos últimos 10 anos sem nunca receber um único dólar em troca, é óbvio que temos de ter uma margem”. Mas ressalva: os lucros que a Moderna fizer com estas vacinas vão ser “imediatamente reinvestidos em investigação”.
E (mesmo, mesmo) enquanto dormia… Os deputados fecharam o terceiro dia de debate e votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2021. E aprovaram alguns alívios para as famílias, que vão poder deduzir no IRS o IVA pago em máscaras, gel e viseiras, mas também em ginásios. E caso tenham problemas em pagar as contas dos serviços essenciais, como água, luz ou água, haverá uma suspensão do corte destes serviços até junho.
Já as pequenas e médias empresas vão ter um balão de oxigénio suplementar: vão poder suspender pagamentos por conta. Neste caso não passou a proposta do PSD nesse sentido – cujo impacto poderia ascender a 1.500 milhões de euros em 2021 – mas passou (com o apoio do PS) a proposta do PCP, cujo impacto é incerto. Os deputados também aprovaram uma proposta que obriga o governo a contratar mais 935 médicos para os centros de saúde, bem como centenas de enfermeiros e técnicos especializados. A votação final global do OE é na quinta-feira e até lá ainda há centenas de propostas por aprovar. Poderá acompanhar tudo aqui no Observador.
Nesta newsletter encontra as notícias mais importantes para começar esta quarta-feira bem informado. E ao longo do dia temos toda a informação atualizada em permanência na Rádio Observador e no nosso site. Até amanhã.
Um orçamento não estreado mas já esfrangalhado entre a pandemia, as exigências das esquerdas radicais e o oportunismo político. Haverá pior? Talvez, futuro é que não.
Não sei se o Chega é um partido anti-democrático. Segundo o Tribunal Constitucional, o órgão que conta, não é. Mas sei que um dos principais dirigentes do PS faz propostas anti-democráticas.
Com a subida do mercado imobiliário e do turismo, Medina quase duplicou a despesa. Agora, com a queda na receita, o desastre está à porta. As eleições são para o ano e este tema tornou-se crucial.
Foram revelados os nomeados à próxima edição dos Grammys, os Óscares da indústria musical. Desta vez, as mulheres estão em maioria em várias categorias principais. E há dois portugueses nomeados.
Acabam de ser anunciados os dez finalistas do prémio Oceanos, que distingue todos os anos os melhores livros publicados em língua portuguesa e nos PALOP. Estes foram os escolhidos.
Salma Jô e Macloys Aquino construíram a banda que no ano passado seduziu quem os viu nos palcos portugueses. Falámos com os dois sobre o novo álbum, "Interior", o Brasil e falta que a música nos faz.
Organizado pela Federação Académia do Porto, a edição deste ano realiza-se online e vai discutir os dez desafios tecnológicos da próxima década. Entre os oradores estão alguns membros do Governo.
Os AMA's 2020 aconteceram esta segunda e os grandes vencedores foram The Weeknd e Taylor Swift. A atuação de JLo e Maluma está a ser criticada por se assemelhar à de Beyoncé e Jay-Z nos Grammys.
Sem comentários:
Enviar um comentário