quarta-feira, 17 de junho de 2020

OBSERVADOR - 17 DE JUNHO DE 2020

Observador 360º

360º

Fotografia de Miguel PinheiroMiguel Pinheiro
Diretor Executivo
Quarta, 17 jun 2020

Enquanto dormia…

… o Presidente da República chegava a Pedrógão Grande, três anos depois dos incêndios. No hotel onde passou a noite, falou em exclusivo ao Observador. Marcelo Rebelo de Sousa diz que “o facto de o apuramento das responsabilidades abarcar de uma forma ou de outra responsáveis locais complica a mudança” e pede que a “investigação seja levada até ao fim”.

Já são conhecidos mais detalhes da festa ilegal que juntou quase 100 pessoas e que, em apenas quatro horas, criou um novo surto de Covid-19 no Algarve. Pode ler aqui a nossa reportagem.

Na política, há uma polémica e uma discussão:

  • O PAN perdeu o seu único eurodeputado, depois de Francisco Guerreiro anunciar que sai do partido mas fica em Bruxelas. Horas depois, nova baixa: a mulher de Francisco Guerreiro, deputada municipal em Cascais, também deixou o partido;
  • Hoje ao começo da tarde os deputados discutem e votam o Orçamento suplementar — o PSD já anunciou que vai viabilizar o documento.

Nesta newsletter tem ainda toda a informação essencial para começar o dia. Para ficar sempre informado só precisa de vir ao nosso site ou ouvir a Rádio Observador. Até amanhã.

NOTÍCIAS IMPORTANTES

O QUE SE PASSA LÁ FORA

SINAIS DE ESPERANÇA

FACT CHECKS

O REGRESSO DO FUTEBOL

rui-tovar_467x467_acf_cropped.jpg
Faz hoje 20 anos o seu golo nos descontos à Roménia, no Euro-2000. Atenção ao pormenor: naquele dia, Costinha contabiliza zero jogos na 1.ª Divisão portuguesa e só três internacionalizações.

A NOSSA OPINIÃO

002_467x467_acf_cropped.jpg
Não consigo perceber a insensibilidade do Governo, dos partidos, dos sindicatos e dos media ao desastre que constitui o fecho das escolas e a falta de medidas para apoiar os alunos mais desfavorecidos
dores_perfil5_467x467_acf_cropped.jpg
Também a estátua do Gil, a mascote da Expo 98, foi vandalizada. Mas o problema não eram os opressores homens brancos? Ou de agora em diante também vão tirar desforço das inofensivas criancinhas azuis?
collage_fotore-scaled.jpg
No fim, a transformação vai depender da capacidade que as universidades tenham para antecipar a pressão competitiva que vão sofrer no futuro próximo e para resistir ao conforto do status quo.
img_6673_467x467_acf_cropped.jpg
Com a democracia a implicar a repartição da crise entre todos, a tentação de a adulterar para proteger parte da população e, dessa forma, legitimar a estratificação da sociedade vai ser imensa.
alm-silva-ribeiro_467x467_acf_cropped.jpg
Portugal, juntamente com a Alemanha, a Espanha, a França e a Itália, constituem o grupo de países que mais empenharam as suas Forças Armadas no combate à pandemia.

MAIS PARA LER

FotografiaLIFESTYLE

O desafio de todos que pede diversidade na moda

No desafio viral pessoas anónimas protagonizam a sua própria capa da Vogue. O objetivo é dar um empurrão à diversidade na moda. A Vogue já tinha 80 anos quando a primeira mulher negra fez capa.
FotografiaCULTURA

Plantu vence 22.º PortoCartoon

Cartoonista francês vence grande prémio do PortoCartoon, enquanto os brasileiros Dalcio Machado e Augusto Filho conquistam o prémio especial de caricatura de Chico Buarque e Albert Einstein.
FotografiaCULTURA

Trabalhadores de editora relutantes com comentário

Cinco trabalhadores da Hachette, a editora que vai lançar "The Ickabog", mostraram-se relutantes em continuar a trabalhar no novo livro de J.K. Rowling depois dos comentários da autora no Twitter.
FotografiaCULTURA

Diretora do Museu Gulbenkian sai em agosto

Penelope Curtis, termina o mandato de cinco anos a 1 de agosto, e o processo para a sua substituição já foi iniciado com um recrutamento internacional.
FotografiaECONOMIA

"Vivemos angustiados com o excesso de informação" /premium

O Zenklub nasceu do "burnout" que a mãe de Rui Brandão teve e, durante a pandemia, recebeu 2,6 milhões de dólares. Com a Covid-19, os clientes triplicaram, estão mais ansiosos e têm mais conflitos.
FotografiaLIFESTYLE

Royal Ascot regressa sem rainha ou espectadores

Pela primeira vez em 309 anos as corridas de cavalos de Royal Ascot acontecem à porta fechada. Também a rainha seguirá o evento a partir do Castelo de Windsor. Quanto aos looks, desfilam online.

RÁDIO OBSERVADOR

Leia as últimas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue