segunda-feira, 6 de abril de 2020

OBSERVADOR - 6 DE ABRIL DE 2020

Observador 360º

360º

Fotografia de Miguel PinheiroMiguel Pinheiro
Diretor Executivo
Segunda-feira, 6 abril 2020
Enquanto dormia…
… a ministra da Saúde admitiu numa entrevista à RTP que pode vir a ser recomendado o alargamento do uso de máscaras. E também deixou um sinal de precaução: Marta Temido diz que não nos devemos entusiasmar “excessivamente” com os números da Covid-19 no país.
E continua o debate sobre a eficácia dos apoios à economia decididos pelo Governo. No Observador, o economista Abel Mateus explica com detalhes que há medidas fundamentais que os outros países adoptaram e que faltam em Portugal.
Nesta newsletter tem toda a informação sobre o que se passa em Portugal e no mundo e tem ainda informação útil, sinais de esperança no combate ao coronavírus e a nossa secção de fact check. E ainda outras leituras para lá do surto. Ao longo do dia, estamos sempre aqui. E eu volto amanhã.

NOTÍCIAS IMPORTANTES

O QUE SE PASSA LÁ FORA

OS NOSSOS ESPECIAIS

INFORMAÇÃO ÚTIL

SINAIS DE ESPERANÇA

FACT CHECKS

A NOSSA OPINIÃO

colunista_hgarrido_467.png
É um erro comparar o que estamos a enfrentar com a crise financeira. Esta crise é diferente na sua origem e nos grupos de pessoas e empresas que vai afectar. Será mais grave, exige terapias diferentes
1q9a5401-1_467x467_acf_cropped-1.jpg
Se os cenários económicos mais catastrofistas se concretizarem, a democracia está preparada para ter um Governo de Bloco Central que controla 81% do Parlamento? Temo que não.
1q9a6578_467x467_acf_cropped.jpg
Mais umas semanas de estado de emergência e confinamento levar-nos-ão a que fiquemos mais inflamáveis, mais “abatidos”, mais “irracionais”. E a escola a querer-nos fazer de professores não irá ajudar.
colunista_jcespada_467.png
O livro mais recente de Thomas Piketty ilustra como o culto indiscriminado da igualdade pode gerar, e na verdade gerou, a obediência servil ao despotismo do estado não limitado pela lei.
0_467x467_acf_cropped.jpeg
Trabalhar, hoje em dia, é como andar com uma arma apontada à cabeça a toda a hora, sem saber quando vai disparar... E a única certeza é a de que a arma se encontra carregada e pronta a disparar!

OUTRAS LEITURAS

FotografiaMUNDO

Isabel dos Santos. O arresto "é abusivo"

Isabel dos Santos diz que o arresto da sua participação na NOS e a aplicação de medidas judiciais contra as suas empresas impedem pagamento de salários e podem provocar desemprego.
FotografiaSOCIEDADE

Incêndio em Chernobyl: radiação "acima do normal"

O responsável pelos Serviços de Inspeção Ecológica denunciou nas redes sociais que a radiação atingiu valores acima do normal. No entanto, o governo nega. Chamas já consumiram 100 hectares.
FotografiaDESPORTO

Ronaldo vai ser o primeiro bilionário no futebol

Forbes fez os cálculos, somou os milhões ao longo da carreira, diminuiu corte de 70% no salário por agora e chegou a uma conclusão: Ronaldo será o primeiro bilionário no futebol, terceiro no desporto.
FotografiaAUTO

Tesla bate novo recorde de vendas no 1.º trimestre

Entre Janeiro e Março de 2020, a Tesla bateu novos recordes de produtividade e de vendas. Foi o melhor trimestre de sempre para o construtor, apesar de ainda não poder contar com o Model Y.
FotografiaLIFESTYLE

Nos tapetes de Vanessa Barragão cabe o mundo

A partir de desperdícios têxteis e de técnicas ancestrais, Vanessa Barragão cria tapeçarias que retratam o fundo do oceano e o próprio planeta. O mundo, claro, já a descobriu.
FotografiaCULTURA

Louis C.K. regressa com stand up especial

“Sincerely." foi transmitido no site do humorista, uma versão encurtada da tour do ano passado. O escândalo sexual de 2017 não ficou de fora do alinhamento. Nem pedofilia, terrorismo ou o Holocausto.
FotografiaCULTURA

Deborah Harris: efeito da crise no mercado da arte /premium

É especialista em arte contemporânea e vive em Lisboa desde 2018. Foi responsável pelo Armory Show, em Nova Iorque, mas acha que a crise do coronavírus pode trazer o declínio das feiras de arte.
FotografiaCULTURA

De Herculano a Sá-Carneiro: o gótico em Portugal /premium

Introduzida tardiamente em Portugal, a literatura gótica teve pouca expressão entre os autores nacionais. Existem, porém, alguns exemplos do género, agora resgatados num novo livro.
FotografiaCULTURA

Galinhas, ursos, imperatrizes: sinfonias de Haydn /premium

Uma caixa de 35 CDs permite ouvir, pela primeira vez na história do registo fonográfico, as 107 sinfonias de Haydn em interpretações historicamente informadas.

RÁDIO OBSERVADOR

Leia as últimas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue