quarta-feira, 25 de novembro de 2020

OBSERVADOR - 25 DE NOVEMBRO DE 2020

 

Ver no browser
Observador

360º

Fotografia de Nuno Vinha
Nuno Vinha
Editor de Economia
Quarta,25 Nov 2020

Enquanto dormia…

vários países na Europa continuaram os preparativos para distribuir e administrar uma vacina para a Covid-19. A Alemanha já definiu 6 locais para vacinar 20 mil pessoas por dia – de aeroportos a espaços desportivos – e já há indicações para ter os militares a ajudar nesta tarefa. Como conta a jornalista Rita Porto, caso haja uma vacina aprovada já em dezembro – as farmacêuticas estão otimistas quanto a isto – centenas de postos de vacinação em toda a Alemanha estarão prontos.

E bastou uma frase ao ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, para definir o que devem ser as prioridades de um país na preparação de uma vacinação que será vital: “Prefiro ter centros de imunização prontos que fiquem inativos durante vários dias do que ter vacinas autorizadas que não possam ser administradas”. Isto enquanto por cá, o governo de António Costa continua sem explicar em detalhe se existe e que tipo de plano de vacinação vai haver para os cidadãos portugueses.

E já que estamos a falar de vacinação para a Covid, não deixe de ler a entrevista que a jornalista Vera Novais fez a Dan Staner, um dos vice-presidentes da Moderna, a farmacêutica norte-americana que anunciou uma taxa de sucesso de 95% nos testes provisórios realizados à sua vacina. Staner diz acreditar que a Moderna estará pronta para produzir uma vacina segura no final do ano. Sobre o preço a que será comercializada é ainda mais claro: “Para uma empresa que investiu milhares de milhões de dólares nos últimos 10 anos sem nunca receber um único dólar em troca, é óbvio que temos de ter uma margem”. Mas ressalva: os lucros que a Moderna fizer com estas vacinas vão ser “imediatamente reinvestidos em investigação”.

E (mesmo, mesmo) enquanto dormia… Os deputados fecharam o terceiro dia de debate e votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2021. E aprovaram alguns alívios para as famílias, que vão poder deduzir no IRS o IVA pago em máscaras, gel e viseiras, mas também em ginásios. E caso tenham problemas em pagar as contas dos serviços essenciais, como água, luz ou água, haverá uma suspensão do corte destes serviços até junho.

Já as pequenas e médias empresas vão ter um balão de oxigénio suplementar: vão poder suspender pagamentos por conta. Neste caso não passou a proposta do PSD nesse sentido – cujo impacto poderia ascender a 1.500 milhões de euros em 2021 – mas passou (com o apoio do PS) a proposta do PCP, cujo impacto é incerto.  Os deputados também aprovaram uma proposta que obriga o governo a contratar mais 935 médicos para os centros de saúde, bem como centenas de enfermeiros e técnicos especializados. A votação final global do OE é na quinta-feira e até lá ainda há centenas de propostas por aprovar. Poderá acompanhar tudo aqui no Observador.

Nesta newsletter encontra as notícias mais importantes para começar esta quarta-feira bem informado. E ao longo do dia temos toda a informação atualizada em permanência na Rádio Observador e no nosso site. Até amanhã.

AS NOTÍCIAS DO DIA

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Biden em entrevista: Trump, Covid-19 e o futuro

Fotografia
NOVA IORQUE

Morreu o primeiro "mayor" negro de Nova Iorque

Fotografia
BRASIL

China responde a polémica com filho de Bolsonaro

Fotografia
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Jovem negro preside conselho estudantil de Harvard

Fotografia
YOUTUBE

YouTube suspende canal que publica notícias falsas

OS NOSSOS FACT-CHECKS

Fotografia
FACT CHECK

Chega marcou um Conselho Nacional em Sintra?

OS NOSSOS ESPECIAIS

Fotografia
CORONAVÍRUS

O plano da Alemanha para vacinar milhares por dia /premium

Fotografia
TECNOLOGIA

"Se parássemos as vendas ainda crescíamos 30%" /premium

A NOSSA OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Maria João Avillez

As heranças /premium

Um orçamento não estreado mas já esfrangalhado entre a pandemia, as exigências das esquerdas radicais e o oportunismo político. Haverá pior? Talvez, futuro é que não.

Fotografia do Colunista
João Marques de Almeida

Fernando Medina: o director de campanha do Chega /premium

Não sei se o Chega é um partido anti-democrático. Segundo o Tribunal Constitucional, o órgão que conta, não é. Mas sei que um dos principais dirigentes do PS faz propostas anti-democráticas.

Fotografia do Colunista
André Abrantes Amaral

A herança de Medina /premium

Com a subida do mercado imobiliário e do turismo, Medina quase duplicou a despesa. Agora, com a queda na receita, o desastre está à porta. As eleições são para o ano e este tema tornou-se crucial.

MAIS PARA LER

Fotografia
GRAMMYS

Grammys: os nomeados, de Taylor a André e Maria

Foram revelados os nomeados à próxima edição dos Grammys, os Óscares da indústria musical. Desta vez, as mulheres estão em maioria em várias categorias principais. E há dois portugueses nomeados.

Fotografia
LIVROS

Estes são os dez finalistas do prémio Oceanos

Acabam de ser anunciados os dez finalistas do prémio Oceanos, que distingue todos os anos os melhores livros publicados em língua portuguesa e nos PALOP. Estes foram os escolhidos.

Fotografia
MÚSICA

Carne Doce: já é tempo de nos deixarmos engatar /premium

Salma Jô e Macloys Aquino construíram a banda que no ano passado seduziu quem os viu nos palcos portugueses. Falámos com os dois sobre o novo álbum, "Interior", o Brasil e falta que a música nos faz.

Fotografia
PORTO

Porto. Tomorrow Summit volta a discutir o futuro /premium

Organizado pela Federação Académia do Porto, a edição deste ano realiza-se online e vai discutir os dez desafios tecnológicos da próxima década. Entre os oradores estão alguns membros do Governo.

Fotografia
MÚSICA

JLo acusada nas redes sociais de imitar Beyoncé

Os AMA's 2020 aconteceram esta segunda e os grandes vencedores foram The Weeknd e Taylor Swift. A atuação de JLo e Maluma está a ser criticada por se assemelhar à de Beyoncé e Jay-Z nos Grammys.

RÁDIO OBSERVADOR

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

O vírus pega-se nas aulas à distância?

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

É privado? Tem sucesso? Puxo da taxa (ou proíbo)

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

Os restaurantes precisam do quê? De mais taxas

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

Esqueçam, o xadrez não é coisa de gente aborrecida

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

“Fascina-me a importância e o mistério da voz”

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

SEA3P0: "Quero mostrar que tudo é possível"

Fotografia
COMIDA

Marmelo. As alternativas saudáveis à marmelada

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

E se quiserem matar “filosoficamente” Mamadou Ba?

Fotografia
EDUCAÇÃO

Os desafios da adoção

Fotografia
AMBIENTE

Porque desconfiamos dos rótulos eco?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

MURÇA - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 8 DE MAIO DE 2024

  Murça 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  41° 24'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue