domingo, 3 de maio de 2020

OBSERVADOR - 3 DE MAIO DE 2020

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
SAÚDE
Rui Sarmento e Castro dirige o serviço de infeciologia no Hospital de Santo António, onde foi confirmado o primeiro caso em Portugal. Em entrevista, fala dos erros iniciais e de um SNS fragilizado.
SAÚDE
Comissária europeia dos Transportes diz que, até ao final do ano, os cidadãos europeus não devem viajar para fora da UE. Rússia atinge novo recorde diário: mais 10.633 infetados em 24h.
SAÚDE
Presidente inicia semana a ouvir patrões dos órgãos de comunicação social. Critica "discurso anti-mediático" e pressiona Governo a garantir apoios porque está em causa "democracia inteira e completa".
SAÚDE
Diploma que altera medidas excecionais diz que as empresas que tiveram de fechar no estado de emergência e recorreram ao layoff têm 8 dias para retomar atividade. Caso contrário perdem o apoio.
SAÚDE
Comissão Nacional de Proteção de Dados recebeu várias queixas de câmaras e juntas que publicaram nos sites e redes sociais informações sobre doentes Covid. Nomes, moradas e até a etnia, num caso.
SOCIEDADE
Sondagem da Pitagórica para o JN e TSF, feita na semana do 25 de abril, dá a António Costa mais 5,5 pontos percentuais do que a votação que teve nas últimas legislativas. PSD pouco acima de 23%.
SAÚDE
Nos estabelecimentos de ensino, crianças com mais de 6 anos vão ter de usar máscara. Nos transportes públicos, também. E se as crianças não quiserem? Um guia de conselhos para os pais.
SAÚDE
Comissão Europeia recomenda que os passageiros utilizem máscaras quando os voos forem retomados e abdica dos assentos vazio, porque afetam a viabilidade económica das operações.
MUNDO
Donald Trump comentou no Twitter o regresso de Kim Jong-un, que esteve desaparecido durante 20 dias, dizendo que está "contente por ele estar bem e de volta".
SAÚDE
Em entrevista ao The Sun, o primeiro-ministro britânico revelou que foram desenhados "planos de contingência" enquanto esteve internado. E agradece aos médicos por ter visto o sexto filho nascer.
MUNDO
Abandonado pelos aliados, que já querem o seu impeachment, Bolsonaro vira-se para dois caminhos que nunca pensou cruzar: o "toma lá, dá cá" no Congresso e o apelo ao eleitorado das favelas. Resultará?
Opinião

Helena Matos
As máscaras dos comunistas. Do acolhimento aos refugiados-hóspedes-requerentes de protecção. Do Marcelo optimista. Da austeridade-condicionalidade.
João Marques de Almeida
Pedro Nuno dos Santos está-se nas tintas para o futuro da TAP e para os seus trabalhadores. Só tem duas preocupações: falar para o seu eleitorado da esquerda radical, e aumentar o seu poder.
Paulo Trigo Pereira
Não vou visitar a minha mãe hoje, embora considere que poderia fazê-lo à luz da Constituição. Irei amanhã, com concordância da família e todas as precauções. Parabéns Mãe!
Miguel Esperança Martins
Palavras que ecoam, murmúrios que flutuam. Diálogos e outras dimensões. O que ouve e escuta um médico no silêncio da noite.
Zita Seabra
Em momentos difíceis, como são estes, o governo tem de ter muito respeito pela ordem constitucional e pela liberdade, para garantir que saímos dos confinamentos livres e no país livre que queremos ser
Partilhe esta edição:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018 e 2019
©2020 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue