quinta-feira, 1 de outubro de 2020

CRISTIANISMO - 1 DE OUTUBRO DE 2020

 /2020 10:59

  •  Você

Origem da Igreja Católica


Da Autobiografia de Santa Teresa do Menino Jesus, virgem(Manuscrits autobiographiques, Lisieux1957,227-229) (Séc.XIX)No coração da Igreja serei o amor

Posted: 01 Oct 2020 02:21 AM PDT

Da Autobiografia de Santa Teresa do Menino Jesus, virgem

(Manuscrits autobiographiques, Lisieux1957,227-229) (Séc.XIX)

No coração da Igreja serei o amor

Meus imensos desejos me eram um autêntico martírio. Fui, então, às cartas de São Paulo a ver se encontrava uma resposta. Meus olhos caíram por acaso nos capítulos doze e treze da Primeira Carta aos Coríntios. No primeiro destes, li que todos não podem ser ao mesmo tempo apóstolos, profetas, doutores, e que a Igreja consta de vários membros; os olhos não podem ser mãos ao mesmo tempo. Resposta clara, sem dúvida, mas não capaz de satisfazer meu desejo e dar-me a paz.

Perseverei na leitura sem desanimar e encontrei esta frase sublime: Aspirai aos melhores carismas. E vos indico um caminho ainda mais excelente (1Cor 12,31). O Apóstolo esclarece que os melhores carismas nada são sem a caridade, e esta caridade é o caminho mais excelente que leva com segurança a Deus. Achara enfim o repouso.

Ao considerar o Corpo místico da Igreja, não me encontrara em nenhum dos membros enumerados por São Paulo, mas, ao contrário, desejava ver-me em todos eles. A caridade deu-me o eixo de minha vocação. Compreendi que a Igreja tem um corpo formado de vários membros e neste corpo não pode faltar o membro necessário e o mais nobre: entendi que a Igreja tem um coração e este coração está inflamado de amor. Compreendi que os membros da Igreja são impelidos a agir por um único amor, de forma que, extinto este, os apóstolos não mais anunciariam o Evangelho, os mártires não mais derramariam o sangue. Percebi e reconheci que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo, abraça todos os tempos e lugares, numa palavra, o amor é eterno.

Então, delirante de alegria, exclamei: Ó Jesus, meu amor, encontrei afinal minha vocação: minha vocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, tu me deste este lugar, meu Deus. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo se realizará.


Responsório Cf. Sl 20(21),4; cf. Jó 31,18; cf. Ef 3,18; Sl 30(31),20

R. Vosso amor de ternura, Senhor,

com que sempre envolvestes minha vida,

comigo cresceu desde a infância;

* Nem agora eu consigo entender,

de vosso amor, o profundo mistério.

V. Como é grande, ó Senhor, vossa bondade,

que reservastes para aqueles que vos temem!

* Nem agora.


Oração

Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Anunciemos o Reino de Deus que ele aconteça entre nós

Posted: 01 Oct 2020 02:16 AM PDT

Anunciemos o Reino de Deus que ele aconteça entre nós
Quinta, 01 de Outubro de 2020

"O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir" (Lucas 10,1).

Jesus escolheu os Seus discípulos e os enviou para irem onde Ele mesmo deveria estar. Jesus quer estar em todos os lugares, em nossa casa, em nossa família. Jesus quer estar presente no meio de nós, a Sua presença amorosa se faz sentir em todo lugar que Ele foi acolhido e recebido, mas Ele mesmo envia os Seus para que, em Seu nome, esteja onde Ele precisa estar.

Precisamos juntos levar o amor de Deus, a Palavra de Deus, a presença de Jesus em todo canto e lugar; queremos Jesus em nossas casas, nos trabalhos, em todos os cantos da sociedade para transformar este mundo.

O Reino de Deus está no meio de nós, está muito próximo a nós, precisamos levar o Reino de Deus para que ele aconteça. É um desafio, Ele mandou Seus discípulos dois a dois. Que beleza se o casal, o homem e a mulher, anunciarem o Reino de Deus! Em primeiro lugar, no próprio lar, mas precisamos de casais evangelizadores, homens e mulheres que saem de suas casas e testemunham com a vida que Deus está no meio de nós. Precisamos de irmãos, irmãos de sangue, mas, sobretudo irmãos na fé, que se unam para anunciar o Evangelho. É tempo de proclamar a graça de Deus.

Em meio às tantas pessoas desanimadas, cansadas, decepcionadas, precisamos ser protagonistas da fé, sentinelas do Reino de Deus, precisamos anunciar com amor e sem destemor a presença de Deus no meio de nós. E digo mais, do modo como Jesus mesmo mandou: precisamos orar pelos doentes, precisamos levar esperança aos que estão enfermos e sofridos; orarmos pelos doentes e pelos enfermos.
O Reino de Deus está muito próximo a nós, precisamos levá-lo para que ele aconteça
Não lamente somente porque as pessoas estão ficando doentes; homens e mulheres de Deus levam a cura e a presença amorosa. Precisamos levar o Reino de Deus às pessoas e anunciar a proximidade de Deus no meio de nós. Seremos recebidos por alguns; ignorados por outros; seremos mal recebidos por tantos; mas o importante é que anunciemos o Reino de Deus.

Iniciamos, agora, o mês das missões; e todo batizado é missionário, é compromissado (ou deveria ser), para sermos discípulos: aqueles que aprendem; e missionários: aqueles que são enviados para anunciar e proclamar o Evangelho de Deus aos corações.

Olhemos para o exemplo formidável de Santa Teresinha, a padroeira das missões, foi do seu Carmelo que ela se tornou missionária pelo mundo inteiro, pela oração e pelo amor à salvação das almas. Tenhamos este mesmo ardor: o de querer conquistar muitos para Cristo, pelo nosso anúncio profético e testemunhal do Evangelho.

Deus abençoe você!

Santa Teresinha do Menino Jesus

Posted: 01 Oct 2020 02:15 AM PDT

Santa Teresinha do Menino Jesus
Quinta, 01 de Outubro
A vida da Santa Teresinha do Menino Jesus marca na História da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus, amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância Espiritual" e "História de uma alma".

Teresinha na França, em 02 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Nasceu numa família muito religiosa. Aos quinze anos conseguiu permissão para entrar no o Carmelo, em Lisieux, concedida especial e pessoalmente pelo Papa Leão XIII.

Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita.

Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em primeiro de outubro de 1897 com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.

O papa Pio XI a chamou de "Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”.

Reflexão: 

A vida de Santa Terezinha do Menino Jesus expressa, de um lado, uma meiguice, uma candidez, um respeito à natureza e às pessoas que a cercavam, mas, por outro lado, fica explícito que a mesma tinha uma têmpera, uma força interior. Santa Terezinha do Menino Jesus veio para demonstrar que o lugar comum: ponto de ônibus, a queixa de um parente, os desencontros no ambiente profissional, tudo isto podem ser transformados em momentos alegres para Deus.

Oração: 

Santa Teresinha, a vós recorremos em nossas trevas. Alcançai para nós, para a nossa pátria, as luzes do Divino Espírito Santo, para que todo o nosso íntimo seja luz e claridade, para que recebamos sempre os raios benéficos e esplêndidos de quem se apresentava ao mundo como a Luz celeste. Amém

26ª Semana do Tempo ComumII Semana do SaltérioII QUINTA-FEIRASANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA

Posted: 01 Oct 2020 02:13 AM PDT


26ª Semana do Tempo Comum

II Semana do Saltério

II QUINTA-FEIRA

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, VIRGEM E DOUTORA DA IGREJA

Memória

Nasceu em Alençon (França) no ano 1873. Entrou ainda muito jovem no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e exercitou-se de modo singular na humildade, na simplicidade evangélica e confiança em Deus, virtudes que também procurou inculcar especialmente nas noviças do seu mosteiro. Morreu a 30 de setembro de 1897, oferecendo a sua vida pela salvação das almas e pela Igreja.

Laudes
V.
 Vinde, ó Deus em meu auxílio. 
R. Socorrei-me sem demora. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.(Aleluia)

Hino 
Já o dia nasceu novamente. 
Supliquemos, orando, ao Senhor 
que nos guarde do mal neste dia 
e por atos vivamos o amor.

Ponha freios à língua e a modere, 
da discórdia evitando a paixão; 
que nos vele o olhar e o defenda 
da vaidade e de toda a ilusão.

Sejam puros os seres no íntimo, 
dominando os instintos do mal. 
Evitemos do orgulho o veneno, 
moderando o impulso carnal.

Para que, no final deste dia, 
quando a noite, em seu curso, voltar, 
abstinentes e puros, possamos 
sua glória e louvores cantar.

Glória ao Pai, ao seu Unigênito 
e ao Espírito Santo também. 
Suba aos Três o louvor do universo
hoje e sempre, nos séculos. Amém. 

Salmodia 
Ant. 1
 Despertai vosso poder, ó nosso Deus, 
e vinde logo nos trazer a salvação! 
Salmo 79(80) 
Visitai, Senhor, a vossa vinha 
Vinde, Senhor Jesus! (Ap 22,20). 
2 Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. * 
Vós, que a José apascentais qual um rebanho! 
= Vós, que sobre os querubins vos assentais, † 
aparecei cheio de glória e esplendor * 
3 ante Efraim e Benjamim e Manassés! 
– Despertai vosso poder, ó nosso Deus, * 
e vinde logo nos trazer a salvação! 

=4 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † 
e sobre nós iluminai a vossa face! * 
Se voltardes para nós, seremos salvos! 

5 Até quando, ó Senhor, vos irritais, * 
apesar da oração do vosso povo? 
6 Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, * 
e a beber destes um pranto copioso. 
7 Para os vizinhos somos causa de contenda, * 
de zombaria para os nossos inimigos. 

=8 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † 
e sobre nós iluminai a vossa face! * 
Se voltardes para nós, seremos salvos! 

9 Arrancastes do Egito esta videira, * 
e expulsastes as nações para plantá-la; 
10 diante dela preparastes o terreno, *
lançou raízes e encheu a terra inteira. 

11 Os montes recobriu com sua sombra, * 
e os cedros do Senhor com os seus ramos; 
12 até o mar se estenderam seus sarmentos, * 
até o rio os seus rebentos se espalharam. 

13 Por que razão vós destruístes sua cerca, * 
para que todos os passantes a vindimem, 
14 o javali da mata virgem a devaste, * 
e os animais do descampado nela pastem? 

=15 Voltai-vos para nós, Deus do universo! † 
Olhai dos altos céus e observai. * 
Visitai a vossa vinha e protegei-a! 

16 Foi a vossa mão direita que a plantou; * 
protegei-a, e ao rebento que firmastes! 
17 E aqueles que a cortaram e a queimaram, * 
vão perecer ante o furor de vossa face. 

18 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, * 
o filho do homem que escolhestes para vós! 
19 E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! * 
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! 

=20 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † 
e sobre nós iluminai a vossa face! * 
Se voltardes para nós, seremos salvos!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, 
e vinde logo nos trazer a salvação! 
Ant. 2 Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor! 

Cântico Is 12,1-6 
Exultação do povo redimido 
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba (Jo 7,37). 
1 Dou-vos graças, ó Senhor, porque, estando irritado, * 
acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes. 
2 Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; * 
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. 

3 Com alegria bebereis no manancial da salvação, * 
4 e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor, 
– invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, * 
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. 

5 Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, * 
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! 
6 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, * 
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!'

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor! 
Ant. 3 Exultai no Senhor, nossa força!  

Salmo 80(81) 
Solene renovação da Aliança 
Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela 
incredulidade (Hb 3,12). 
2 Exultai no Senhor, nossa força, * 
 e ao Deus de Jacó aclamai! 
3 Cantai salmos, tocai tamborim, * 
harpa e lira suaves tocai! 
4 Na lua nova soai a trombeta, * 
na lua cheia, na festa solene! 

5 Porque isto é costume em Jacó, * 
um preceito do Deus de Israel; 
6 uma lei que foi dada a José, * 
quando o povo saiu do Egito. 

= Eis que ouço uma voz que não conheço: † 
7 'Aliviei as tuas costas de seu fardo,* 
cestos pesados eu tirei de tuas mãos. 
=8 Na angústia a mim clamaste, e te salvei, † 
de uma nuvem trovejante te falei, * 
e junto às águas de Meriba te provei. 

9 Ouve, meu povo, porque vou te advertir! * 
Israel, ah! se quisesses me escutar: 
10 Em teu meio não exista um deus estranho * 
nem adores a um deus desconhecido!

=11 Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, † 
que da terra do Egito te arranquei. * 
Abre bem a tua boca e eu te sacio! 

12 Mas meu povo não ouviu a minha voz, * 
Israel não quis saber de obedecer-me. 
13 Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, * 
abandonei-os ao seu duro coração. 

14 Quem me dera que meu povo me escutasse! * 
Que Israel andasse sempre em meus caminhos! 
15 Seus inimigos, sem demora, humilharia * 
e voltaria minha mão contra o opressor. 

16 Os que odeiam o Senhor, o adulariam, * 
seria este seu destino para sempre; 
17 eu lhe daria de comer a flor do trigo, * 
e como mel que sai da rocha o fartaria'.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Exultai no Senhor, nossa força! 

Leitura breve Rm 14,17-19 
O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas é justiça e paz e alegria no Espírito Santo. É servindo a Cristo, dessa maneira, que seremos agradáveis a Deus e teremos a aprovação dos homens. Portanto, busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz e a edificação de uns pelos outros. 

Responsório breve 
R. 
Penso em vós no meu leito, de noite, 
*Nas vigílias, suspiro por vós. R. Penso em vós. 
V. Para mim fostes sempre um socorro! *Nas vigílias. 
Glória ao Pai. 
R. Penso em vós. 

Cântico evangélico: Benedictus Lc 1,68-79
Ant. Em verdade eu vos digo: Se não vos mudardes 
e não vos tornardes iguais a crianças, 
no Reino dos céus não haveis de entrar.

O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * 
porque a seu povo visitou e libertou; 
69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor, 

70 como falara pela boca de seus santos, * 
os profetas desde os tempos mais antigos, 
71 para salvar-nos do poder dos inimigos * 
e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * 
recordando a sua santa Aliança 
73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * 
de conceder-nos 
74 que, libertos do inimigo, 
= a ele nós sirvamos sem temor † 
75 em santidade e em justiça diante dele, * 
enquanto perdurarem nossos dias. 

=
76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † 
pois irás andando à frente do Senhor * 
para aplainar e preparar os seus caminhos, 
77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados; 

78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * 
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
e na sombra da morte estão sentados 
- e para dirigir os nossos passos, * 
guiando-os no caminho da paz. 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Em verdade eu vos digo: Se não vos mudardes 
e não vos tornardes iguais a crianças, 
no Reino dos céus não haveis de entrar.


Preces

Bendigamos a Deus, nosso Pai, que protege os seus filhos e filhas e não despreza as
suas súplicas; e peçamos-lhe humildemente:

R. Iluminai, ó Senhor, nossos caminhos!

Nós vos damos graças, Senhor, porque nos iluminastes por meio de vosso Filho Jesus Cristo; 
 concedei-nos a sua luz ao longo de todo este dia. R.

Que a vossa Sabedoria hoje nos conduza, 
 para que andemos sempre pelos caminhos de uma vida nova. R.

Ajudai-nos a suportar com paciência as dificuldades por amor de vós, 
– a fim de vos servirmos cada vez melhor na generosidade de coração. R.

Dirigi e santificai nossos pensamentos, palavras e ações deste dia, 
 e dai-nos um espírito dócil às vossas inspirações. R.

(intenções livres)

Pai nosso. . .


Oração 
Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe, 
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

O Nucap – Núcleo de Catequese Paulinas

Posted: 30 Sep 2020 03:31 PM PDT

 






Nucap – Núcleo de Catequese Paulinas – desenvolve projetos específicos na área da catequese, em força do carisma da Congregação de levar a boa-nova do mistério de Cristo na sua totalidade ao ser humano integral. Por isso, incentiva catequetas, biblistas, pedagogos, e liturgistas, a pesquisarem a catequese em consonância com a reflexão atual da Igreja do Brasil, em diálogo com o contexto social e com as mudanças históricas.

O Nucap tem como missão: refletir e publicar a catequese com inspiração catecumenal e educar a fé neste método.

Para educar a fé, o Nucap criou a plataforma de cursos de educação a distância – EAD – para a catequese e conta com autores, assessores, irmãs paulinas, catequistas e colaboradores a serviço da catequese catecumenal.

O Nucap é coordenado por uma equipe central representada pelos departamentos do editorial, cursos EAD, livrarias/marketing. Está organizado em uma rede de núcleos locais sediados nas livrarias Paulinas em todo Brasil.

            Tem como objetivo: participar do processo de iniciação à vida cristã com publicações, cursos de EAD de catequese e promover parcerias com Regionais da CNBB, Dioceses e Paróquias para formar discípulos missionários, em consonância com a caminhada evangelizadora da Igreja do Brasil.

            Tem como objetivos específicos:

1) colaborar na capacitação de catequistas, coordenadores e assessores para que sejam educadores da fé com metodologia e conteúdo refletidos e produzidos pelo Nucap.

2) Enfatizar a catequese familiar para fortalecer o potencial evangelizador da família e reforçar seus vínculos internos.

3) Promover maior integração entre a catequese e a liturgia para estabelecer itinerários mistagógicos. (cf. Diretório Nacional de Catequese, n. 122).

4) Priorizar a evangelização e o protagonismo dos adultos na Igreja.

Em dois níveis, o Nucap já produziu uma linha editorial bem formatada sobre a iniciação à vida cristã: o primeiro com títulos destinados à formação pedagógica catecumenal do catequista e, o segundo direcionado à prática catequética por idades com as coleções Nucap e Casa da Iniciação.


Tem o objetivo de captar agentes multiplicadores locais, sintonizados com o projeto editorial: professores de bíblia, liturgia e catequese como também catequistas experientes e com alguma especialização na área bíblico-litúrgica para atender a necessidade de apresentar os títulos publicados, acompanhar as etapas após a adoção das coleções, estabelecer parcerias em cursos com dioceses e paróquias e divulgar os cursos EAD em catequese.


Ciberteologia

Posted: 30 Sep 2020 02:51 PM PDT

 


 








Ciberteologia é uma publicação online de Paulinas Editora com o objetivo de promover a divulgação e a discussão das novas tendências na pesquisa da área de teologia, em suas interfaces com os estudos de humanidades.

Posted: 30 Sep 2020 02:44 PM PDT

 



 

Paulinas SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação – é um centro de capacitação que iniciou em 1982, para refletir sobre os processos comunicacionais e formar agentes sociais e pastorais na área da comunicação e cultura.

SEPAC nasceu num contexto social, cultural e político em que as discussões sobre comunicação buscavam uma nova ordem mundial e latino-americana para a comunicação democrática e participativa. O contexto eclesial também desejava encontrar um caminho para a reflexão crítica da comunicação voltada para a transformação da realidade. Pioneiro no serviço à pastoral da comunicação, o SEPAC é hoje uma referência e se constitui em:

  • Espaço de reflexão e educação para a comunicação
  • Porta de entrada para um jeito novo e criativo de evangelizar
  • Capacitação com qualidade, competência e espiritualidade

SAB – Serviço de Animação Bíblica

Posted: 30 Sep 2020 02:39 PM PDT

 


É uma unidade de Paulinas, com a missão de despertar nas pessoas a paixão pela Palavra de Deus, e contribuir no seu processo de crescimento nas dimensões: pessoal, comunitária, eclesial e social, através do estudo, da partilha e da oração visando ao aprofundamento da experiência e vivência da Palavra.

Para melhor servir, o SAB também oferece às pessoas, grupos, comunidades, paróquias e dioceses cursos de formação bíblica para os agentes que atuam nas diversas pastorais, como catequese, liturgia e outras, na sede e fora da sede do SAB.


Educação a Distância – EAD, por meio do acesso à Internet, disponível a qualquer hora do dia. Além de aprender o método da Leitura Orante da Bíblia, você irá adquirir um excelente conhecimento bíblico das grandes etapas da História da Salvação, a partir do contexto histórico-geográfico, social, político, religioso, com os escritos bíblicos situados em cada período.


Confira as novidades

Blogs da rede Paulinas Editora

Posted: 30 Sep 2020 02:27 PM PDT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue