terça-feira, 13 de outubro de 2020

CRISTIANISMO - 13 DE OUTUBRO DE 2020

 0/2020 10:28

  •  Você

Origem da Igreja Católica


Das Instruções de São Columbano, abade(Instr. Decompunctione,12,2-3: Opera, Dublin 1957, pp. 112-114) (Séc.VI)Luz perene no templo do Pontífice eterno

Posted: 13 Oct 2020 01:01 AM PDT

Das Instruções de São Columbano, abade

(Instr. Decompunctione,12,2-3: Opera, Dublin 1957, pp. 112-114) (Séc.VI)

Luz perene no templo do Pontífice eterno

Que felizes, que ditosos aqueles servos que o Senhor ao voltar encontrar vigilantes! (Lc 12,37). Preciosa vigília pela qual se mantém alerta para Deus, criador do universo, que tudo penetra e tudo supera!

Oxalá também a mim, embora vil, mas, seu mínimo servo, se digne de tal forma sacudir-me do sono da inércia, acender o fogo da caridade divina. Que a chama de seu amor, o desejo de união com ele cintilem mais que os astros e sempre arda dentro de mim o fogo divino!

Quem me dera serem tais os méritos, que minha lâmpada estivesse sempre acesa, à noite, no templo de meu Senhor, para iluminar todos os que entram na casa de meu Deus! Senhor, concede-me, eu te rogo, em nome de Jesus Cristo, teu Filho e meu Deus, aquela caridade que não conhece ocaso, a fim de que minha lâmpada possa acender-se e jamais se apague. Arda para mim, ilumine os outros.

Que tu, Cristo, dulcíssimo Salvador nosso, te dignes acender nossas lâmpadas, de modo a refulgirem para sempre em teu templo, receberem perene luz de ti, que és a luz perene, para iluminar nossas trevas e afugentar de nós as trevas no mundo. Entrega, rogo-te, meu Jesus, Pontífice das realidades eternas, tua luz à minha candeia, para que por esta luz se manifeste a mim o santo dos santos que te possui, ali entrando pelos umbrais de teu templo magnífico, e onde somente e sem cessar eu te veja, te contemple, te deseje. Esteja eu apenas diante de ti, amando-te, e em face de ti minha lâmpada sempre resplenda, se abrase.

Suplico tenhas a condescendência de te mostrares, amado Salvador, a nós que batemos à tua porta para que, conhecendo-te, só a ti amemos, só a ti desejemos, só em ti meditemos dia e noite, sempre pensemos em ti. Inspira em nós tanto amor por ti quanto é justo que sejas, ó Deus, amado e querido. Teu amor invada todo o nosso íntimo, teu amor nos possua por inteiro, tua caridade penetre em nossos sentidos todos. Deste modo, não saibamos amar coisa alguma fora de ti, que és eterno. Uma caridade tamanha que nem as muitas águas do céu, da terra e do mar jamais a possam extinguir em nós, conforme a palavra: E as muitas águas não puderam extinguir o amor (Ct 8,7).

Que tudo se realize em nós, ao menos em parte, por teu dom, Senhor nosso, Jesus Cristo, a quem a glória pelos séculos. Amém.


Responsório Is 60,19-20a

R. Não terás mais sol para o dia aclarar,

nem o brilho da lua para te iluminar;

* O Senhor há de ser tua luz sempiterna

e o teu Deus, tua glória.

V. Nunca mais o teu sol vai se pôr,

e a tua lua não mais minguará. * O Senhor.


Oração

Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

28ª Semana do Tempo Comum IV Semana do Saltério IV TERÇA-FEIRA Laudes

Posted: 13 Oct 2020 12:58 AM PDT

28ª Semana do Tempo Comum
IV Semana do Saltério
IV TERÇA-FEIRA
Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. 
R. Socorrei-me sem demora. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
(Aleluia).

Hino
Da luz Criador, 
vós mesmo sois luz 
e dia sem fim. 
Vós nunca da noite 
provastes as trevas: 
Só Deus é assim.
A noite já foge 
e o dia enfraquece 
dos astros a luz. 
A estrela da aurora, 
surgindo formosa, 
no céu já reluz.
Os leitos deixando, 
a vós damos graças 
com muita alegria, 
porque novamente, 
por vossa bondade, 
o sol traz o dia.
Ó Santo, pedimos 
que os laços do Espírito 
nos prendam a vós, 
e, assim, não ouçamos 
as vozes da carne 
que clamam em nós.
Às almas não fira 
a flecha da ira 
que traz divisões. 
Livrai vossos filhos 
da própria malícia 
dos seus corações.
Que firmes na mente 
e castos no corpo, 
de espírito fiel, 
sigamos a Cristo, 
Caminho e Verdade, 
doçura do céu.
O Pai piedoso 
nos ouça, bondoso, 
e o Filho também. 
No laço do Espírito 
unidos, dominam 
os tempos. Amém.

Salmodia 
Ant. 1 Cantarei os meus hinos a vós, ó Senhor;
desejo trilhar o caminho do bem.
Salmo 100(101) 
Propósitos de um rei justo
Se me amais, guardai os meus mandamentos (Jo 14,15). 
1 Eu quero cantar o amor e a justiça, * 
cantar os meus hinos a vós, ó Senhor! 
2 Desejo trilhar o caminho do bem, *
mas quando vireis até mim, ó Senhor? 

– Viverei na pureza do meu coração, * 
no meio de toda a minha família. 
3 Diante dos olhos eu nunca terei *
qualquer coisa má, injustiça ou pecado. 

– Detesto o crime de quem vos renega; * 
que não me atraia de modo nenhum! 
4 Bem longe de mim, corações depravados, * 
nem nome eu conheço de quem é malvado. 

5 Farei que se cale diante de mim *
quem é falso e às ocultas difama seu próximo; 
– o coração orgulhoso, o olhar arrogante * 
não vou suportar e não quero nem ver. 

6 Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; * 
que eles estejam bem perto de mim! 
– Aquele que vive fazendo o bem * 
será meu ministro, será meu amigo. 

7 Na minha morada não pode habitar *
o homem perverso e aquele que engana; 
– aquele que mente e que faz injustiça * 
perante meus olhos não pode ficar. 

8 Em cada manhã haverei de acabar *
com todos os ímpios que vivem na terra; 
– farei suprimir da cidade de Deus * 
a todos aqueles que fazem o mal.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Cantarei os meus hinos a vós, ó Senhor; 
desejo trilhar o caminho do bem. 
Ant. 2 Senhor Deus, não nos tireis vosso favor!


Cântico Dn 3,26.27.29.34-41 
Oração de Azarias na fornalha

Arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados! (At 3,19). 
26 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. * 
Louvor e glória ao vosso nome para sempre! 
27 Porque em tudo o que fizestes vós sois justo, * 
reto no agir e no julgar sois verdadeiro.

29 Sim, pecamos afastando-nos de vós, *
agimos mal em tudo aquilo que fizemos. 
34 Não nos deixeis eternamente, vos pedimos, * 
por vosso nome: não rompais vossa Aliança! 

=35 Senhor Deus, não nos tireis vosso favor, † 
por Abraão, o vosso amigo, por Isaac, * 
o vosso servo, e por Jacó, o vosso santo! 
=36 Pois a eles prometestes descendência † 
numerosa como os astros que há nos céus, * 
incontável como a areia que há nas praias. 

=37 Eis, Senhor, mais reduzidos nós estamos † 
do que todas as nações que nos rodeiam; * 
por nossos crimes nos humilham em toda a terra! 
38 Já não temos mais nem chefe nem profeta; * 
não há mais nem oblações nem holocaustos, 

– não há lugar de oferecer-vos as primícias, * 
que nos façam alcançar misericórdia! 
=39 Mas aceitai o nosso espírito abatido, † 
e recebei o nosso ânimo contrito * 
40 como holocaustos de cordeiros e de touros. 

= Assim, hoje, nossa oferta vos agrade, † 
pois não serão, de modo algum, envergonhados*
os que põem a esperança em vós, Senhor! 
41 De coração vos seguiremos desde agora, * 
com respeito procurando a vossa face!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Senhor Deus, não nos tireis vosso favor! 
Ant. 3 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos.


Salmo 143(144),1-10 
Oração pela vitória e pela paz

Tudo posso naquele que me dá força (Fl 4,13) 
=1 Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † 
que adestrou minhas mãos para a luta, * 
e os meus dedos treinou para a guerra! 

2 Ele é meu amor, meu refúgio, * 
libertador, fortaleza e abrigo; 

– é meu escudo: é nele que espero, * 
ele submete as nações a meus pés.

=3 Que é o homem, Senhor, para vós? †
Por que dele cuidais tanto assim, * 
e no filho do homem pensais? 
4 Como o sopro de vento é o homem, *
os seus dias são sombra que passa. 

5 Inclinai vossos céus e descei, *
tocai os montes, que eles fumeguem. 
6 Fulminai o inimigo com raios, * 
lançai flechas, Senhor, dispersai-o! 

=7 Lá do alto estendei vossa mão, †
retirai-me do abismo das águas, * 
e salvai-me da mão dos estranhos; 
8 sua boca só tem falsidade, * 
sua mão jura falso e engana. 

9 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, * 
nas dez cordas da harpa louvar-vos, 
10 a vós que dais a vitória aos reis * 
e salvais vosso servo Davi.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos. 

Leitura breve Is 55,1 
Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apresai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga. 

Responsório breve 
R. Por vosso amor, ó Senhor, ouvi minha voz, 
* Confiante eu espero na vossa palavra. R. Por vosso amor. 
V. Chego antes que a aurora e clamo a vós.Confiante. 
Glória ao Pai. R. Por vosso amor.


Cântico evangélico: Benedictus Lc 1,68-79
Ant. Salvai-nos, ó Senhor, da mão dos inimigos!
O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * 
porque a seu povo visitou e libertou; 
69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor, 

70 como falara pela boca de seus santos, * 
os profetas desde os tempos mais antigos, 
71 para salvar-nos do poder dos inimigos * 
e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * 
recordando a sua santa Aliança 
73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * 
de conceder-nos 
74 que, libertos do inimigo, 
= a ele nós sirvamos sem temor † 
75 em santidade e em justiça diante dele, * 
enquanto perdurarem nossos dias. 

=
76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † 
pois irás andando à frente do Senhor * 
para aplainar e preparar os seus caminhos, 
77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados; 

78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * 
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados
– e para dirigir os nossos passos, * 
guiando-os no caminho da paz. 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, ó Senhor, da mão dos inimigos!


Preces 
Concedendo-nos a alegria de louvá-lo nesta manhã, Deus fortalece a nossa esperança; por isso, dirijamos-lhe a nossa oração cheios de confiança: 
R. Ouvi-nos, Senhor, para a glória de vosso nome! 
Nós vos agradecemos, Deus e Pai de nosso Salvador Jesus Cristo, 
 pelo conhecimento e pela imortalidade que recebemos por meio dele. R. 
Concedei-nos a humildade de coração, 
– para nos ajudarmos uns aos outros no amor de Cristo. R. 
Derramai o Espírito Santo sobre nós, vossos servos, 
– para que seja sincero o nosso amor fraterno. R. 
Vós, que confiastes aos seres humanos a tarefa de governar o mundo, 
– concedei que o nosso trabalho vos dê glória e santifique os nossos irmãos e irmãs. R. 
(intenções livres)

Pai nosso…

Oração

Senhor, aumentai em nós o dom da fé, para que em nossos lábios vosso louvor seja perfeito e produza sempre a abundância de frutos celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe, 
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Eduardo Santo

Posted: 13 Oct 2020 12:52 AM PDT

Eduardo nasceu em Oxford, no ano 1003, num período em que a Inglaterra sofreu a invasão dos pagãos dinamarqueses. Seus pais, junto com toda a família real, tiveram de abandonar o país, indo refugiar-se na Corte da Normandia, norte da França, de parentes cristãos. No exílio, Eduardo frequentou e estudou nas mais conceituadas Cortes da Europa, adquirindo uma educação primorosa e fundamentada no cristianismo. Recusou várias vezes tomar o trono à força, pois não queria derramamento de sangue. Em 1042, com a morte do seu meio-irmão, que governava a Inglaterra, assumiu finalmente o trono.

O seu reinado foi um dos mais felizes para o povo inglês. Mesmo sentindo-se um pouco "estrangeiro", afastou a pátria da influência nefasta dos anos de domínio pagão e trouxe paz e prosperidade para os seus súditos. Logo passou a ser chamado de "o santo homem" e os escritos registam vários prodígios de cura operados por sua intercessão em favor de pessoas simples do reino. 

A política do Estado exigia que ele se casasse e, pelo bem do reino, Eduardo assim fez. Casou-se com Edith, filha do conde Godwin, um dos seus adversários políticos. Gentil e elegante, por tratar-se de um acordo, prometeu viver com ela em estado de castidade. O casal não teve filhos. 

Edith tornou-se  uma grande rainha e irmã, participando das obras de caridade, ajudando a restaurar e fundar igrejas e conventos por todo o país. Valorizando o lado espiritual da vida, viviam em perfeita ordem e harmonia. Tornaram-se exemplo de reis cristãos, piedosos e caridosos, amados e aclamados como "pais" pelos súditos e respeitados por todas as Cortes.

Após quase sessenta e quatro anos de vida, o rei Eduardo morreu no dia 5 de janeiro de 1066. Pouco tempo depois de ter assistido à consagração da igreja da Abadia de Westminster, totalmente restaurada, o mais antigo símbolo da aspiração e das lutas religiosas da Inglaterra, onde foi sepultado.

Venerado em vida, imediatamente o povo passou a celebrá-lo como santo. Quase quarenta anos após a sua morte, o seu corpo foi exumado e encontrado intacto. Em 1161, o Papa Alexandre III canonizou-o. A sua festa litúrgica é celebrada no dia 13 de outubro, mas os devotos ingleses costumam lembrá-lo também no dia de sua morte.

São Daniel e companheiros

Posted: 13 Oct 2020 12:46 AM PDT

São Daniel e companheiros
Terça, 13 de Outubro
Os frades franciscanos doaram à Igreja grandes santos. Hoje celebramos a memória de sete missionários que dispensaram todos seus esforços para a evangelização do Norte da África e foram brutalmente martirizados.

Em 1227, um ano após a morte de São Francisco, sete membros da ordem, vindos da Itália e liderados por Daniel, chegaram à Espanha, expressando ao superior geral, Irmão Elias, o desejo de evangelizar os muçulmanos na cidade de Marrocos. Era um ato verdadeiramente corajoso, porque as autoridades marroquinas haviam proibido qualquer forma de propaganda da fé cristã.

Nas estradas e ruas da cidade, falando em latim e em italiano, anunciaram Cristo, contestando com palavras rudes a religião de Maomé. As autoridades mandaram que fossem capturados. Levados à presença do Sultão, foram classificados como loucos, devendo permanecer na prisão.

Depois de sete dias, todos eles voltaram à presença do Sultão que se esforçou de todas as maneiras para que negassem a religião cristã. Mas não conseguiu. Então condenou à morte os sete franciscanos que se mantiveram firmes no cristianismo. No dia 10 de outubro, foram decapitados em praça pública e seus corpos destroçados. Graças a alguns comerciantes cristãos, seus corpos foram recolhidos e seus restos mortais levados para a Espanha.

Reflexão: 

O mandado de pregar o evangelho continua vivo ainda hoje. O respeito religioso deve marcar nossa ação evangelizadora, mas não podemos abrir mão de expressar ao mundo a beleza e a grandiosidade ética do ensinamento de Jesus. Estamos celebrando o mês missionário. Nada melhor que aproveitar este tempo oportuno para espalhar a mensagem de Jesus para o próximo.

Oração: 

Acolhei ó Deus de amor nosso desejo missionário e, pela intercessão de são Daniel e seus companheiros, inspirai-nos palavras e ações missionárias, que traduzam ao mundo vosso carinho pela vida humana. Por Cristo nosso Senhor. Amém

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

EFEMÉRIDES - WIKIPEDIA - 9 DE MAIO DE 2024

  9 de maio 192 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. ◄ Maio ► Dom Seg Ter ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue