domingo, 3 de maio de 2020

OBSERVADOR - 2 DE MAIO DE 2020

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
SAÚDE
Na reabertura, vai ser fundamental perceber quem esteve em contacto com infetados — e isso está a ser feito usando apps. Do Bluetooth à privacidade, como podem ser as apps portuguesas de rastreio.
SAÚDE
António Costa garante que o governo terá condições de pagar todos os layoff até dia 15. Há mais 0,8% de infetados (depois de um ajuste na duplicação de casos) e morreram mais 16 pessoas.
SAÚDE
Já são conhecidas as regras de funcionamento a aplicar a partir da próxima segunda-feira aos setores do comércio e serviços. Saiba tudo o que vai mudar no atendimento ao público.
SAÚDE
Clientes com sintomas não podem entrar. Funcionários devem usar preferencialmente viseira. Espaços devem ser ventilados seis vezes por hora. E bijuteria passa a ser proibida. Conheça todas as mudanças
SAÚDE
Manuseamento de óculos e lentes de contacto, consultas e exames ópticos, venda ao público: estes e outros elementos do funcionamento do setor passarão a ter apertadas medidas de segurança.
SAÚDE
Se o cliente quiser mesmo, será possível fazer um test drive — mas só com duas pessoas dentro do carro, de máscara, uma à frente, outra no banco traseiro. Saiba o que mais vai mudar no setor.
SAÚDE
No dia em que foi revelada a duplicação de 422 casos de infeção, Marta Temido e Graça Freitas anunciaram medidas para a próxima fase de combate à Covid. Crianças a partir dos 6 também vão usar máscara
SAÚDE
Governo anunciou este sábado um sistema de apoios (80% a fundo perdido) para ajudar as micro e pequenas empresas a fazer os investimentos necessários para ajudar ao regresso à atividade em segurança.
SAÚDE
A informação é da Secretaria-Geral da AHRESP, mas depende da aprovação da autoridades. Ana Jacinto falou com Observador sobre o Guia de Boas Práticas que aí vem e dos problemas ainda por resolver
SAÚDE
"Não importa que tipo de desastre eles enfrentam. A única coisa que aprendem é a utilizar o seu poder autoritário para manipular a narrativa". As críticas duras do artista Ai Weiwei ao regime chinês.
SAÚDE
Fausta, Lídia e Antonieta são três exemplos do que vivem milhares de doentes com cancro, com cirurgias e tratamentos adiados. Médicos estão preocupados com o impacto na cura e pedem retoma urgente.
Opinião

Alberto Gonçalves
António Costa decretou uma série de regras para cumprirmos até se descobrir, segundo ele, uma cura ou uma vacina. É então possível que tenhamos de viver nesta agradável distopia até 2039 ou assim.
Paulo Farinha
Medo do exterior. Do contágio. Do contacto com outras pessoas. Dos encontrões inadvertidos. Do aperto no metro. De tocar em superfícies contaminadas. Para muitos a barreira maior ainda está por passar
Rui Albuquerque
O «estado de calamidade» não pode suspender direitos fundamentais, mas somente limitar o seu exercício de forma muito temporária e apenas na parcela geográfica do território nacional afectada.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
No dia do trabalho, não se trabalha; no dia do pai festeja-se São José, que não foi pai; que também se celebra no dia 1 de Maio, apesar de não ter sido operário...
Ana Burnay
Pode ser horrível e pouco politicamente correcto, mas a verdade é que para a protecção de pessoas acima dos 70 anos estamos a hipotecar o futuro dos seus netos, a pôr em risco as vidas dos seus filhos
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue