quinta-feira, 23 de abril de 2020

RTP - O ESSENCIAL - 22 DE ABRIL DE 2020


Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
22 Abril, 2020
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

DGS atualiza balanço: 785 mortos, 21982 contagiados por COVID-19. A um dia do Conselho Europeu que vai debater a estratégia pós-COVID-19, há sinais positivos da Alemanha à proposta espanhola de alternativa às coronabonds. Críticas à celebração parlamentar do 25 de abril são “populismo à la internet“, desvaloriza Ferro Rodrigues, entrevistado na Antena1. ONU apela aos países ricos que evitem a iminente “pandemia de fome de proporções bíblicas”, causada pela atual crise. Estado Islâmico ganha terreno em Moçambique, perante a inoperância das forças militares e de segurança do país.


785 mortos, 21982 infetados


785 mortos, 21982 infetados

Portugal com 785 mortos e 21982 casos de contágio, informa a Direção-geral da Saúde. Siga de perto a mais relevante informação nacional e internacional sobre a pandemia neste artigo em atualização permanente.

Dívida perpétua vai a Conselho Europeu


Dívida perpétua vai a Conselho Europeu

Alemanha deu sinais positivos à proposta espanhola para criação de um fundo europeu destinado aos países-membros mais atingidos pela COVID-19. Amanhã, os Chefes de Estado e de governo da UE reúnem-se em mais um Conselho Europeu, que terá em destaque a alternativa às nada consensuais coronabonds, desenhada por Pedro Sánchez.

"Nem chega a ser uma tempestade num copo de água"


"Nem chega a ser uma tempestade num copo de água"

Entrevistado na Antena1, o Presidente da Assembleia da República desvaloriza a polémica criada em torno da celebração parlamentar do 25 de abril. Para Ferro Rodrigues, as críticas que se têm multiplicado nos últimos dias não passam de uma “espécie de tentativa populista de Democracia à la internet,  sublinhando que “nunca iria ceder” a tais pressões para o cancelamento de uma cerimónia que foi “articulada com o Presidente da República e aprovada por 95 por cento dos deputados” em conferência de líderes parlamentares.

Intersindical mantém "ações de rua"


Intersindical mantém "ações de rua"

Também criticada pelas mesmas razões, a CGTP esclarece que as comemorações preparadas para assinalar o próximo Dia do Trabalhador não implicam manifestações, concentrações ou desfiles, ao contrário do que é hábito. No entanto, a central sindical não abdica de “iniciativas de rua”, com a participação de representantes sindicais, ativistas e trabalhadores, de “acordo com as normas da Direção-geral da Saúde e articuladas com as forças de segurança”.

"Se não lhes conseguirmos comida, vão morrer"


"Se não lhes conseguirmos comida, vão morrer"

A paralisia que a crise provocada pelo SARS-Cov-2 implicou na atividade normal do Mundo está a conduzir a Humanidade para a iminência de uma “pandemia de fome”, um “desastre de proporções bíblicas”. O Programa Alimentar Mundial considera haver pelo menos 265 milhões de pessoas em risco de morrerem de fome, o dobro de há três meses. Nesta altura, o Mundo está na fase 3 de uma escala crescente com 5 graus definida pela ONU, que significa “falta crítica de acesso a comida acima da malnutrição”. A categoria 5 corresponde a uma situação de fome à escala planetária.

Seis ações para salvar o planeta


Seis ações para salvar o planeta

“O impacto do coronavírus é imediato e terrível. Mas há outra emergência profunda, a crise ambiental do planeta”, lembra o secretário-geral das Nações Unidas. Numa mensagem que assinala os 50 anos de comemoração do Dia da Terra, António Guterres reitera o apelo ao Mundo para a urgência de mudança e aponta caminhos.

O coronavírus gosta de poluição


O coronavírus gosta de poluição

As ligações entre a poluição atmosférica e uma maior taxa de mortalidade associada à COVID-19 têm vindo a ser cada vez mais consideradas pela comunidade científica. Uma investigação alemã que tratou dados de quatro países europeus dá ainda mais força a este conceito.

Missouri processa China


Missouri processa China

Nos EUA, a suspensão da imigração vai durar dois meses, esclareceu Donald Trump. A medida, que não tem precedentes num país precisamente fundado e construído por imigrantes, é justificada pelo Presidente com a “necessidade de proteger o trabalhador americano” num contexto de crise de emprego devido à pandemia. As últimas 24 horas do país mais afetado pela COVID-19 foram, mais uma vez, dramáticas. Os 2750 mortos contabilizados nesse período elevam para quase 45 mil o balanço provisório de óbitos atribuídos à doença nos EUA. O estado do Missouri considera que a ação da China contribuiu decisivamente para o descontrolo da pandemia e anunciou o lançamento de um (inconsequente?) processo judicial contra o governo do país asiático.

Terrorismo avança em Moçambique


Terrorismo avança em Moçambique

O radicalismo islâmico está a implantar-se no norte de Moçambique, onde grupos ligados ao Daesh continuam a lançar ataques armados com a finalidade de imporem a sua lei no território. Desde 2017, pelo menos 400 pessoas foram massacradas, 50 das quais já este mês, perante a inoperância das forças militares e de segurança do país.



A NÃO PERDER
No Dia da Terra

No Dia da Terra

Apesar de tudo, assinala-se hoje mais um Dia da Terra. Por isso, deixo aqui uma pequena lista que a CNN alinhou, com uma dúzia de pontos sensíveis do planeta onde o equilíbrio natural foi corrompido pela ação humana e corre sérios riscos.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue