quinta-feira, 12 de novembro de 2020

BATALHA NAVAL DE GUADALCANAL - (1942) - 12 DE NOVEMBRO DE 2020

 Naval Battle of Guadalcanal.jpg

Batalha Naval de Guadalcanal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Batalha Naval de Guadalcanal
Parte do Teatro do Pacífico da Segunda Guerra Mundial
Naval Battle of Guadalcanal.jpg
Fumaça sobe de dois aviões japoneses derrubados em Guadalcanal em 12 de novembro de 1942. Fotografado do navio USS President Adams. O navio ao lado direito é USS Betelgeuse.
Data12 de novembro — 15 de novembro de 1942
LocalGuadalcanalIlhas Salomão
DesfechoVitória dos Estados Unidos
Beligerantes
 Estados UnidosFlag of Japan (1870–1999).svg Império do Japão
Comandantes
Estados Unidos William Halsey, Jr.
Estados Unidos Daniel J. Callaghan 
Estados Unidos Norman Scott 
Estados Unidos Willis A. Lee
Império do Japão Isoroku Yamamoto
Império do Japão Hiroaki Abe
Império do Japão Nobutake Kondō
Império do Japão Raizo Tanaka
Forças
porta-aviões
couraçados
cruzadores pesados
cruzadores leves
12 contratorpedeiros
2 couraçados
6 cruzadores pesados
4 cruzadores leves
16 contratorpedeiros
11 navios de transporte
Baixas
2 cruzadores leves
7 contratorpedeiros
36 aviões
1 732 mortos
2 couraçados
1 cruzador pesado
3 contratorpedeiros
11 navios de transporte
64 aviões
1 900 mortos

A Batalha Naval de Guadalcanal, é referida as vezes como a Terceira e Quarta Batalha de Savo Island , a Batalha de Solomons, a Batalha de Sexta-Feira 13, ou, em Japonês, a Third Battle of the Solomon Sea (第三次ソロモン海戦 Dai-san-ji Soromon Kaisen?), aconteceu a 12–15 de Novembro de 1942, e teve um compromisso decisivo em outras batalhas navais dos Aliados (principalmente os Estados Unidos da América) contra as forças Japonesas durante longos meses na Batalha de Guadalcanal nas Ilhas Salomão durante a Segunda Guerra Mundial. A guerra consistiu em ataques aéreos e navais combinados durante quatro dias, muito perto de Guadalcanal e tudo relacionado com um esforço japonês para reforçar as forças terrestres na ilha. Os únicos dois almirantes da Marinha Americana a ser mortos em um compromisso superfície na guerra foram perdidos nessa batalha.

Forças aliadas, principalmente para os EUA, havia desembarcado em Guadalcanal em 7 de Agosto de 1942 e apreendeu um aeródromo, mais tarde chamado Henderson Field, que estava em construção pelos militares japoneses. Houve várias tentativas subseqüentes pelo Exército Imperial Japonês e da Marinha, utilizando reforços entregues a Guadalcanal por navio, para recapturar o campo de pouso, o que acabou por fracassar. No início de novembro de 1942, os japoneses organizou um comboio de transporte para levar 7 mil tropas de infantaria e seus equipamentos para Guadalcanal para tentar mais uma vez para retomar o aeródromo. Várias forças navio de guerra japoneses foram designados para bombardear Henderson campo com o objetivo de destruir aviões aliados que representam uma ameaça para o comboio. Aprender do esforço de reforço japonês, as forças americanas lançaram ataques de aviões e navios de guerra para defender Campo Henderson e prevenir as tropas terrestres japonesas de alcançar Guadalcanal.

Na batalha resultante, ambos os lados perderam numerosos navios de guerra em dois acoplamentos de superfície extremamente destrutivo à noite. No entanto, os EUA conseguiram voltar atrás tentativas pelos japoneses para bombardear Henderson Field com navios de guerra. Aviões aliados também afundou a maioria dos transportes de tropas japonesas e impediram a maioria das tropas japonesas e equipamentos de alcançar Guadalcanal. Assim, a batalha se voltou última grande tentativa do Japão para desalojar as forças aliadas de Guadalcanal e Tulagi nas proximidades, resultando em uma vitória estratégica para os EUA e seus aliados e decidir o resultado final da campanha de Guadalcanal em seu favor.

Fontes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue